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Por um Portugal mais Empreendedor

29.07.2013
  • Acções Colectivas

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A identificação e divulgação de redes de suporte ao empreendedorismo, o estímulo à criação de empresas em sectores de maior valor acrescentado e a promoção do empreendedorismo feminino e jovem constituem os principais vetores do projeto Portugal Empreendedor.

A identificação e divulgação de redes de suporte ao empreendedorismo, o estímulo à criação de empresas em sectores de maior valor acrescentado e a promoção do empreendedorismo feminino e jovem constituem os principais vetores do projeto Portugal Empreendedor. Centrado em 11 iniciativas, entre galardões, instrumentos de apoio informativo e uma incubadora virtual, este completo programa foi promovido pela ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, em parceria com a UERN - União das Associações Empresariais da Região Norte e o CEC/CCIC - Conselho Empresarial do Centro / Câmara do Comércio e Indústria do Centro.

Com o apoio do COMPETE, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas o projeto envolveu um Investimento elegível de 1.213 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 849 mil euros.

OBJETIVOS

Promoção de empreendedorismo junto do público feminino e jovem
Neste âmbito, foram definidas ações de sensibilização do empreendedorismo jovem e feminino, bem como ações de capacitação de agentes multiplicadores do espírito empreendedor, através da criação de uma rede especializada.

Programas de criação de empresas em setores de maior valor acrescentado
Aqui se inclui a criação de um conjunto de guias práticos setoriais, de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo nos clusters mais dinâmicos de cada região, com a posterior incorporação dos mesmos nas redes de empreendedorismo e nos centros de saber. Estas ferramentas são apenas um dos instrumentos aplicados pela rede de agentes promotores do empreendedorismo de valor acrescentado.

Identificação e divulgação de redes de suporte ao empreendedorismo
Realização de um levantamento e uma caracterização da oferta nacional ao nível do suporte ao empreendedorismo e de incubação de empresas. A organização de um congresso nacional de discussão do estado do empreendedorismo em Portugal, o lançamento de um Portal do Empreendedorismo e a integração em Redes de Empreendedorismo e Conhecimentos Globais também contribuem para este desiderato.

AÇÕES

Rede de Agentes Promotores de Empreendedorismo Jovem e Feminino
A criação e capacitação de uma rede de agentes promotores de empreendedorismo jovem e feminino foi uma das prioridades estratégicas do Portugal Empreendedor. Apostando assim na sensibilização de agentes multiplicadores do espírito inerente à iniciativa empresarial, esta rede de agentes visa sobretudo o estímulo de comportamentos e atitudes empreendedoras e a promoção de boas práticas.

Workshops de sensibilização
Insuflar o empreendedorismo junto dos vários targets (escolas, empresas, autarquias, etc.), através de uma abordagem criativa e conteúdos direcionados é o propósito inerente aos workshops de sensibilização do Portugal Empreendedor. Estes workshops funcionaram como elementos disseminadores da rede de agentes criada (agentes promotores de empreendedorismo jovem e feminino).


Os objetivos destes workshops traduziram-se:

  • no intercâmbio de experiências no domínio dos instrumentos políticos necessários para garantir o apoio e financiamento no que se refere à criação de empresas;
  • na organização de ações integradoras de um conjunto de estudos de caso, bem como dos instrumentos necessários no exercício da atividade empresarial (aspetos técnicos, financeiros e de gestão do negócio);
  • no estabelecimento de uma rede de contactos e no envolvimento dos empresários, do público em geral, das mulheres, dos jovens e de outros empresários e stakeholders;
  • na abordagem aos principais aspetos inerentes à criação do próprio emprego e na divulgação de boas práticas.


Guias Práticos Sectoriais e Regionais de Empreendedorismo e de Promoção da Competitividade
Publicação de uma coleção de guias práticos setoriais e regionais, que se definem como um conjunto de ferramentas de apoio diferenciadas, não apenas pela clareza da informação veiculada, mas sobretudo pela sua aplicação prática no processo de criação de um negócio próprio. Os guias elencam a informação e os esclarecimentos necessários à conversão das ideias em negócios viáveis, incluindo um extenso e bem organizado conjunto de informações técnicas sobre o mercado em causa, a legislação, as etapas para a criação da empresa, os recursos humanos necessários e o investimento inicial implicado. Ao nível regional, é feito um retrato do mercado, com informação de todas as oportunidades e constrangimentos da envolvente empresarial. 

  • Guia Regional - Biotecnologia
  • Guia Regional - Energia, Ambiente e Sustentabilidade
  • Guia Regional - Lazer, Teletrabalho e Centros de Conhecimento
  • Como criar uma empresa de Enoturismo
  • Como criar uma loja virtual de Produtos Biológicos
  • Como criar um negócio de Microprodução de Energia
  • Como criar uma empresa de Organização e Gestão de Eventos
  • Como criar uma empresa de Turismo Empresarial
  • Como criar um Restaurante
  • Guia Lazer
  • Guia Mar
  • Guia Floresta

Benchmarking de Empreendedorismo e Inovação
É necessário sofisticar o modelo de intervenção da promoção do empreendedorismo em Portugal, bem como reforçar o sistema de apoios existente. Estas são as principais conclusões do “Estudo de Benchmarking Nacional sobre Práticas e Instrumentos de Apoio ao Empreendedorismo”. O documento complementa o conjunto de conclusões com uma lista de 10 desafios, em jeito de sugestão de mecanismos indutores da eficácia da intervenção ao nível da iniciativa empresarial. É precisamente objetivo geral deste estudo “contribuir para melhorar o apoio ativo ao empreendedorismo nacional, incrementando a competitividade das empresas empreendedoras e dos seus empresários, através da proposta de ações concretas”. A versão internacional deste estudo visou também apoiar esta proposta de ação, com base no estudo comparativo de casos selecionados de boas práticas fora de Portugal. 

• Benchmarking Nacional
• Benchmarking Internacional

Incubadora Virtual
Ecossistema virtual com funcionamento equiparado ao de uma incubadora física tradicional, atua por via do apoio à criação e aceleração de start-ups. Este modelo de incubação permite que os serviços de aconselhamento, consultoria e demais tipologias de assessoria que a incubadora fornece sejam fornecidos via plataformas eletrónicas de comunicação (internet, e-mail, telefone ou outros). Este fluxo de comunicação é ainda complementado por encontros presenciais "one-to-one" ou de grupo, no sentido de assegurar a eficácia dos serviços de coaching e mentoring.

Portal do Empreendedorismo
Instrumento fundamental para a articulação de todas as ações do projeto, o Portal do Empreendedorismo é também uma plataforma virtual onde é possível ao empreendedor encontrar apoio informativo com vista à criação do próprio emprego e à concretização de uma nova ideia de negócio. Apoios, oportunidades e publicações especializadas são os principais destaques do portal.

Prémios Nacionais e Regionais de Empreendedorismo
Os Prémios Portugal Empreendedor incluíram duas categorias de competição: uma destinada a premiar ideias de negócio promissoras e exequíveis e uma outra que visava distinguir PME inovadoras, nascidas via incubação empresarial. Mais do que premiar a criação e expansão de negócios inovadores, o galardão ambicionava envolver de forma articulada potenciais e atuais empreendedores, investigadores, investidores, incubadoras de empresas e a comunidade empresarial de modo geral. Cada um dos três parceiros promoveu competições, destacando-se, a título de exemplo, entre os premiados o projeto Medbone - Medical Devices (vencedor na categoria de Melhor Plano de Negócio - Incubação Empresarial), que consiste numa start-up de biotecnologia, produtora de substitutos ósseos, com inovadoras propriedades físicas, químicas e mecânicas.

Conferência Nacional de Empreendedorismo
Com uma audiência global superior a 500 pessoas, a Conferência Nacional de Empreendedorismo demonstrou que a iniciativa empresarial consegue ainda mobilizar os portugueses. O evento, que devido ao elevado número de inscrições, acabou por ter lugar na Universidade Católica Portuguesa – Campus da Foz, aconteceu no dia 13 de janeiro de 2010 e contou com a presença do então ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva. O responsável encerrou os trabalhos da manhã, momento em se revelou atento ao papel das “redes de promoção do empreendedorismo” e reconheceu que “o empreendedorismo é um instrumento importante para apoiar a recuperação da economia portuguesa numa fase tão complexa e exigente”. A iniciativa reuniu ainda um conjunto de figuras com reconhecido mérito e know-how nas áreas académica, financeira, política, empresarial, associativa e de incubação de empresas. Sob o mote Portugal Empreendedor, oradores convidados criaram o ambicionado ambiente de debate e troca de experiências. Pelo elenco de oradores que reuniu, a Conferência Nacional de Empreendedorismo revelou-se particularmente interessante, pedagógica e incentivadora.

Integração em Redes de Empreendedorismo e Conhecimento Globais
No âmbito da promoção e facilitação da iniciativa empresarial previstas pelo Portugal Empreendedor, foram estabelecidos protocolos com entidades nacionais e internacionais, das quais se destacam: AJEC – Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde; PRESTÍGIO – Liga de Jovens Empresários de Angola; CONAJE – Confederação Nacional dos Jovens Empresários; FECAGE – Federação Capixaba de Jovens Empresários; e CINDES JOVEM -Federação das Indústrias do Espírito Santo.