Realizou-se, no passado dia 25 de Março de 2009, na EXPONOR, a Sessão de Assinatura de Contratos entre a AICEP e as associações empresariais promotoras dos Projectos Conjuntos de Internacionalização aprovados para 2009, no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME.
O Gestor do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, Nelson de Souza, iniciou a sessão com uma apresentação global dos projectos recentemente aprovados ao abrigo dos Sistemas de Incentivos às Empresas do QREN.
No seu conjunto foram aprovados, 29 projectos que envolvem um incentivo público (FEDER) de 19 milhões de euros, para um total de investimento elegível superior a 40,5 milhões de euros.
São projectos de diferentes fileiras, sendo a fileira Casa a mais representativa em número de projectos aprovados (8),, envolvendo um investimento elegível de 14,5 milhões de euros. Os sectores Alimentar e o das Máquinas, com 5 projectos cada. O investimento elegível é de, respectivamente, 1, 69 milhões de euros; 18,04 milhões de euros; 3,65 milhões de euros e 2,56 milhões de euros.
Segundo Nelson de Souza, o objectivo é chegar a 2011 com um acréscimo das exportações de 888 milhões de euros. Trata-se de um crescimento médio de 7% em relação à situação actual. "Por cada euro investido em promoção esperamos obter uma rentabilidade de 22 euros de acréscimo das exportações a partir de 2011", concluiu.
Estas acções de promoção no exterior, maioritariamente correspondentes a participações colectivas em feiras internacionais e a missões comerciais, abarcam 45 mercados externos e envolvem um universo de 1.247 empresas, na sua esmagadora maioria PME.
Seguiu-se a cerimónia de assinatura de contratos entre a AICEP e as associações presentes no evento, sendo que a sessão contou ainda com uma intervenção do Presidente da AEP, José António Barros, anfitrião do evento, cabendo o encerramento ao Ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho.