Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Portugal Sou Eu

14.10.2014
  • Acções Colectivas

O programa Portugal Sou Eu tem como principal objetivo a valorização dos produtos e das empresas portuguesas de vários setores de atividade. O programa é dirigido a cidadãos, empresas e entidades públicas com o objetivo de valorizar a oferta nacional.

O Selo está já presente em cerca de 2000 produtos portugueses. Destacamos o Cantinho das Aromáticas pela importância do prémio ganho recentemente.

A face mais visível do “Portugal Sou Eu” é a atribuição de um selo aos produtos com elevada taxa de incorporação nacional, que permite aos consumidores reconhecê-los e, ao comprá-los, contribuir para o fortalecimento do tecido produtivo português.

O “Portugal Sou Eu”, que abrange toda a cadeia de valor desde a produção até à distribuição, visa sensibilizar as grandes e médias empresas, bem como a Administração Pública, para que possam incorporar mais produção nacional na sua cadeia de fornecimento.

O  Programa concentra-se em três eixos de atuação:

  • Eixo I Consumidores – procurando aumentar a visibilidade dos produtos nacionais através de disponibilização de informação rigorosa sobre incorporação nacional, bem como sensibilizá-lo para o contributo que a produção nacional tem ao nível da geração de emprego e dinamização da oferta nacional e retoma do crescimento económico.
  • Eixo II Empresas – procurando consciencializar as empresas para o valor que estão a criar na economia, bem como para o seu papel enquanto consumidoras intermédias de bens e serviços e dinamizadoras das empresas que se encontram na sua cadeia de valor de produção.
  • Eixo III Entidades Públicas -  procurando reforçar o papel das compras públicas enquanto dinamizadoras do tecido empresarial, nomeadamente PME, bem como estimular o sector empresarial do Estado a contribuir para a concretização dos objetivos do programa.

Trata-se de um programa governamental operacionalizado pela AEP, AIP, CAP e IAPMEI com o apoio de COMPETE no âmbito das Acções Colectivas. O projeto envolve um Investimento elegível de 3.876 mil euros, o que corresponde a um incentivo FEDER de 3.295 mil euros.

Até ao momento, são cerca de 2000 os produtos com o Selo “Portugal Sou Eu”.

O processo de qualificação pode ser feito no portal “Portugal Sou Eu” (www.portugalsoueu.pt).

O Cantinho das Aromáticas


O Cantinho das Aromáticas situa-se no litoral Norte de Portugal, entre Vila Nova de Gaia e Porto, muito próximo do local onde o Rio Douro e o Atlântico se fundem num só, numa bela Quinta onde D. Pedro I, 8º Rei de Portugal, viveu no século XIV.

Iniciou a sua atividade em 2002, com o primeiro viveiro do país exclusivamente dedicado à produção de mais de 150 espécies de plantas aromáticas. Em 2007 começou a produzir e a exportar regularmente algumas toneladas de plantas aromáticas a granel, que se destinavam essencialmente às indústrias de cosmética e de farmacêutica BIO.

A localização do jardim produtivo do Cantinho das Aromáticas é privilegiada em termos climáticos, já que a quinta se encontra próximo do mar, num clima de transição entre o Mediterrâneo e o Atlântico. Esta singularidade climática, juntamente com o enorme cuidado que é aplicado na preparação do solo, conferem características únicas e inigualáveis às ervas do Cantinho das Aromáticas.

Outro factor diferenciador é o amor e a dedicação presentes desde a semente até ao produto final!

Na quinta dispõe ainda de uma casa de chá e loja onde os produtos são diariamente degustados pelos visitantes. Aqui, são também organizadas muitas atividades ao longo do ano para ensinar tudo sobre plantas aromáticas.

A produção é totalmente certificada em Modo de Produção Biológico sendo que as plantas apresentam enormes índices de qualidade, mensuráveis pela total isenção de resíduos de pesticidas, e pela maior quantidade de açúcares e de óleos essenciais.

Estas razões foram o impulso que os fez apostar na marca de infusões e condimentos para o mercado interno e hoje em dia para a exportação.

Com equipas de trabalho constituídas por diversos agrónomos, a empresa aposta muito no conhecimento e investigação, testando recorrentemente novas técnicas agronómicas.

O jardim produtivo encontra-se rodeado de diversos animais juntamente com a de inúmeras espécies de insectos, aves e répteis auxiliares, ouriços-cacheiros e morcegos que fomentam a enorme biodiversidade cultural do Cantinho das Aromáticas.

A biodiversidade é uma condição crucial para a obtenção da qualidade ímpar das maravilhosas plantas que são produzidas e que se refletem posteriormente no imenso prazer que estas provocam a quem as prova.

 

Cantinho das Aromáticas premiado no Great Taste Awards 2014

Este ano tem sido um ano importante para o Cantinho das Aromáticas. Com 1 medalha de ouro e 2 de prata conquistadas no concurso nacional de sal, ervas aromáticas e condimentos, com alguns dos produtos. Foi com esperança e otimismo que a empresa concorreu ao maior e mais prestigiado concurso de produtos alimentares a nível mundial, os Great Taste Awards 2014, pois estava confiante de que as ervas que produz se perfilam entre as melhores do mundo.

O Cantinho das Aromáticas conquistou o galardão máximo dos Great Taste Awards 2014 com o lote reserva de limonete. As 3 estrelas deste prémio significam que a empresa tem um dos 153 melhores produtos alimentares do mundo!

 

Também o lote reserva de erva-príncipe conquistou 1 estrela.

 

O Prémio

Para que se entenda a magnitude da conquista deste prémio, torna-se imperativo conhecer os critérios de avaliação para a atribuição de 3 estrelas:

1 estrela – perto de perfeito (“close to perfect, a virtually faultless food”);

2 estrelas – irrepreensível, marcante (“faultless, outstanding”);

3 estrelas – uau, tem que provar isto (“exquisite. Wow! Taste that”)

Dos cerca de 10.000 produtos que deram entrada no Great Taste 2014, foram concedidos 3 estrelas apenas a 153 produtos, nas diversas categorias, por um painel de juízes extremamente talentosos, incluindo: Charles Champion, Masterchef e crítico gastronómico, Sheila Dillon, jornalista e apresentadora da BBC, Frances Quinn, grande vencedora do concurso britânico Bake Off, Natalie Coleman, MasterChef 2013, responsáveis de compras do Harrods, Fortnum & Mason, Selfridges, Harvey Nichols e Whole Food Markets, e chefs incluindo Russell Brown, 1 estrela Michelin.

Importa referir que os júris dos prémios Great Taste não julgam o branding ou packaging da empresa. Apenas têm acesso ao produto (sem nunca vislumbrarem a marca), concentrando-se no sabor, qualidade, textura e aspeto do produto a avaliar.

Somente quando há consenso será atribuído um prémio - o que significa pelo menos 16 juízes provaram cada produto credenciado. Desta forma para a obtenção de 3 estrelas, todos os juízes (que podem ser até 40 especialistas) devem concordar por unanimidade que o que provaram proporciona o fator indescritível 'wow'.

Estes prémios tiveram início em 1994, não é comum que uma empresa que concorre pela primeira vez, conquiste logo as 3 estrelas.

O Cantinho dos Aromáticas congratula-se com este prémio que não é mais do que o resultado do constante trabalho de equipa que desenvolvem bem como toda a investigação, conhecimento e partilha que levam a cabo. A empresa é um caso de estudo no país e já faz parte da história recente da agricultura portuguesa, pelo seu trabalho como agricultores que tanto os orgulha.