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Projeto ACTOR 2 - Apostar na Certificação das empresas TICE organizadas em Rede

27.05.2014
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

O Projeto ACTOR 2 objetiva apoiar a qualificação e certificação das empresas do setor e dos seus profissionais com vista à promoção da competitividade.

Enquadramento

A atividade principal da certificação em normas internacionais do setor TICE consiste na criação e adequação de processos e boas práticas internacionais para o setor. A implementação destes normativos é, assim, uma abordagem inovadora, com vistas ao aumento da qualidade, organizando com eficiência e eficácia todos os recursos e meios existentes nas organizações através de um sistema de gestão específico e com finalidades específicas, no caso do projeto ACTOR II: desenvolvimento de software, serviços em tecnologias da informação e segurança da informação.

O Projeto ACTOR 2 consolida a posição de liderança da Inova-Ria no apoio à qualificação e certificação de PMEs do setor TICE, tendo nos últimos anos através de projetos que desenvolveu como o ACTOR apoiado a implementação nas empresas de 52 projetos de certificação nos mais relevantes referenciais internacionais de qualidade para o setor TICE.

O Projeto ACTOR 2 objetiva apoiar a qualificação e certificação das empresas do setor e dos seus profissionais com vistas à promoção da competitividade.

 

Apoio COMPETE

O projeto ACTOR II - Apostar na Certificação das Empresas TICE Organizadas em Rede, é um projeto apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME.

O projeto envolve um Investimento elegível de 1.702 mil euros que corresponde a um Incentivo FEDER de 847mil euros.

 

Testemunho

Segundo Marlos Silva,Coordenador de Projetos da Inova-Ria e responsável pelo ACTOR 2, "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE e do IAPMEI, cujas equipas técnicas com grande grau deprofissionalismo apoiam a execução deste projeto nas suas vertentes técnica e financeira, possibilitando a implementação das ações previstas com grande relevância e impacto para as empresas do setor TICE e para a economia nacional".

 

Projeto

Liderado pela Inova-Ria, o ACTOR 2 tem como objetivo a qualificação de empresas TICE em vários referenciais de qualidade contribuindo para a melhoria da sua competitividade.

 Referencias da Qualidade

» ISO 20000: Sistemas de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação

O referencial ISO 20000 permite verificar se uma organização emprega as melhores práticas de Gestão de Serviços de Tecnologias de Informação, de acordo com a respetiva avaliação independente externa com base numa norma oficial, realizada por uma organização de auditoria autorizada, em Portugal: APCER, LUSAENOR, BVQ, SGS, entre outras, acreditadas pelo IPQ - Instituto Português da Qualidade.

A implementação desta norma permite às organizações implementar requisitos de qualidade para fornecedores do setor de Tecnologia da Informação, proporcionando parâmetros para a gestão de negócios, abrangendo processos e boas práticas, que auxiliam na redução de riscos, melhoria da comunicação, aumento da produtividade e redução de custos.

O foco da norma é o apoio e a melhoria da qualidade dos serviços de Tecnologias de Informação, tendo por objetivos: obtenção dos requisitos, de clientes e do mercado, através de uma gestão dos serviços baseada na adoção de processos integrados; medir a compreensão do que se designa por boas práticas, objetivos, benefícios e possíveis problemas dentro do sistema de gestão.

 

» ISO 27001: Sistema de Gestão da Segurança de Informação

O referencial ISO 27001 estabelece uma nova forma de lidar com a informação, consolidando um conjunto das melhores práticas da gestão de segurança da informação. A implementação da mesma consubstancia-se num Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

A norma ISO/IEC 27001 (evolução da antiga BS 7799-2:2002) certifica as organizações em termos de gestão de segurança da informação. A certificação demonstra que estas organizações possuem um sistema de gestão que protege a sua informação com mecanismos de controlo adequados às suas necessidades e realidades, verificados por uma entidade externa devidamente acreditada pelo IPQ - Instituto Português da Qualidade. Através da avaliação e gestão do risco este sistema procura garantir a continuidade de negócio e diminuir o impacto de eventuais incidentes de segurança.

Uma organização ao ser certificada em termos de Gestão da Segurança da Informação obtém, além de outros, os seguintes benefícios:

- Credibilidade comercial;

- Redução de custos de incidentes;

- Cumprimento de leis e regulamentos;

 

» IT Mark

Norma internacional de referência no setor TICE, com os vetores de implementação: Negócio, Segurança e Desenvolvimento, com foco na:

- Melhoria de processos de desenvolvimento de produtos e serviços

- Melhoria de outros processos críticos da organização: negócio e segurança

- Baixo custo e rápida implementação da melhoria

- Filosofia de qualidade

- Reconhecido internacionalmente (America Latina, Iberia, Austrália, Europa do Leste,  etc)

 

» CMMI: Capability Maturity Model Integration

CMMI é o modelo de certificação e melhoria de processo para empresas de software mais utilizado a nível mundial. É uma abordagem de melhoria de processos que pode ser usada para orientar a melhoria dos processos de um projeto, um departamento, ou mesmo uma organização inteira.

Com uma grande associação à engenharia de software, o CMMI foi generalizado ao longo dos anos para abraçar outras áreas de interesse, tais como o desenvolvimento de produtos de hardware, a entrega de todos os tipos de serviços e as aquisições de produtos e serviços. O CMMI possui 3 âmbitos de certificação:

-CMMI for Development (Desenvolvimento)

-CMMI for Services (Serviços)

-CMMI for Acquisitions (Aquisições)

Destas intervenções resultará melhoria de processos, aumento de eficiência organizacional, gestão e retenção do conhecimento, segurança da informação, melhoria da qualidade dos produtos e serviços, aumento da produtividade e competitividade, e visibilidade nos mercados.

 

Entidades que participam no projeto: