O mais antigo galardão de empreendedorismo em Portugal prepara-se para apoiar e promover um novo projeto empresarial. As candidaturas à 16ª edição do Prémio do Jovem Empreendedor decorrem até ao final do mês de agosto, pelo que a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários está já em busca da startup sucessora da CALX, que acaba de arrecadar o galardão com um inovador processo de produção e comercialização de placas da calçada portuguesa para exportação.
Distinguir, apoiar e promover empresas em fase de criação e/ou expansão de negócios são os propósitos do Prémio do Jovem Empreendedor, cujo valor global é de 30 mil euros. Para além de um prize money de 20 mil euros, a aplicar no desenvolvimento do projeto (distribuído em partes iguais pelos promotores e incorporado no capital social da empresa), o vencedor acede a um conjunto integrado de apoios no valor adicional de 10 mil euros. Aqui se inclui um ano de incubação, suporte promocional, oferta de uma pós-graduação e ainda acesso a instrumentos e programas de incentivo financeiro e de suporte da atividade empresarial.
Apoiado pelo IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Prémio do Jovem Empreendedor está aberto a cidadãos entre os 18 e os 35 anos, bastando para tanto que estes apresentem projetos com os seguintes requisitos: exequibilidade financeira, adequação ao mercado, carácter inovador e credibilidade das referências académicas e/ou profissionais dos seus promotores.
Os candidatos devem preencher, até ao dia 31 de agosto, um plano de negócios que contemple os seguintes dados:
- Informação pessoal;
- Apresentação do negócio;
- Análise do mercado;
- Estudo económico e financeiro;
- Amostragem da conta Estado e outros entes públicos;
- Demonstração de resultados previsionais e balanços previsionais.
Fonte:Anje