Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

PortugalFoods organizou visita de uma Delegação Marroquina a Portugal

07.02.2012
  • Pólos e Clusters

A PortugalFoods organizou e acompanhou, durante os dias 23 a 27 de Janeiro, uma visita de uma delegação marroquina a Portugal, contribuindo para o estabelecimento de futuras parcerias entre os agentes económicos dos dois Países, quer ao nível da exportação quer ainda na vertente do Investimento Directo Português no Estrangeiro.

Integraram a referida delegação, representantes do maior Grupo de Distribuição Moderna Marroquina, da insígnia MARJANE, que permanece como líder no sector de retalho alimentar com cerca de 25 Hipermercados no território Marroquino, e que responde anualmente às necessidades de mais de 25 Milhões de consumidores, bem como representantes de duas empresas na área de importação e distribuição de produtos Agro-alimentares, com relações consolidadas com empresas portuguesas da Fileira.  
 
Roteiro  
 
O roteiro de três dias potenciou visitas e contactos com quinze empresas portuguesas: Cerealis Produtos Alimentares, S.A.; Derovo – Derivados de Ovos, S.A.; Panicongelados, Massas Congeladas, S.A.; Novarroz – Produtos Alimentares S.A.; Mendes Gonçalves, S.A.; Cooperfrutas CRL; Decorgel – Produtos Alimentares, S.A.; Vieira de Castro – Produtos Alimentares S.A.; Imperial – Produtos Alimentares, S.A.; Queijo Saloio – Indústria de Lacticínios S.A.; Fructus – Estação Fruteira do Montejunto CRL; PROSA - Produtos e Serviços Agrícolas, S.A.; Lusiteca – Transformação e Embalagem de Produtos Alimentares S.A.; Chocolame – Produtos Alimentares, Lda; e a Frulact – Indústria Agro-Alimentar, S.A.. 
 
Nesta Missão foram identificadas diversas oportunidades de negócio para a Fileira Agro-Alimentar Nacional, estando a PortugalFoods já a preparar em conjunto com o MARJANE uma acção de promoção, a realizar em 2012, “Quinzena do Agro-Alimentar Português em Marrocos”, a fim de potenciar o incremento das exportações de produtos agro-alimentares portugueses para este mercado.  
 
Ambiente para a cooperação  
 
Nos últimos anos, a política económica seguida pelo Governo marroquino tem implementado medidas que visam acelerar o crescimento económico e a reduzir o desemprego e a pobreza. 
 
Neste contexto, Marrocos tornou-se numa plataforma de estabilidade da Região do Magrebe, ocupando o primeiro lugar em termos de atractividade para o investimento estrangeiro na região. 
 
Também por definição das autoridades Marroquinas, um conjunto de sectores foram definidos como eixos prioritários para o desenvolvimento do País, nomeadamente a Fileira Agro-alimentar, sector que muito tem contribuído para mudar a face económica de Marrocos. 
 
Por conseguinte, Marrocos oferece condições únicas para a internacionalização das empresas portuguesas com a vantagem acrescida de beneficiar de uma localização geoestratégica, devido à proximidade com Portugal e grandes mercados Europeus.

Fonte: aicep Portugal Global