Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Portugal at European Level

30.12.2014
  • Acções Colectivas

Incentivar a participação das empresas portuguesas em programas internacionais, nomeadamente nas temáticas enquadradas no 7ºPQ I&DT, nos Programas de Cooperação e Capacidades.

Projeto
Apresentado ao abrigo do Sistema de Incentivos para as Acções Colectivas – SIAC, o projeto Portugal at European Level (PEL), tinha como objetivo incentivar a participação das empresas portuguesas em programas internacionais, nomeadamente nas temáticas enquadradas no 7ºPQ I&DT, nos Programas de Cooperação e Capacidades.


O PEL assentou assim em dois pilares fundamentais:


•    a sensibilização e informação e
•    a excelência científica e técnica das empresas a integrar em consórcios europeus.


Apoio e objetivo
Promovido pelo INOV Inesc Inovação, o PEL arrancou oficialmente em Novembro de 2012, com uma despesa elegível de 350.074,70€ o projeto contou com um incentivo de 232.272,42€.

Com o objetivo de promover a inserção de empresas portuguesas em consórcios europeus, assim como o reforço do INOV enquanto parceiro estratégico de I&D.


Entidade promotora
O INOV, associação privada, sem fins lucrativos, com idoneidade em Investigação e Desenvolvimento, tem como principal objetivo de atuação contribuir para o reforço da capacidade de inovação, modernização e competitividade global de entidades de natureza empresarial e organismos públicos, através da realização de atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia, assistência técnica e tecnológica, consultoria e formação avançada, atuando na área das Tecnologias de Informação, Comunicações e Eletrónica (TICE).

A missão do INOV centra-se na criação de valor através da aplicação de conhecimento, investigação e inovação, nomeadamente:

•    Desenvolvendo conhecimento e tecnologia com forte caráter de aplicabilidade no setor empresarial;

•    Trabalhando como parceiro de I&DT da indústria e setor público;

•    Apoiando a criação de novas empresas;

•    Criando ou operando laboratórios de investigação;

•    Contribuindo para o debate social e político de I&D nas áreas TICE.


Atividades desenvolvidas
Dada a importância da temática, foi organizado um primeiro evento que decorreu em Aveiro, na AIDA, em julho de 2012, o qual contou com mais de 30 empresas da região que demonstraram interesse em participar na iniciativa.

Ao longo do projecto foram ainda realizadas outras três acções de informação e sensibilização, na AIDA (Associação Industrial do Distrito de Aveiro), em Aveiro, na CCDR – Alentejo e ainda em Leira no IDDNet, Incubadora D. Dinis, ações que contaram com grande adesão do tecido empresarial local, que procurou esclarecer as oportunidades no 7PQ e também no Horizonte 2020. No painel de todas as ações participaram as entidades envolvidas diretamente no projeto, o INOV e a Euro-Funding Advisory Group, assim como o GPPQ – Gabinete de Promoção do Programa Quadro e algumas empresas com reconhecido sucesso na participação em projetos europeus.


Conclusões do projeto
Tendo terminado em Outubro de 2014, é hoje possível apresentar o resultado das atividades delineadas neste projeto, as quais contribuíram, de forma significativa, para o objetivo específico de promover a inserção de empresas portuguesas em consórcios europeus vencedores. Em termos concretos foram identificados/apoiados 10 projetos onde se integraram várias empresas nacionais de sectores diferentes.

O sucesso alcançado justifica-se pela estreita colaboração entre o INOV e a Euro-Funding Advisory Group, cuja aliança permitiu às empresas obter uma análise técnica e científica de uma ideia, do seu grau de inovação e excelência, alinhada com as oportunidades de financiamento no 7PQ, e actualmente no H2020, tal como ilustra a figura abaixo, isto num continuum coordenado de reuniões de acompanhamento.

 
Testemunho
Segundo António Leal, diretor deste projeto, sem o apoio do COMPETE “seria crítico manter-se esta aposta para apoiar e dinamizar as PME’s portuguesas”.