Durante um dia serão visitadas quatro empresas de referência e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. Oportunidade para destacar os investimentos realizados pelo setor do calçado nas áreas da Inovação e Internacionalização, que tornaram a indústria portuguesa numa das mais modernas do mundo, e antecipar projectos futuros, numa altura em que o setor lançou o novo Plano Estratégico, que vigorará até 2020.
O FOOTure 2020 tem como grande objectivo tornar a indústria portuguesa a grande referência internacional, pela sofisticação e pela criatividade, reforçando as exportações alicerçadas numa base produtiva nacional, sustentável e altamente competitiva, fundada no conhecimento e na inovação.
Até ao final da década, pretende-se conseguir um salto qualitativo no processo de afirmação internacional do calçado português, estabelecendo-o como uma referência fundamental da indústria a nível mundial. Este processo de afirmação deve assentar na sofisticação e na criatividade da oferta portuguesa – dos seus produtos, dos seus processos produtivos, dos seus modelos de negócio – para lhe permitir continuar a apostar em segmentos de mercado em que a escolha se baseia mais no bom gosto do que no preço. A manutenção de uma base produtiva nacional é condição indispensável a um posicionamento no mercado que faz da flexibilidade, da rapidez de resposta e da qualidade do produto os seus argumentos competitivos, assim se diferenciando da concorrência com outras origens.