Suggestions

Give us your opinion

Programa de Internacionalização de PME - Get Out 2014 / 2015

23.07.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

O Get Out 2014, programa de internacionalização de PME levado a cabo pela ANJE já iniciou o período de inscrições nas missões empresariais agendadas. Cabo Verde, Canadá e Indonésia são três mercados previstos no calendário de ação do projeto que pretende fomentar a presença das empresas portuguesas fora de portas.

O Get Out 2014, programa de internacionalização de PME levado a cabo pela ANJE com o cofinanciamento do COMPETE, já iniciou o período de inscrições nas missões empresariais agendadas. Cabo Verde, Canadá e Indonésia são três mercados previstos no calendário de ação do projeto que pretende fomentar a presença das empresas portuguesas fora de portas.
 
África, América, Ásia e Oceânia são as portas de entrada abertas aos empresários pela tríade de destinos confirmados, até à data, no projeto Get Out 2014. Com vista à prospeção ou entrada em mercados estrangeiros, ao crescimento de volume de negócios, à consolidação da posição no mercado ou ao reposicionamento em segmentos de maior valor acrescentado, os empresários nacionais têm, nesta iniciativa, uma oportunidade para levar os seus produtos e serviços além-fronteiras.
 
Cabo Verde, nação historicamente ligada a Portugal e membro dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, será o palco para o encontro de empreendedores lusófonos. A iniciativa dá o mote para uma ação de internacionalização, onde serão identificadas e debatidas novas oportunidades de negócio a concretizar entre empresários portugueses, congéneres locais e, inclusive, oriundos de outros países de expressão lusa.
 
No continente americano, o Get Out 2014 tem paragem prevista no Canadá. Responsável pela ocupação de grande parte do território da América do Norte, o Canadá é uma das maiores economias mundiais e apresenta uma ligação económica e política de grande proximidade com os Estados Unidos da América. Agricultura, Energia e Indústria são três dos setores com grande relevância na economia nacional e com oportunidades a explorar pelos players nacionais.
 
A Indonésia afirma-se como uma nação transcontinental, situada entre Ásia e Oceânia, que tem na Indústria, nos Serviços e na Agricultura as suas principais forças económicas. Membro do G20, grupo das principais economias mundiais, a Indonésia apresenta ainda uma forte herança cultural que tem impulsionado o crescimento do setor turístico. No entanto, nesta atividade os indonésios mostram ainda alguma carência de infraestruturas que permitam explorar o potencial do arquipélago, oportunidade que pode ser aproveitada por empresas portuguesas.
 
Para registar a sua intenção de participação nas ações de internacionalização do Get Out 2014, as empresas portuguesas devem apresentar uma situação económico-financeira equilibrada (de autonomia financeira não inferior a 15%) e a situação regularizada face à administração fiscal, à segurança social e às entidades pagadoras de incentivos. A juntar às condições referidas estão ainda requisitos de âmbito territorial e setorial.

Fonte:ANJE