Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Produtos nacionais vão ser promovidos na maior feira mundial

19.10.2012
  • Pólos e Clusters

Divulgar os produtos e internacionalizar o sector agroalimentar português: este é o objetivo de 45 empresas nacionais e da Portugal Foods ao rumarem este fim-de-semana a Paris.
 

Logótipo
Logótipo

Portugal Foods leva empresas portuguesas a Paris

Ao PÚBLICO, Ondina Afonso, presidente da Portugal Foods, esclarece que o organismo tem como missão “apoiar as empresas”, através da inovação e da internacionalização, e abrir-lhes caminhos para encontrarem “negócios nos mercados externos”. Por isto, a feira parisiense apresenta-se como uma boa montra para expor o que melhor se produz em Portugal. No segundo dia de feira, a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristais, visita o salão e, especificamente, os stands da Portugal Foods no SIAL 2012.

A participação portuguesa representa um investimento de 220 mil euros, que serão financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Trabalho de continuidade De acordo com Ondina Afonso, a Portugal Foods atua em três eixos estratégicos: as feiras internacionais, onde tem marcado presença nos últimos meses, as missões empresariais, em que leva os empresários portugueses a apresentarem-se a investidores estrangeiros, e as missões inversas, resultantes de contactos que estabelecem com os próprios investidores, de modo a atraí-los a Portugal para conhecerem o que melhor se faz no país.

“Fazemos um estudo prévio de mercado e identificamos um leque de investidores” que encaixam no perfi l dos produtos produzidos em Portugal, refere. A Portugal Foods procura abrir caminhos às empresas, encontrando-lhes mercados externos que possam explorar.

Questionada sobre os mercados prioritários detectados pelo organismo, aponta o Médio Oriente, onde irão em Novembro para a SIAL Middles East 2012. Este mercado “tem um espaço muito interessante” e “há já empresas a trabalhar lá”, assinala a responsável.

Como parte da estratégia de inovação, a Portugal Foods desenvolve parcerias com universidades portuguesas, para que estas desenvolvam “estratégias de aplicabilidade prática, nas áreas da agroalimentar, da tecnologia alimentar, entre outras”. O objetivo é que o conhecimento produzido possa reverter para a melhoria do mercado português.

In: Público