A ADENE - Agência para a Energia e o EnergyIN – Pólo de Competitividade e Tecnologia de Energia, apresentaram ao COMPETE o projeto Portugal: Innovating Energy Solutions cujo objetivo é estimular a participação, de PME's nacionais do sector da energia, em missões empresariais e feiras de tecnologia, com ênfase nas áreas das Energias Renováveis e da Eficiência Energética.
Nas missões e feiras, selecionadas de acordo com os objetivos, específicos do domínio das energias renováveis, das empresas, serão evidenciados os seus produtos, serviços e atividades inovadoras, enquadrados numa dinâmica comum de liderança tecnológica e pujança empresarial, alicerçada nos investimentos do passado recente em energias renováveis e visando uma forte projeção no futuro.
A ADENE e o EnergyIN assinaram no início do ano com a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, um contrato para a internacionalização das PME de energia. O financiamento total de 1,5 milhões de euros, correspondem a despesas elegíveis no montante de 1,3 milhões de euros.
O projeto Portugal: Innovating Energy Solutions visa a promoção da competitividade de PMEs de base tecnológica ligadas ao sector das energias renováveis, através de um programa estruturado de estímulo à exposição a mercados internacionais, organizado em torno de missões empresariais a decorrer durante o ano de 2012. O projeto pretende reforçar a capacidade de resposta das PME’s com vocação exportadora e a sua presença ativa no mercado global.
A ADENE Agência para a Energia, em co-promoção com o EnergyIN desenvolveram uma campanha de alta visibilidade e elevado impacto externo, que permite à indústria nacional do sector da energia projetar-se globalmente de forma concertada, coesa e estruturada, possibilitando desta forma o reforço da competitividade do sector das energias renováveis em Portugal. Dar a conhecer e mostrar nos principais mercados e nas principais feiras internacionais aquilo que Portugal sabe fazer e pode desenvolver no futuro como player de relevo nas energias renováveis e na eficiência energética.
Esta campanha é vocacionada para todas as PMEs nacionais que tenham atividade relevante e abrangente no sector da energia. Marcar presença com serviços/produtos de grande qualidade e forte impacto, capaz de atrair novos clientes e abrir ou consolidar novos mercados para as empresas portuguesas.
A campanha pretende ser inclusiva de todo o sector das energias renováveis em Portugal e respectiva cadeia de valor sectorial e cluster incluindo empresas fornecedoras de bens de equipamento, soluções integradas e serviços, como por exemplo empresas de produção de eletricidade, fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços, entidades ligadas à investigação aplicada e ao desenvolvimento de produtos industriais, etc.
As missões empresariais de 2012 passam ou vão passar pelas seguintes regiões geográficas:
• México
• África do Sul
• Moçambique
• Brasil
Uma estratégia de internacionalização empresarial pode passar também pela instalação física no país de interesse. Assim, as empresas serão encorajadas a fazer contactos que possam conduzir a uma situação deste tipo quer com delegação comercial quer com funções técnicas no exterior.
A próxima missão agendada será ao Brasil de 9 a 14 de Julho de 2012.
O objetivo é a participação na feira Ecoenergy, dedicada ao setor das energias renováveis, eficiência energética, construção sustentável e mobilidade elétrica, que decorrerá no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, entre 11 a 13 de Julho de 2012.
Além da exposição comercial, o evento inclui palestras e conferências sobre as últimas novidades, produtos e serviços em geração, transmissão e comercialização de energia, biomassa, biocombustíveis, energia eólica, solar (térmico e fotovoltaica), hidroelétrica, entre outros tipos de energias limpas e eficiência energética.
A participação portuguesa neste evento, inclui a presença das empresas participantes no stand de Portugal, com possibilidade de poder estar presente na Mostra Tecnológica, ou apenas na área informativa, com espaço dedicado a reuniões bilaterais e a realização de uma Conferência onde as empresas portuguesas poderão ter intervenção.
As áreas temáticas consideradas para a Mostra tecnológica são: a construção sustentável, as redes inteligentes, a mobilidade, as energias renováveis e a eficiência energética.