Entidade promotora
A VIDRIMOLDE - Indústria Internacional de Moldes, Lda, é uma média empresa, de fabrico de moldes em aço e ferro fundido para a Indústria Vidreira.
Constituída a 2 de Setembro de 1985, tem vindo a registar, ao longo dos 25 anos da sua existência, várias alterações ao capital social e aos sócios, com vista a dar resposta tanto às suas necessidades de crescimento, bem como aos vários desafios tecnológicos e concorrenciais que foram ocorrendo. Em 1995 tem inicio um acentuado declínio do mercado da VIDRIMOLDE com o encerramento de diversas fábricas de vidro e cristalaria, que teve como consequência uma reestruturação profunda do sector e um número significativo de falências de empresas vidreiras. Esta realidade veio por em causa a atividade da VIDRIMOLDE, uma vez que se dedicava preferencialmente ao fabrico de moldes para a cristalaria, vidro manual e semi-automático no mercado interno. Este contexto, levou a que se direcionasse para a produção de moldes de principiar destinados à indústria de produção de garrafas.
Descrição do projeto e respetivo montante de apoio
O reconhecimento das competências técnicas da VIDRIMOLDE leva a que sejam frequentemente solicitados orçamentos por parte de potenciais clientes que se dedicam à produção de tableware, embora a empresa não se dedique à fabricação deste tipo de produto. Todavia, estes orçamentos não são adjudicados devido à fraca competitividade dos preços e dos prazos de entrega apresentados para esta tipologia de moldes, impossibilitando a entrada neste mercado. Torna-se, assim, necessário ultrapassar as barreiras tecnológicas que impedem que a empresa seja competitiva a nível de preços neste novo produto. Foi neste sentido que a VIDRIMOLDE apresentou a candidatura ao programa SI Inovação, fruto de processo de reflexão estratégica com vista a enfrentar a conjuntura económica menos favorável, bem como a aproveitar um conjunto de oportunidades que poderiam alavancar o negócio da empresa contribuindo para a sua sustentabilidade e crescimento. O projeto mereceu apoio favorável, apresentando um investimento elegível de 1.228 € o que correspondeu a um incentivo FEDER de 798.157,85€.
Objetivos do projeto
Deste modo, a VIDRIMOLDE decidiu apostar, em 2011, num plano de ação com vista à implementação de capacidades que permitissem a entrada no mercado dos moldes para vidro prensado para Tableware e a melhoria das áreas que gravitam em torno da área produtiva, nomeadamente, gestão e TIC, comercial e marketing e Qualidade, com o objetivo de responder às necessidades internas decorrentes do lançamento de um novo produto.
O projeto PREVITEC - Criação de Moldes com Elevado Desempenho para Vidro Prensado Tableware veio responder a uma oportunidade de mercado previamente identificada.
Tarefas desenvolvidas no âmbito do projeto
Para poder dar resposta aos requisitos do novo produto e em consonância com a estratégia da empresa, foi necessária uma profunda alteração nos processos de fabrico e organizacionais, suportada por um investimento em tecnologias de produção inovadoras e metodologias de trabalho com impacto ao nível da produtividade, produto e eficiência energética e ambiental, bem como investimento em fatores dinâmicos de competitividade, como a internacionalização, comercialização e marketing, ambiente, HST (Higiene e Segurança no Trabalho), TIC’s.
Esta alteração foi transversal a diferentes áreas da empresa, nomeadamente Fabricação, Qualidade, Comercial, Projeto e Informática e Gestão e necessariamente teve de ser apoiada com incorporação de tecnologias e metodologias que possibilitassem a inovação dos processos. Esta aposta foi conseguida com a introdução das tecnologias de maquinação de alta velocidade e 5 eixos, tecnologia de torneamento multifunções e electroeroão de alta precisão, associadas a uma automatização dos processos, novas ferramentas de medida e Calibres e utilização de softwares com capacidade de processamento e de desenvolvimento acrescidas, suportadas pelas tecnologias de informação e comunicação, possibilitando a redução de prazos, incremento de qualidade, redução de custos e maior capacidade de incorporação de tecnologia, flexibilidade e capacidade de resposta.
Unidade de Produção
|
Detalhe da máquina
|
A utilização dos equipamentos de última geração trouxe melhoria da eficiência dos processos e umforte impacto ao nível da eficiência energética e ambiental, com redução do consumo de emulsões e menor emissão de partículas para o ar, bem como o recurso a um sistema de separação de óleos.
A elaboração de Catálogos multilingue, Material Publicitário e Publicidade em revistas técnicas as capacidades da empresa na oferta deste novo produto e serviço, assim como o Site Interativo que revelou ser uma ferramenta fundamental na fidelização dos clientes, contribuindo para a maximização da receita da empresa.
A realização de Missões de prospeção a países com enorme potencial de negócio para a VIDRIMOLDE inseriram-se na estratégia de apoio à internacionalização e reforço comercial e marketing da empresa.
Testemunho
Segundo Ricardo Ferreira, Gerente da Vidrimolde, “O PREVITEC permitiu a modernização dos processos de fabrico e de gestão da Vidrimolde, estando hoje preparada para enfrentar de forma constante e muito competitiva os mercados internacionais.
Até 2009 o seu volume de vendas nunca tinha ultrapassado dois milhões de Euros e as exportações eram residuais. No final de 2012 só as suas exportações atingiam praticamente 3 milhões de Euros.
Actualmente a Vidrimolde está presente em mercados tão diversos como Espanha, Rússia, Angola, Norte de África e América do Sul".