Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Portugal precisa de alternativas para apoiar as PME

11.10.2012
  • Economia , Europa

Relatório anual da Comissão Europeia alerta lisboa para as necessidades de crédito das PME.

O relatório anual sobre a competitividade europeia, divulgado ontem em Bruxelas pela Comissão Europeia, defende que Portugal necessita de encontrar mecanismos de recapitalização e financiamento alternativos para as Pequenas e Médias Empresas (PME).

O relatório situa Portugal no pelotão do meio entre os 27 estados-membros da União Europeia, no grupo de países com desempenho considerado "desigual”, ou seja, que revelam bons resultados em alguns critérios mas estão abaixo da média noutros.

Na curta análise a Portugal, o documento observa que "as dificuldades no acesso a financiamento apresentam um sério desafio às PME", pelo que são necessários mecanismos de recapitalização e financiamento alternativos.

"Tais mecanismos deverão suavizar os constrangimentos de crédito para as PME", assim como ajudar a reduzir a sua dependência relativamente aos empréstimos das instituições bancárias.

O relatório aponta ainda que "Portugal está a implementar urna série de reformas para melhorar a competitividade, o trabalho e diversos produtos de trabalho, condições de negócios, eficiência na administração pública e estabilidade e capacidade de resistência do sector financeiro", observando que tais reformas "têm o potencial de facilitar a acelerar alterações estruturais e contribuir para melhorar a produtividade e a competitividade".

In: i - 11-10-2012