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Produtores portugueses de vinho apostam no mercado norte-americano

21.03.2012
  • Economia

2012 vai ser o grande ano dos vinhos portugueses nos Estados Unidos, porque corresponde a uma grande aposta de todas as instituições encarregadas da promoção do vinho.

O setor tem estado a crescer sobretudo graças às exportações, que tendem a aumentar e, enquanto grande parte do país se debate com a crise, este setor está de boa saúde.

As vantagens dos vinhos portugueses estão na diferença de ter castas únicas ao país, e uma boa relação preço-qualidade.

As exportações de vinho português para os Estados Unidos têm crescido continuamente, com bom acolhimento da crítica especializada, consumidores e produtores de vinhos.

Vinhos Verdes investem maior orçamento de sempre em promoção nos EUA

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) iniciou, a 20 de março, em Nova Iorque, a maior campanha promocional de sempre nos Estados Unidos.

Dos 3,4 milhões de euros de orçamento para este ano, 775 mil, ou seja, 22 por cento, vão ser investidos nos EUA, maior consumidor externo de Vinho Verde, com vista a manter a trajetória de crescimento recorde das exportações.

Em busca de novas oportunidades de negócio, para fazer face à tendência recessiva do mercado nacional, 21 produtores, em representação de 75 marcas, vão estar na capital financeira mundial a mostrar um produto único no Mundo

O mercado norte-americano representa já 16 por cento das exportações de vinho verde e é por esse motivo a maior aposta da CVRVV no que respeita a ações de promoção para 2012, à frente de Portugal, que absorve 18 por cento – 603 mil euros – do orçamento global. A instituição pretende consolidar a curva de crescimento que se tem verificado nos últimos 10 anos nos EUA, destino de quase quatro milhões de litros de vinho verde em 2011, o que representa mais de oito milhões de euros de volume de vendas.

Nos EUA, o verde tem um concorrente temível: o vinho branco italiano, com características que o aproxima do vinho verde e é, sem dúvida, o maior concorrente mundial. Mas a relação entre a qualidade e o preço será uma das razões para, hoje em dia, não serem apenas as comunidades portuguesas a consumir vinho verde.

Depois dos Estados Unidos, a CVRVV segue para o Canadá, onde promoverá, dia 23, um seminário e uma prova de vinhos verdes, na cidade de Toronto. Esta missão é constituída por 12 produtores, com 44 vinhos diferentes, apresentando-se a importadores, distribuidores, media e consumidores finais, naquele que é o quarto mercado externo consumidor de vinho verde.

ViniPortugal investe 2,5 milhões na promoção dos EUA

A ViniPortugal vai, a partir de 2012, concentrar a sua ação num menor número de mercados, apostando nos Estados Unidos, onde vai investir anualmente 2,5 milhões de euros, e 1 milhão de euros no Brasil.

Com os recursos financeiros postos à disposição serão mais eficazes se reduzissem o número de países onde estão a intervir.

Como exemplo desta abordagem, note-se o investimento anual de 2,5 milhões de euros para promoção da imagem de Portugal, traduzida no slogan Wines of Portugal, nos Estados Unidos da América, seguindo-se o Brasil, com um milhão de euros.

Além destes mercados, as atenções da ViniPortugal vão concentrar-se em Angola, Reino Unido, Canadá, países nórdicos e Alemanha, adiantou.

Além de querer conhecer o que se passa nos outros mercados, como funcionam, qual o seu potencial de crescimento, a ViniPortugal quer igualmente observar as organizações congéneres de outros países, procurando "as melhores práticas".

Vão continuar a marcar presença nas grandes feiras internacionais, sendo ainda objetivo organizar "sobretudo grandes provas onde vão estar os importadores e as empresas portuguesas".