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Presença portuguesa em feiras, como a GDS na Alemanha dispara.

02.08.2011
  • Incentivos às Empresas , Qualificação à PME

A presença portuguesa na GDS, um dos principais certames internacionais do calçado, tem vindo a aumentar de forma galopante nos últimos anos. Em Setembro próximo, serão mesmo mais de 60 as empresas portuguesas a marcarem presença na feira de Dusseldorf, o que representa um aumento de 25% relativamente à edição homóloga.

Em termos estratégicos, o mercado alemão é considerado prioritário para as empresas portuguesas. Com efeito, a economia germânica é o principal impulsionador da zona euro e é igualmente o mercado onde as importações de calçado mais estão a crescer. Razão de sobra para um grande investida do calçado portuguesas à «feira das feiras».

A GDS será determinante para uma nova abordagem do sector não só aos retalhistas alemães, como também aos mais de 15 mil visitantes estrangeiros que são esperados. Com efeito, espera-se que 30.000 visitantes oriundos de 80 países visitem Dusseldorf, cidade que considerada o centro da indústria da moda alemã, onde estão instaladas 400 agências de marketing e publicidade, 1300 showrooms e mais de 1400 negócios ligados ao comércio de moda. 

A presença na GDS insere-se na estratégia promocional definida pela APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa Compete, e que visa consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados tradicionais, mas também diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização. 

Na Alemanha, para além da apresentação das novas colecções, serão desenvolvidas outras iniciativas cirúrgicas que visam, no essencial, reforçar a presença portuguesa no mercado alemão. Mais de uma dezena de empresas portuguesas participará nos desfiles de moda da GDS, da mesma forma que serão entregues os Prémios Inovação na Fileira do Calçado – GAPI 2011. 


16 eventos em Setembro
 

Desde o início do ano, mais de 120 empresas da fileira do calçado estão a participar, em 2011, neste mega-programa de promoção à escala internacional, num investimento global na ordem dos onze milhões de euros e que se traduzirá na presença em mais de 70 dos mais prestigiados fóruns internacionais da especialidade. Em Março, o sector participará em 16 eventos distintos no exterior. Destaque natural para a presença na MICAM, que se realizará em Milão, de 18 a 21, que contará com a presença de mais e 90 marcas lusas. 

Desde o início de 2008 até final de 2011, o sector investirá 35 milhões de euros na promoção comercial externa, numa iniciativa da APICCAPS e AICEP que conta com o apoio do Programa COMPETE.

Objectivos da ofensiva promocional

  • Consolidar a presença do calçado português nos mercados internacionais;
  • Possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização;
  • Diversificar o destino das exportações;


Quer sabe mais sobre as principais feiras, a decorrer em Setembro de 2011? Visite o menu Media | Agenda e em feiras procure por:

  • GDS – Alemanha, 7 a 9 de Setembro 
  • MICAM – Itália 18 a 21 de Setembro
  • Modacalzado, Espanha, 11 a 13 de Setembro