Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Portugal Ventures dirige-se agora a setores mais tradicionais

19.03.2015
  • Financiamento e Partilha de Risco

Até 16 de abril apela-se à capacidade empreendedora existente nos setores mais tradicionais da economia nacional. No radar do capital de risco estão setores como agroindústria, florestal, habitat, química, cerâmica, têxteis e confeções, metalomecânica e metalurgia.

Depois do sucesso da Call For Entrepreneurship, já na sua décima edição, a Portugal Ventures dirige-se agora também à capacidade empreendedora existente nos setores mais tradicionais da economia nacional. No radar do capital de risco estão setores como agroindústria, florestal, habitat, química, cerâmica, têxteis e confeções, metalomecânica e metalurgia.

O objetivo da iniciativa “+Inovação+Indústria” é, segundo explica a Portugal Ventures, “aumentar a capacidade de inovação empresarial, possibilitar a sua rápida progressão nas cadeias de valor e incentivar a cooperação com o sistema cientifico e tecnológico nacional, visando responder aos desafios da indústria”.

A 3ª edição da iniciativa termina a 19 de abril. Nas duas primeiras edições, a Portugal Ventures recebeu 169 registos na plataforma, 60 candidaturas e um potencial de investimento de 32,4 milhões de euros.

O programa +Inovação +Indústria foi criado para fomentar a criação de novas empresas, constituídas por quadros técnicos empresariais e investigadores, que tenham a ambição de vir a “desenvolver, produzir e comercializar nos mercados globais novos equipamentos, produtos e serviços inseridos nas cadeias de valor industriais e com clientes com potencial interesse demonstrado”.

Os projetos selecionados pela Portugal Ventures beneficiarão de um investimento até 1,5 milhões de euros, aplicados por tranches de capital mediante o cumprimento de objetivos de execução do plano de negócios.

Para suporte à decisão de investimento, a Portugal Ventures conta com painéis de avaliação integrando peritos dos diversos setores de atividade associados ao Programa “+Inovação+Indústria”.

Segundo informa, a Portugal Ventures selecionará os projetos que demonstrem possuir “maior potencial de crescimento nos mercados globais e capacidade para se assumirem como empresas de excelência”.

Os projetos que sejam alvo de investimento por parte da Portugal Ventures beneficiarão do aconselhamento por especialistas, com “experiência acumulada relevante e redes de contactos no setor”.

Alguns dos fundos de capital de risco geridos pela Portugal Ventures são cofinanciados pela União Europeia através do Finova, que tem comparticipação dos programas operacionais Compete e Por Lisboa e é gerido pela PME Investimentos.

A Autoridade de Gestão do COMPETE2020 é a estrutura de missão responsável pela gestão e execução do COMPETE2020 - Programa Operacional para a Competitividade e Internacionalização.