A ANEMM – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas, em parceria com a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, está a colaborar na preparação de uma Missão Empresarial ao Brasil, Estados do Sergipe - Aracajú e do Ceará - Fortaleza, para o período de 27 de Setembro a 7 de Outubro de 2011. Esta Missão enquadra-se no âmbito do Projecto EXPORT+, promovida pela AIDA, aprovado ao abrigo QREN e que contará com a participação de empresas associadas da ANEMM.
Com a realização do Campeonato do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos, visualizam-se fortes investimentos por parte do Estado, concretamente nos Estados do Sergipe e Ceará, em infra-estruturas e turismo que perspectivam oportunidades de negócios, únicas, para as empresas industriais, salientando-se os sectores de construção, obras públicas, serviços e comunicações.
Nesta região do Nordeste, tem sido implementada uma política de desenvolvimento económico, que tem criado uma importante abertura para negócios e investimentos de empresas do sector electromecânico. Assim, Sergipe detém potencialidades nos sectores de Petróleo, Gás, Industria Extractiva, Construção Civil e Naval. No estado do Ceará perspectivam-se potencialidades ao nível do sector de construção civil, energias renováveis, turismo, agronegócio e destacam-se os grandes projectos em desenvolvimento nomeadamente o complexo Industrial e Portuário do Pecém (Siderurgia, refinaria, central termoeléctrica) e a linha férrea transnordestina.
A realização da missão que contará com o o apoio logístico do EBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Aracajú, da FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, CIN – Centro Internacional de Negócios e da Câmara Brasil Portugal, em Fortaleza, criará sinergias e mais valias ao coincidir com a realização do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, a decorrer em Fortaleza, no período de 3 a 6 de Outubro. Assim os participantes que integram a delegação empresarial, terão oportunidade de reunir, não só com as empresas brasileiras aí presentes, mas também com os representantes dos países de Língua Portuguesa.