As missões realizadas pela AIDA ocorrem no âmbito do Procjeto APEX - Apoio à Promoção da Exportação das PME, apoiado pelo COMPETE. Este projeto apoia a internacionalização das empresas da região de Aveiro tendo como público-alvo as empresas dos diversos sectores de atividade da região.
A AIDA pretende com este projeto:
- Incentivar e promover a competitividade das PME da Região de Aveiro através do aumento da produtividade, flexibilidade e da capacidade de resposta e presença ativa nos mercados internacionais;
- Promover e realizar ações coletivas de prospeção, reforço e consolidação em mercados externos, de acordo com a manifestação de interesse das empresas envolvidas;
- Promover o aumento das exportações, de forma sustentada, para os mercados alvo do presente projeto;
- Apoiar as PME a encontrar estratégias adequadas para entrada nos mercados internacionais tendo em conta as suas especificidades e oportunidades;
- Aproximar a procura da oferta, através de iniciativas junto de potenciais importadores de produtos portugueses, facilitando a entrada das empresas nos mercados externos;
- Promover, junto das PME, fatores de competitividade voltados para a exportação e para a criação de produtos e de valor acrescentado, sustentados na inovação e no empreendedorismo.
Hoje a AIDA realiza o seminário de encerramento do APEX, intitulado: “Internacionalização das PME - Desperte e aumente o potencial da sua empresa”, com entrada gratuita.
A AIDA realiza e implementa planos de ação, articulados em torno de projetos financiados no âmbito do SI Qualificação e Internacionalização de PME e cujo principal objetivo visa, por um lado, reforçar, consolidar e aumentar as exportações das empresas tradicionalmente exportadoras e, por outro, estimular o processo de internacionalização pela mobilização e entrada de novas empresas exportadoras, com potencial exportador.
O Projeto APEX, desenvolvido no âmbito do QREN, para o ano de 2012, teve como objetivos desenvolver e realizar ações de apoio às empresas da Região de Aveiro nos seus processos de internacionalização, em concreto no aumento das suas exportações, no alargamento da base exportadora da região e na diversificação dos mercados de destino, promovendo, por esta via, a sua competitividade, nomeadamente a capacidade de resposta e presença ativa nos mercados que foram do projeto, a saber: Angola, EUA, Marrocos, Brasil, Moçambique, México e Cabo Verde.