Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Primeira Campanha Europeia de Informação Pública lançada em Lisboa

21.11.2014
  • Europa

A Representação da Comissão Europeia em Portugal apresentou, no dia 20 de novembro, a campanha "União Europeia: trabalhamos para si", em Lisboa.

Campanha "União Europeia: trabalhamos para si"
Campanha "União Europeia: trabalhamos para si"

Síntese

Esta campanha vai ser lançada em 6 países e vai explicar aos cidadãos como a União Europeia (UE) contribui para o crescimento económico e para a criação de emprego em cada um dos estados membros.

No dia 28 de novembro vai para o ar em Portugal e vai incluir 6 spots televisivos e anúncios em imprensa, cada um irá ilustrar um exemplo com base na realidade do país na qual a ação da UE está a fazer a diferença.

Vai ser também lançada uma plataforma online com uma lista com mais de 80 projetos e programas sobre inovação apoiados pela União Europeia.

Carlos Moedas considera importante que se comunique melhor a relevância do projeto europeu e o seu valor real para os cidadãos europeus.

Esta campanha de informação centra-se em como a UE investe para melhorar o empreendedorismo e inovação empresarial em Portugal, bem como para desenvolver o emprego jovem e para dinamizar a economia local.

 

Campanha "União Europeia: trabalhamos para si"

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, lança em Lisboa a primeira Campanha Europeia de Informação Pública, que visa explicar aos cidadãos como a União Europeia contribui de forma concreta para fomentar o crescimento económico e criar emprego em cada um dos Estados Membros através de políticas e projetos financiados pelo orçamento da UE.

Esta campanha será lançada em seis países-piloto, indo para o ar em Portugal a 28 de novembro. Vai incluir seis spots de TV específicos e anúncios na imprensa, cada um deles, a ilustrar um exemplo com base na realidade do país no qual a ação da UE está a fazer a diferença. Será também lançada uma plataforma em linha (http://www.trabalhamosparasi.eu) com uma lista de mais de 80 projetos e programas (sobre inovação, infraestruturas, educação, saúde pública…) apoiados localmente pela UE.

O Comissário Europeu da Investigação, a Ciência e a Inovação, Carlos Moedas, sublinhou: “A União Europeia está a trabalhar para nós. Mas precisamos de comunicar melhor a relevância do projeto europeu e o seu valor real para os cidadãos europeus. Estou confiante que a Comissão Juncker dará um novo impulso a esta questão. Pela minha parte, farei todos os esforços nesse sentido ao enfatizar, em particular, a relevância da investigação, ciência e inovação para a recuperação económica sustentável da União Europeia, bem como a nossa qualidade de vida.”

Desde o início da crise financeira, a UE tem sido o principal investidor em Portugal. Com um novo orçamento global de 21 mil milhões de euros alocados ao país para o período de 2014-2020, a UE pretende contribuir para diminuir o desemprego que continua a afetar um em cada seis portugueses e mais de um em três jovens no país.

Esta campanha de informação centra-se, assim, na forma como a UE investe para melhorar o empreendedorismo e a inovação empresarial em Portugal, bem como para desenvolver o emprego jovem e para dinamizar a economia local, sobretudo graças à partilha de I&D entre o mundo académico e empresarial.

O UPTEC, Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (uptec.up.pt), representa neste âmbito uma ilustração concreta da ação da UE. Em menos de sete anos de existência, o UPTEC contribuiu para desenvolver uma verdadeira economia de conhecimento no norte do país, apoiando 187 projetos de negócio e contribuindo para criar mais de 1 200 empregos qualificados na região do Porto.

Para apoiar esta campanha, e porque uma imagem vale mais que mil palavras, os artistas portuenses Frederico “Draw” Soares Campos e Nuno “Third” Príncipe Palhas, criaram uma instalação artística a ilustrar três histórias de empresas apoiadas pelo UPTEC. As obras de arte estarão disponíveis ao público em geral a 20 e 21 de novembro, no Torreão Nascente do Terreiro do Paço, em Lisboa.

 

Contactos:

Susana Dutra
T: 93 541 95 73
sdutra@gci.pt

 

Isabel Freire
T: 93 555 02 71
ifreire@gci.pt