A participação, aberta tanto a profissionais de restauração como ao público em geral, decorre até dia 31 de maio de 2015, sendo que as candidaturas podem ser apresentadas no portal portugalsoueu.pt, seguindo-se o processo de seleção acompanhado por um júri especializado. Na etapa decisiva vão estar os 12 candidatos (6+6) que demonstrem mais talento na execução e numa prova sensorial.
O Prémio “Menu Refeição” é dirigido aos setores da Restauração, Bebidas e Alojamento com restauração, e integra obrigatoriamente uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e bebidas. A sua confeção deve integrar pelo menos seis produtos com selo “Portugal Sou Eu”.
O Prémio “Menu Petisco” destina-se ao grande público com gosto pela temática da gastronomia, e é composto por uma entrada, ou prato principal e uma bebida. Devem ser utilizados, no mínimo, dois produtos aderentes ao programa.
Trata-se uma excelente oportunidade para os chefs anónimos mostrarem os seus dotes culinários, bem como de os chefs profissionais realçarem toda a qualidade/criatividade dos seus pratos de autor.
Depois dos Produtos e Artesanato, o “Portugal Sou Eu” alargou, recentemente, a área de intervenção aos setores do Comércio, Serviços e Restauração, reconhecendo assim o seu contributo e importância para a economia nacional.
A implementação do estatuto “Estabelecimento Aderente” e, agora, do prémio “Menu Portugal Sou Eu”, permite que as empresas dos setores da Restauração, Bebidas e Alojamento com restauração, adiram a uma rede de estabelecimentos aderentes de atividade comercial e de restauração e promovam os valores da portugalidade, criando receitas e menus “Portugal Sou Eu”, como elemento diferenciador. Com estas iniciativas pretende-se também incentivar a procura de produtos com o selo “Portugal Sou Eu”, um dos grandes objetivos do programa.
O "Portugal Sou Eu" tem financiamento do programa COMPETE e é gerido por um órgão operacional, formado pela Associação Industrial Portuguesa-Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI), Associação Empresarial de Portugal (AEP), Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, IP, a quem compete coordenar este mesmo órgão.
|