Da primeira avaliação de candidaturas ao National Technology Transfer Initiative in Portugal (PTTI), foram aprovadas pela Agência Espacial Europeia (ESA), pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e um conjunto de reconhecidos peritos na área espacial e na área de negócio, duas de oito propostas para Provas de Conceito e Demonstradores para transferências de tecnologia espacial para setores não espaciais.
As propostas vencedoras foram apresentadas pela Critical Software e pela DEIMOS Engenharia, para Demonstradores dirigidos ao setor automóvel e a aplicações civis, respetivamente.
No âmbito deste concurso para financiamento de projetos, está prevista uma segunda avaliação, dirigida a empresas portuguesas que trabalhem e desenvolvam tecnologias na área espacial, bem como a universidades e aos seus laboratórios de investigação, mas não exclusivamente, cujo prazo de submissão de candidaturas termina a 1 de Março de 2013.
A ESA disponibiliza no seu website uma lista exaustiva de tecnologias, bem como dá acesso aos dados de Observação da Terra que recolhe e armazena, que poderão ser o ponto de partida para futuras transferências de tecnologia ou desenvolvimento de aplicações terrestres a partir de informação recolhida por tecnologias espaciais. Estes recursos podem ser acedidos em http://www.esa.int/Our_Activities/Technology/IP_for_commercialisation e https://earth.esa.int. Todas as candidaturas e pedidos de informação poderão ser dirigidos a ptti@ipn.pt ou acedendo ao site do programa: http://ptti.ipn.pt.