Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Portugal Connect

10.03.2014
  • Acções Colectivas

Projeto de internacionalização que pretende reunir um conjunto de empresas TICE's portuguesas, que tenham o objetivo de entrar ou consolidar a sua presença no mercado mexicano.

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana é entidade promotora do projeto e fará a apresentação oficial do mesmo no próximo dia 14 de março em Lisboa.

 Convite

Apoio

O projeto Portugal Connect é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana, tendo sido apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à qualificação de PME na vertente de Projetos Conjuntos. O projeto conta com um Investimento elegível de 379 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 243 mil euros.

 

Portugal Connect

Projeto focalizado na internacionalização de empresas do setor das TICE's para o mercado mexicano.

Este projeto de internacionalização assume uma natureza setorial de base tecnológica e pretende reunir um conjunto de empresas portuguesas que tenham como objetivo a entrada ou consolidação da sua presença no mercado mexicano. O programa a desenvolver comporta a realização de ações de capacitação e promoção internacional que resultem no aumento do seu volume de negócios. O conjunto destas empresas participantes integra áreas de reconhecida capacidade técnica e, sobretudo, pretende ser representativo de um Portugal tecnológico e inovador, contribuindo para a afirmação da imagem de um país de referência tecnológica à escala mundial.

 

Objetivos

Entre outros objetivos desta iniciativa, entendidos como vantagens para as empresas participantes, teremos a afetação eficiente de recursos conjuntos de internacionalização, a diminuição dos custos de contexto, a alavancagem de investimentos coletivos e individuais e a contribuição para intensidade de conhecimento deste mercado, tendo em vista o consequente aumento dos processos de internacionalização para este país.

Com uma economia ávida por tecnologias que introduzam eficiência nos processos produtivos e com um sector empresarial carente de soluções tecnológicas inovadoras, existe um forte interesse público em promover esforços de modernização das infraestruturas e de atrair projetos que melhorem a produtividade do país. Os produtos portugueses estão associados a uma boa reputação, comum à generalidade dos seus congéneres europeus: com este projeto, as empresas TICE's aderentes têm a possibilidade de explorar um imenso território de oportunidades potenciada por esta afirmação conjunta.

 

O mercado

O México tem vindo a afirmar-se estrategicamente em setores tecnológicos de grande relevância económica, que justificam ações de complementaridade de mercado ao nível de fornecimento de serviços de grande valor acrescentado, como seja o caso das novas tecnologias. Por outro lado, tendo em conta o estádio de desenvolvimento da sua economia, as autoridades mexicanas reconhecem que poderão beneficiar bastante com a incorporação de novas tecnologias, por forma a introduzir práticas de produção mais eficientes, tendo em vista o aumento da produtividade.
Com uma economia ávida por soluções tecnológicas que introduzam eficiência nos processos produtivos e com um setor empresarial carente de tecnologias inovadoras, existe um forte interesse público em promover esforços de modernização das infraestruturas e de atrair projetos que melhorem a produtividade do país. Os produtos portugueses estão associados a uma boa reputação, comum à generalidade dos seus congéneres europeus: com este projeto, as empresas portuguesas de vocação tecnológica têm a possibilidade de explorar um território de grandes oportunidades potenciada por esta afirmação conjunta.

O México é um destino muito atrativo para o setor das TICE devido aos seus custos de instalação e operação comparativamente competitivos, pelo seu potencial de crescimento e pela sua proximidade com os EUA.

Tendo em conta a crescente relevância económica deste país, e o próprio estádio de desenvolvimento da sua economia, as autoridades mexicanas reconhecem que poderão beneficiar bastante com a incorporação de TICE's, por forma a introduzir eficiência na atividade económica e a transformar a vida dos seus cidadãos. Esta vontade de transformação económica e social encontra-se explícita na Estratégia Digital Nacional, recentemente enunciada pelo governo mexicano, e poderá significar o aparecimento de um conjunto de oportunidades de mercado para as empresas portuguesas que operam na área das TICE's.

Neste seguimento, este projeto pretende igualmente aproveitar um conjunto de oportunidades decorrentes dos eixos estratégicos da Agenda Digital do Estado:

  • TRANSFORMAÇÃO GOVERNAMENTAL | Uma nova relação entre a sociedade e governo baseada no uso das TIC's
  • ECONOMIA DIGITAL | Aumento da produtividade através da assimilação de tecnologias digitais
  • EDUCAÇÃO DE QUALIDADE | Integrar as tecnologias no processo educativo
  • SAÚDE UNIVERSAL E EFETIVA | Uma política digital para a saúde que promova o acesso, qualidade e eficiência
  • SEGURANÇA DOS CIDADÃOS | Promover a segurança e reduzir danos por desastres naturais
    Ações/Serviços do projeto

Identificar oportunidades de negócios no México e encontrar os interlocutores para as empresas portuguesas de base tecnológica. Estão estruturadas ações específicas que englobam a preparação, a abordagem e o aprofundamento das relações comerciais resultantes desta afirmação no mercado.

Entre essas ações destacam-se:

  • os estudos associados ao projeto com componente individualizada,
  • as visitas ao mercado com agendamento de reuniões de negócios,
  • a participação numa feira sectorial de referência e o acompanhamento ativo dos processos negociais através de representantes no terreno.

Atividades