O LIDE PORTUGAL é uma organização de empresários destinada a fortalecer o pensamento, relacionamento e princípios éticos de governação corporativa. Formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais, o LIDE PORTUGAL tem como missão promover a integração entre empresas, organizações e entidades privadas, por meio de programas de debates, fóruns de negócios, actividades de conteúdo, iniciativas de apoio à sustentabilidade e responsabilidade social.
O subcomité LIDE Turismo e Gastronomia trata-se de um grupo especializado do LIDE Portugal, que tem como objectivo principal promover e posicionar o destino Portugal e a gastronomia portuguesa, no sentido de os colocar na primeira linha das opções dos turistas e consumidores estrangeiros.
Prémio Welcome to Portugal
Decorrem até 2 de Setembro as candidaturas à segunda edição do Prémio Welcome to Portugal, que tem como objectivo distinguir as iniciativas turísticas que melhor promovem o Destino Portugal, enquanto “cartão-de-visita” do País. A iniciativa promovida pelo subcomité LIDE Turismo e Gastronomia, do LIDE Portugal – Grupo de Líderes Empresariais, em parceria com a Organização Mundial de Turismo (OMT) e com o Turismo de Portugal, conta já com dez candidaturas ao prémio, que será entregue dia 5 de Outubro, no âmbito do II Fórum Empresarial do Algarve, a realizar nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, em Vilamoura.
No seguimento do sucesso alcançado na primeira edição do Prémio Welcome to Portugal, em que foi distinguida a Rota Vicentina, entre as 35 candidaturas a concurso, pela promoção do turismo ecológico e rural no sudoeste alentejano e na costa vicentina, o subcomité LIDE Turismo e Gastronomia pretende, este ano, distinguir um novo projecto com relevância turística pelo envolvimento das populações locais na relação com os turistas, promovendo Portugal, enquanto destino turístico, dentro e fora do País.
Iniciativas que se enquadram no Concurso:
a) Iniciativas que visem a excelência no atendimento e contacto com o turista.
b) Iniciativas que reforcem e promovam o nível do serviço que é directamente prestado ao turista/ cliente, com vista à efectiva superação das suas expectativas, à sua fidelização e ao enriquecimento da sua experiência.
c) Iniciativas que comportem o desenvolvimento de sinergias ou parcerias com outras entidades, e criação de dinâmicas locais/ regionais com vista ao desenvolvimento turístico do destino em que se insere.
d) Iniciativas que se traduzam no envolvimento das populações locais no plano da sua participação em acções e/ou eventos que contribuam para o melhor acolhimento dos turistas e em benefícios directos e indirectos para as mesmas.