Portugal Fresh from Miguel Chichorro on Vimeo.
O aumento das exportações do setor das frutas, legumes e flores foi a principal alavanca para a participação das 35 empresas nacionais na Fruit Logistica, que decorreu em Berlim, numa presença dinamizada pela Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal. Esta iniciativa insere-se numa estratégia de promoção articulada concretizada num projecto apoiado no âmbito do COMPETE.
O plano de acção apresentado investe aproximadamente 1,3 milhões de euros, correspondendo a 654.774 euros de incentivo FEDER, no aumento da competitividade internacional de 30 empresas em 7 mercados-alvo: Alemanha, Brasil, Costa Rica, Espanha, Japão, Rússia e Suécia. As acções previstas incluem a participação conjunta em certames internacionais (Fruit Logística 2012, na Alemanha, Fruit Attraction 2011 e 2012 em Espanha), em missões internacionais (ao Brasil, ao Japão, à Rússia e Europa - Alemanha e Reino Unido) e em missões inversas (América Latina - Costa Rica, Europa do Norte - Suécia).
A Portugal Fresh - Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal foi criada em Dezembro de 2010 e integra 55 associados, 47 das principais empresas do sector e 8 associações. Estruturada em estreita articulação com os diversos agentes da fileira e entidades públicas, esta organização pretende desenvolver o sector hortofrutícola e das flores através da internacionalização; da concertação e cooperação estratégica empresarial; da colaboração na organização e coesão do sector; da criação de sinergias e; da criação de mecanismos de informação, entre outros.
A estratégia da Portugal Fresh encontra-se alinhada com os objectivos do Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar, assumindo-se este projecto como complementar à EEC do Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar, procurando promover a internacionalização das empresas do sector através de um suporte activo, na sua capacitação e na identificação e captação de oportunidades, criando valor e dimensão, que a médio/longo prazo trará notoriedade e reputação ao sector hortofrutícola e das flores português, junto dos mercados externos. A Portugal Fresh tem também o objectivo de organizar e dinamizar o sector como um todo, articulando com as diversas associações sub-sectoriais, assim como, com instituições ligadas ao saber e à divulgação do conhecimento.
Os principais produtos que a Portugal Fresh representa são, nas frutas: pêra rocha, maçã, kiwi, uva de mesa, pêssego, ameixa, cereja, citrinos, pequenos frutos, castanha, melão/meloa e melancia; nos legumes: tomate, alface, batata, pepino, pimento, ervilha, brócolo e outras couves (repolhos), cebola, alho, abóbora, cenoura, courgette e alho francês; nas flores: cravo e cravina, rosa, gerbera, lilium, crisântemo, plantas, arbustos e árvores ornamentais.
Estes produtos encontram-se a ser comercializados na sua maioria no mercado nacional, sendo que alguns encontram-se já com uma forte presença em certos mercados internacionais, como é o caso da pêra rocha, que se encontra a ser exportada para os mercados de Inglaterra, Brasil, França, Irlanda, Rússia e, com menor intensidade, Polónia, Marrocos e Canadá.
Entre os principais mercados externos existentes ao momento identificam-se, na Europa: Espanha, França e Reino Unido, e fora da Europa: Brasil. Para a Espanha são exportados, entre outros, maçã, kiwi, uva de mesa, pêssego, ameixa, cereja, laranja, castanha, melão/meloa, tomate, alface, batata, pepino, pimento, couves, alho e, nas flores, rosas e folhagens diversas. No mercado de França encontram-se, entre outros, pêra, pequenos frutos, alface, couves e alho. Exporta-se para o Reino Unido pêra, pêssego, ameixa, pequenos frutos, melancia, batata e couves diversas. O mercado do Brasil conta, entre outras, com exportações nacionais de pêra, ameixa e castanha.