O AGROCLUSTER Ribatejo, com o apoio da NERSANT e do Inovcluster, vai organizar, em conjunto com o Plant Intercluster network, o 2º Encontro Internacional de Clusters do setor agroindustrial. O evento terá lugar no Ribatejo a 5 e 6 de Junho, tem como tema a Inovação e vai contar com a participação de mais de 60 entidades, vindas de todo o mundo. No programa consta a apresentação de um estudo de benchmarking internacional e a formalização de um acordo internacional de colaboração. O Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, Carlos Oliveira, vai marcar presença no primeiro dia.
Assumindo-se como uma feira empresarial de excelência, a FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, vai receber na sua próxima edição, este encontro internacional de clusters que se realiza este ano pela primeira vez em Portugal.
PIC - PlantInterCluster
A plataforma PIC – PlantInterCluster, constituída pela VEGEPOLYS, PEIFL, QUALIMEDITERRANÉE, QUALITROPIC e CÉRÉALES VALLÉE, representa o que de melhor se faz em França na área do agro-alimentar.
Esta rede tem como objetivo acelerar a sua expansão internacional e construir fortes relações de parceria internacionais, em particular nos setores: grãos, frutas e legumes, horticultura, plantas medicinais e aromáticas, sementes, plantas tropicais, passando pela Viticultura e pela biotecnologia.
Agrocluster Ribatejo
O Agrocluster Ribatejo foi constituído em 2009 e conta com 75 associados. Tem como objetivo promover a cooperação entre as empresas do setor agroindustrial e é responsável por um volume de negócios de 1.700 milhões de euros, 5.000 postos de trabalho, 400 milhões de euros em exportações e 63% da superfície agrícola utilizada no continente na sua área de intervenção: Ribatejo e Alentejo.
Plant Intercluster Meeting 2012
A plataforma PIC, confiou à NERSANT e ao AgroCluster do Ribatejo, a missão de co-organizar o encontro internacional de clusters, cuja primeira edição foi realizada o ano passado em França e onde estiveram representados 27 clusters de 16 países, num total de 83 participantes.
O 2º Encontro Internacional de Clusters do setor agroindustrial tem como objetivo desenvolver a dinâmica dos clusters e a partilha de informação sobre trabalhos e projetos de inovação no setor agroindustrial. Este ano o tema será a Inovação.
Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Canadá, Brasil e Polónia são os países que vão marcar presença, num total de mais de 60 entidades, que incluem clusters, polos, universidades, centros tecnológicos, organismos públicos e outras instituições em representação do setor agroindustrial. Este encontro contará ainda com a presença do Polo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar, Portugal Foods.
Serão realizados sete workshops durante os dois dias de trabalho, com os seguintes temas:
• Inovação VS Negócios;
• Análise ao programa FP7 e abordagem ao FP8 – identificação dos potenciais projetos de cooperação a desenvolver;
• Novas tecnologias para frutas e legumes; Novas tecnologias de agricultura de precisão;
• Inovação nas sementes para produção de alimentos;
• Recursos genéticos ornamentais no Brasil;
• Genética e reprodução: a mesma planta, uma cultura diferente.
O certame, que contará com a presença de clusters de diversos países, vai integrar o programa de atividades da FERSANT, realizando-se no Centro Nacional de Exposições (CNEMA) em Santarém. O 1º dia decorrerá no CNEMA, em simultâneo com a FERSANT/Feira Nacional da Agricultura e o 2º dia no auditório da NERSANT em Torres Novas.
A participação neste encontro é gratuita, mas só será válida quando rececionada a ficha de inscrição que poderá ser enviada para: geral@agrocluster.com
Para informação mais detalhada, consulte o Programa