Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projecto MobiPag | Iniciativa Nacional para Pagamentos Móveis

02.04.2013
  • I&DT

Efetuar pagamentos móveis com uma tecnologia 100% nacional é agora possível graças a um consórcio de empresas portuguesas. Chama-se MobiPag e foi promovido pelo Centro de Excelência em Desmaterialização de Transacções (CEDT), que reuniu um conjunto de empresas e entidades cientificas para criar a solução.

Mobipag
Mobipag

O MobiPag será apresentado este mês na Universidade do Minho, estando previstas ações de apresentação e demonstração, incluindo um workshop e um projeto piloto que será testado em três sessões e servirá igualmente para avaliar a eficiência da plataforma.

Piloto de pagamentos móveis na Universidade do Minho

O piloto MobiPag inclui um conjunto diverso de pagamentos móveis que serão demonstrados e avaliados em diversos espaços do Campus de Azurém, da Universidade do Minho, durante o mês de abril de 2013.

Aos participantes serão disponibilizados telemóveis com NFC (Near Field Communication=Comunicação por Aproximação) e com a aplicação MobiPag instalada. Isto irá permitir realizar diversas operações de pagamento em pontos de venda espalhados pelo Campus.
Durante o piloto MobiPag serão testados diversos cenários de utilização de dinheiro eletrónico, concretamente:

  1. Pagamento de bens e serviços nos bares
  2. Compra e validação de títulos de transporte/senhas de refeição
  3. Obtenção e utilização de um cupão de desconto

Projeto

O Mobipag é um projeto Mobilizador apoiado pelo COMEPE  no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico envolvendo um investimento de 2.121 mil euros correspondendo a 1.495 mil euros de incentivo FEDER.

O projeto MobiPag visa o desenvolvimento de uma solução de desmaterialização de pagamentos com utilização dos dispositivos móveis pessoais como terminal de pagamento automático que seja inter-operável entre os vários agentes financeiros e de comunicações móveis nacionais, e passível de ser adotada universalmente pelos acquirers, merchants e lojistas.

Ao nível do desenvolvimento tecnológico, estão envolvidos na tecnologia a Portugal Telecom, Wintouch, Cardmobili, Multicert e Creativesystems, Universidade do Minho, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto Superior Técnico. No que diz respeito ao acompanhamento do negócio, a MobiPag tem o envolvimento das três operadoras móveis, SIBS (que gere a rede Multibanco), CTT e banca – Millennium BCP, BES, BPI e Caixa Geral de Depósitos – MasterCard Europa e Visa Europa.

A plataforma inovadora está já também preparada para ser exportada e utilizada em diferentes países, integrando as diversas tipologias de equipamentos móveis adotadas em cada um deles.
 
O principal objetivo desta plataforma "é reduzir cada vez mais a utilização do dinheiro, substituindo as notas e moedas, e diminuir os custos das transações eletrónicas através da utilização de infraestruturas wireless", explicam os seus criadores.
 
Além disso, "a tecnologia desenvolvida é totalmente segura, com sistemas de autenticação, e pode ser utilizada em dispositivos e softwares diferentes, acessíveis em qualquer lugar", estando já preparada para "viajar" até outros países e adaptar-se às suas realidades.