Pela primeira vez na história do setor agroalimentar nacional, Portugal vai estar representado sob o chapéu de uma só marca, o da PortugalFoods. No total, são 65 empresas portuguesas, com presença individual ou integradas em hubs de produtos ou interesses, distribuídas por 600m2.
A PortugalFoods, principal interlocutor e dinamizador do setor agroalimentar português nos mercados externos, está a preparar a representação nacional de 65 empresas no SIAL Paris 2014, uma das maiores feiras internacionais do setor. O certame decorre entre os dias 19 e 23 de outubro, no Parc des Expositions de Paris Nord Villepinte, em Paris, França.
Pela primeira vez na história do setor agroalimentar nacional, Portugal vai aparecer unificado, sob uma só marca e imagem, a da PortugalFoods, num certame internacional desta natureza.
As empresas portuguesas – 65, no total – vão apresentar-se no SIAL Paris 2014 em dois formatos distintos: individual, embora inseridas num stand coletivo da PortugalFoods, no pavilhão internacional da feira; e organizadas em torno de hubs, grupos criados em redor de produtos e/ou necessidades comuns, tais como Meat & Delicatessen, Canned Fish & Seafood, Halal, Private Label, Cheese, Sweets & Biscuits e Tech, em pavilhões especificamente dedicados aos respetivos temas. Esta participação é co-financiada pelo QREN.
Paralelamente, e ao longo dos cinco dias do evento, a PortugalFoods e a APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia organizam diversas cooking sessions, que consistem na elaboração e degustação de pratos inteiramente produzidos a partir de produtos nacionais das 65 empresas expositoras que se encontram sob o chapéu da PortugalFoods.
No dia que marca a inauguração do SIAL Paris 2014, 19 de outubro, Leonardo Matias, secretário de estado adjunto da Economia, e Nuno Vieira e Brito, secretário de estada Alimentação e da Investigação Agroalimentar estarão de visita aos espaços da PortugalFoods.
O SIAL Paris 2014, que assinala este ano o seu 50.º aniversário, conta com um universo de 6.300 empresas provenientes de 105 países e profissionais do setor agroalimentar oriundos de mais de 200 países, sendo esperados 150 mil visitantes. A concurso, aos prémios SIAL Innovation, estarão 1700 produtos e realizar-se-ão 250 conferências.