Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2012

27.04.2012

Podem concorrer organizações nacionais, municípios, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.

Os European Enterprise Promotion Awards – EEPA são uma iniciativa da Comissão Europeia, dinamizada pela DG Empresa e Indústria, em parceria com entidades nacionais de contacto em cada Estado Membro, O IAPMEI é o coordenador da iniciativa em Portugal.

Os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial têm por objectivo:

  • identificar e reconhecer actividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção da actividade empresarial e do empreendedorismo;
  • divulgar e partilhar exemplos de melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial;
  • sensibilizar para o papel desempenhado na sociedade pelos empresários e pelos empreendedores;
  • incentivar e inspirar potenciais empreendedores.

O concurso privilegia o papel do sector público a nível local, regional e nacional na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das empresas e do empreendedorismo, através de projectos ou iniciativas já desenvolvidas ou em desenvolvimento. Os projectos  devem existir há pelo menos dois anos, e podem ser financiados por fundos da União Europeia.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial distinguem projectos desenvolvidos em cinco grandes categorias:

  • Promoção do espírito de empreendedorismo: reconhece as acções e iniciativas a nível nacional, regional ou local que promovam um espírito de empreendedorismo, especialmente entre os jovens e as mulheres.
  • Investimento nas competências: reconhece as iniciativas regionais ou locais que melhorem as competências empresariais, profissionais, técnicas e de gestão.
  • Desenvolvimento do ambiente empresarial: reconhece as políticas inovadoras a nível regional ou local que promovam a criação e o desenvolvimento empresarial, simplifiquem os procedimentos legislativos e administrativos das empresas e implementem o princípio “Pensar primeiro em pequena escala” para as pequenas e médias empresas.
  • Apoio à internacionalização das empresas: reconhece as políticas que incentivem as empresas, particularmente, as pequenas e médias empresas, a beneficiarem mais das oportunidades oferecidas pelos mercados europeus e internacionais.
  • Empreendedorismo responsável e inclusivo: reconhece as acções regionais ou locais que promovam a responsabilidade social da empresa e práticas empresariais sustentáveis no domínio social e/ou ambiental. Esta categoria reconhece igualmente as acções destinadas a promover o empreendedorismo entre grupos desfavorecidos, tais como desempregados, pessoas com deficiência ou minorias étnicas.

As candidaturas estão abertas às entidades públicas na União Europeia, Croácia, Islândia, Noruega, Sérvia e Turquia. Embora sejam principais destinatárias as iniciativas de carácter local e regional, os projectos de âmbito nacional também são elegíveis nas categorias “Promoção do espírito de empreendedorismo” e “Apoio à internacionalização das empresas”.

Podem concorrer organizações nacionais, municípios, regiões e comunidades, bem como parcerias público-privadas entre entidades públicas e empreendedores, programas educativos e organizações empresariais.

As candidaturas devem ser enviadas ao IAPMEI, até 21 de Maio de 2012, através do formulário próprio.