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Portugal Fashion: o melhor das criações portuguesas num roteiro por cinco cidades

23.09.2013
  • Acções Colectivas

Projeto cofinanciado pelo QREN no âmbito do Programa COMPETE promove uma campanha internacional com paragens em Viena, Londres e Paris, antes de uma edição nacional com presença em Lisboa e Porto.

Portugal Fashion
Portugal Fashion

O Portugal Fashion encontra-se a promover um roteiro promocional da moda portuguesa, com passagem por cinco cidades.

Depois do arranque em Viena e da passagem por Londres, o projeto da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e da ATP – Associação Têxtil e de Vestuário de Portugal parte rumo a Paris para a habitual participação na Semana de Prêt-à-Porter.

Em outubro, e já em território luso, são duas as cidades que se preparam para antever o verão de 2014: Lisboa, com um primeiro dia de desfiles, e Porto, onde se concentra grande parte do line up.

O Portugal Fashion continua, assim, a dar provas do seu importante papel de catalisador do cruzamento de diferentes formas de criatividade. Ou seja, a partir da moda, o projeto promove um mosaico de expressões criativas que, em sintonia com conceito de contemporaneidade urbana, se afigura capaz de influenciar não apenas opções individuais mas também dinâmicas sociais, manifestações artísticas e estratégias económicas.

Os primeiros desfiles aconteceram na capital austríaca, no dia 13 de setembro, com a integração dos criadores Daniela Barros e Estelita Mendonça e da marca Meam by Ricardo Preto no calendário da Vienna Fashion Week. No ambiente cosmopolita e multicultural da capital austríaca, Ricardo Preto teve a possibilidade dar a conhecer a sua linha mais comercial, apresentando as propostas que desenvolveu para a marca Meam. Conceptualmente distantes destas propostas, pela sua vocação mais experimental, ficam os coordenados apresentados pelos jovens criadores Daniela Barros e Estelita Mendonça, dois nomes que têm vindo a ganhar protagonismo nacional e internacional graças à projeção proporcionada pelo Espaço Bloom Portugal Fashion. Foi, de resto, no âmbito deste esforço promocional que ambos os jovens criadores participaram no evento produzido, em dezembro de 2012, no Matadero – Centro de Creación Contemporánea, em Madrid.

Neste périplo europeu pelas capitais da moda, seguiram-se as apresentações de Luís Buchinho e de João Melo Costa, em Londres, no dia 15 de setembro. A iniciativa aconteceu na Embaixada de Portugal e inseriu-se no vasto programa complementar à London Fashion Week, que fez da cidade britânica o centro das atenções globais entre os dias 13 e 17 de setembro. Depois da bem-sucedida passagem pela Scoop Internacional Fashion Show, onde, também com o apoio da ANJE, promovera negócios no mês de julho, Luís Buchinho regressou a Londres para uma aposta promocional centrada no glamour da passerelle. O consagrado designer, eleito melhor criador pelos Fashion Awards Portugal 2012, abriu caminho a João Melo Costa, estilista emergente que, também no ano transato, foi distinguido com a segunda posição no Concurso de Jovens Criadores do Portugal Fashion.

Em Paris, o Portugal Fashion integra o calendário de pronto-a-vestir com os nomes de Felipe Oliveira Batista (25 de setembro), Luís Buchinho (30 de setembro) e Fátima Lopes (1 de outubro). Recorde-se que o line up daquele que é um dos mais importantes eventos de moda do mundo reúne apresentações de casas e criadores tão prestigiados como Louis Vuitton, Stella McCartney, Elie Saab, Christian Dior, Nina Ricci, Jean Paul Gaultier ou Balenciaga.

“A aposta do Portugal Fashion nestes circuitos internacionais proporciona aos vários criadores uma excelente oportunidade de promoção à escala global, potenciadora de visibilidade junto da imprensa especializada, de agentes de compras e de muitas outras entidades dinamizadoras do setor do vestuário”, afirma o presidente da comissão executiva da ANJE, Manuel Lopes Teixeira. “Num curto espaço de tempo, marcamos presença em cinco cidades, o que é revelador não apenas da dinâmica do projeto Portugal Fashion mas também da notoriedade que temos vindo a conquistar no mercado global, fruto da qualidade revelada pelos nossos criadores, incluindo os mais jovens. Jovens esses que beneficiam cada vez mais do amadurecimento da marca Bloom, também ela cada vez mais globalizada”, acrescenta o mesmo responsável.

Criatividade invade o Porto depois do arranque em Lisboa

A 33º edição do Portugal Fashion acontece entre os dias 23 e 26 de outubro. Lisboa acolhe uma vez mais o primeiro dia do certame que, nas jornadas seguintes, se concentra junto ao rio Douro para fazer desfilar, no histórico edifício da Alfândega do Porto, as propostas Primavera/Verão 2014. Sob o tema ABSTRART, o Portugal Fashion propõe a antecipação da próxima estação quente num verdadeiro ecossistema de criatividade, onde a expressão artística dos mais conceituados criadores se alia a um posicionamento cada vez mais profissional, marcado pela cumplicidade entre designers, marcas e indústria têxtil.

Na passerelle principal, nomes consagrados como Fátima Lopes, Luís Buchinho, Miguel Vieira, Luís Onofre ou Felipe Oliveira Baptista juntam-se a criadores emergentes como Diogo Miranda e Susana Bettencourt e ainda a etiquetas como Dielmar, Tm Collection, Lion of Porches ou Vicri. No cada vez mais internacionalizado Espaço Bloom, escolas de moda e jovens criadores dão provas de todo o potencial de inovação e renovação do setor.   

O Portugal Fashion continua, deste modo, a contribuir decisivamente para uma cultura de criatividade centrada na moda. Ao longo destes 18 anos, foram, graças ao projeto, formados novos públicos, desenvolvidas novas competências técnicas, criadas novas oportunidades profissionais, produzidos novos bens e serviços, geradas novas perspetivas de internacionalização e instituídas novas vias promocionais no que à moda diz respeito.

Acresce ainda que, devido à sua experiência na organização de eventos de moda e no desenvolvimento de estratégias de promoção da fileira a nível internacional, o Portugal Fashion logrou promover um relacionamento mais próximo e profícuo entre o tecido industrial e os criadores. Enquanto agente económico, o projeto atua com reconhecido sentido estratégico em matéria de indústria exportadora. Tudo isto se traduz, por exemplo, na introdução de design qualificado na indústria e na criação de ligações operativas com resposta ao longo da cadeia de valor. Aqui se reconhece a capacidade do Portugal Fashion de, estrategicamente, valorizar os vários setores do sistema, de maneira a que este seja mais coeso e mais forte na sua oferta.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários, desenvolvido em parceria com a ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e atualmente financiado pelo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade.