Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Prioridade à moda nacional

23.12.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Apoiado pelo COMPETE, o projeto “Portuguese Fashion News” promove o sector têxtil e o que de melhor se faz a nível nacional, valorizando a sua imagem a nível internacional.

Portuguese Fashion News
Portuguese Fashion News

1.       Síntese

O projeto “Portuguese Fashion News” visa essencialmente chamar a atenção do tecido empresarial do sector têxtil para novas formas de promover a necessidade e a importância da inovação, criatividade e internacionalização, como fatores críticos de sucesso, mas também a de promover o nosso sector têxtil e o que de melhor se faz a nível nacional, valorizando a sua imagem a nível internacional.

Para tal são várias as ações incluídas no projeto assim como as instituições mobilizadas e empresas da Região Centro e o Pólo de Matosinhos ou de Vila Nova de Famalicão, de entidades parceiras, pela preparação dos eventos com intervenientes no Norte do País e pela coordenação geral do projeto.

 

2.       Enquadramento no COMPETE


2.1 Sistema de Apoio a Acções Colectivas

O projeto “Portuguese Fashion News 2014 – 2015” compreende atividades desenvolvidas por duas entidades parceiras:

  • a Associação Selectiva Moda;
  • e o CENIT - Centro de Inovação Tecnológica.

Inserido no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto envolveu um investimento elegível de 2.223.296 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 1.778.637 euros.

 

2.2 Testemunho | Manuel Serrão, Administrador Executivo

“O apoio do COMPETE foi e é imprescendível para levar a cabo a realização de todas as ações do Portuguese Fashion News e assim permitir chamar a atenção do tecido empresarial português para as novas necessidades do sector têxtil para enfrentar os desafios nos próximos anos.”

 

3.       Ações

  • Fóruns de Tendências Tecidos

Em 2014 foram realizados dois Fóruns de Tendências Tecidos, com o primordial objetivo de disseminar a utilização de tecidos inovadores, em alternativa aos tecidos tradicionais e de fraca produtividade. Pela importância que a inovação vem assumindo, nas suas várias vertentes, este Fórum adquire uma crescente importância em cada edição, por dar a conhecer as principais tendências e a inovação introduzida nos tecidos, que se reflete nas cores, nos materiais e nas combinações e padrões apresentados, bem como nas suas caraterísticas e desempenho ao nível produtivo.

  • Fóruns de Confeção

Já no que diz respeito aos Fóruns de Confeção estiveram patentes a permanente inovação das confeções portuguesas e a forma como se tem posicionado internamente e nos mercados internacionais. Neste âmbito, foram apresentadas as principais tendências, designadamente pela via da incorporação de design e moda nos produtos, com o objetivo de demonstrar a sua importância como fatores de competitividade na indústria. Foi feita a difusão das relações das empresas portuguesas com players internacionais, destacando a importância da internacionalização.

  • Fórum de Novos Talentos e Concurso de Novos Criadores

A rebeldia e a juventude entram neste projeto através do Fórum de Novos Talentos e Concurso de Novos Criadores. Através destas ações é possível desenvolver a interação entre os jovens talentos da área da moda e os fabricantes nacionais de tecidos e acessórios que cederam gentilmente a matéria-prima, contribuindo assim para o potenciar da capacidade criativa destes jovens.

Apresentados em vários pontos do país, quer através da exposição do Fórum Novos Talentos quer através de desfiles, os coordenados desenvolvidos por estes jovens criadores são alvo de avaliação de um júri que incorpora membros internacionais, que resulta no apuramento de um conjunto de finalistas candidatos ao Concurso Novos Criadores, cujo vencedor ganha a possibilidade de desfilar no Portugal Fashion.

Na 1.ª edição de 2014, após várias etapas de avaliação, obteve-se o seguinte resultado:

1.º Lugar – Pilar Pastor com tecidos Somelos – Escola Profissional Cenatex

2.º Lugar – Gonçalo Peixoto com tecidos A. Têxtil de Serzedelo – Escola Profissional Cenatex

3.º Lugar – David Pinto com tecidos Gierlings Velpor – Universidade da Beira Interior

  • iTechstyle Innovation Business Forum

O iTechstyle Innovation Business Forum, realizado em parceira pela Associação Selectiva Moda e o CITEVE, tem o seu enfoque na promoção dos têxteis técnicos. Este evento contribuiu para abrir portas à indústria nacional, para aplicar, desenvolver e adaptar as suas produções, para incorporar as tecnologias mais inovadoras no que se refere aos materiais e produtos tecnológicos. O trabalho desenvolvido ao nível da aplicação da inovação tecnológica de produtos têxteis a outras áreas como o Desporto, a Casa ou o Ambiente, recolheu já resultados relevantes, que merecem ser incrementados e aprofundados.

Os eventos contemplam exposições e demonstrações das funcionalidades dos têxteis técnicos e tertúlias sobre a inovação têxtil, que vieram reforçar a crescente importância dos têxteis técnicos com aplicação noutros sectores de atividade. Procura-se essencialmente estabelecer o networking entre os diversos agentes do sector Têxtil, do Vestuário e dos Têxteis Técnicos e agentes de sectores correlacionados, aproximando os detentores de ideias e conceitos inovadores e potenciais investidores, apoiando o desenvolvimento de novos negócios.

  • Porto Fashion Film Festival

O Porto Fashion Film Festival foi uma das grandes novidades de 2014, não só no projeto, mas também em Portugal. A nível internacional os filmes de moda estão na “moda” e as marcas portuguesas de vestuário têm que acompanhar este crescimento. Muito se comunicam marcas através de vídeos promocionais, que contam uma “estória” e envolvem os consumidores com a marca. Sobe o mote “Procura-se melhor filme de moda português” foram muitos os filmes a concurso divididos entre as categorias de Filmes de Moda de Autor e Filmes de Moda de Marca. Depois da análise aos mais de cem filmes a concurso, foram 6 os filmes distinguidos.

Leia o artigo: “Capturado o melhor filme de moda português”.

 

 4.       Links

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.