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Projeto ASAP: Agile Sales Platform

03.03.2015
  • Compete , Incentivos às Empresas
  • I&DT

Trata-se de uma plataforma direcionada a utilizadores de negócio da área de marketing e vendas das seguradoras para construção rápida e autónoma de ofertas comerciais de seguros tendo em conta diversos canais e dispositivos de distribuição, minimizando a dependência da área de IT e potenciando o alinhamento com as exigências do mercado.

1. Síntese

O projeto ASAP (Agile Sales Platform) visa o desenvolvimento de uma plataforma que permita às seguradoras serem mais ágeis, seguindo uma abordagem "Customer Centric" no processo de venda de seguros e proporcionando aos seus departamentos comerciais a autonomia necessárias para irem de encontro às necessidades do mercado.

O projeto ASAP visa dar resposta a dois grandes problemas:

1)    Desalinhamento entre produtos técnico-atuariais e necessidades do cliente. Os produtos de seguros definidos pelas seguradoras são neste momento padronizados quando cada vez mais os consumidores exigem produtos desenhados para as suas necessidades específicas.

2)    "Time-to-Market" longo no lançamento de ofertas comerciais. O processo de lançamento de ofertas comerciais é bastante moroso, envolvendo normalmente o desenvolvimento de programas de software específicos por cada produto. Esta falta de agilidade tecnológica das Seguradoras acarreta custos significativos, sendo responsável por uma parte da lentidão da indústria, devido à incapacidade para responder em tempo útil às necessidades do negócio.

Neste sentido, o projeto ASAP é uma plataforma direcionada a utilizadores de negócio da área de marketing e vendas das seguradoras para construção rápida e autónoma de ofertas comerciais de seguros tendo em conta diversos canais e dispositivos de distribuição, minimizando a dependência da área de IT e potenciando o alinhamento com as exigências do mercado.

 

2. Testemunho do Promotor

Segundo Jorge Miranda, Managing Director da msg life iberia “este projeto é uma forte aposta da empresa na criação do conhecimento necessário à criação de um produto diferenciador. O ASAP permitiu também desenvolver a tecnologia indispensável para imediatamente serem construídos novos produtos, com que já nos estamos a posicionar em diversos mercados.

Para competirmos nos mercados mais exigentes a inovação é fundamental, sendo os custos de I&D elevadíssimos. O financiamento do COMPETE foi fundamental para construirmos as bases sólidas em que pretendemos assentar o futuro da empresa.”

 

3. Enquadramento no COMPETE

> Sistema de Incentivos

Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto ASAP envolve um investimento elegível de cerca de 700 mil euros, correspondendo a um incentivo aproximado de 403 mil euros. 

 

4. Descrição do Projeto

Por forma a dar resposta aos desafios enunciados anteriormente, o projeto ASAP tem os seguintes objetivos que se concretizarão numa plataforma de software para as seguradoras:

  1. Definir um Modelo de produto independente, por linha de negócio, que permita albergar as diferenças entre múltiplos sistemas de definição de produtos e linhas de negócio.
  2. Criar uma Ontologia de seguros multilinha de negócio que permita o foco no cliente através da integração de várias linhas de negócio, criando e classificando conceitos comuns às várias linhas de negócio. Será necessário criar mecanismos de partilha de conceitos, bem como a criação do conceito de "proteção" que permita alinhar as necessidades dos clientes com os produtos da seguradora.
  3. Desenvolver um Construtor de ofertas comerciais integrando várias linhas de negócio com sugestão de proteções. Será necessário definir padrões de usabilidade associados a conceitos de negócio de seguros, para que o sistema possa sugerir quais os componentes e comportamentos apropriados para determinada operação de negócio/dispositivo/canal, maximizando a reutilização e simplificando trabalho do utilizador.
  4. Desenvolver um Modelador de usabilidade multidispositivo e multicanal (Fluxos de ecrã e customização) num ambiente único para suporte a múltiplas tecnologias, partilhando conceitos de negócio, componentes visuais (modelos e componentes), derivando adaptabilidade necessárias para cada tecnologia, e se necessário gerando código.
  5. Conceber um Pipeline de Publicação de ofertas comerciais de forma ágil e sem intervenção de IT, implementando um "pipeline" de criação, configuração, teste e distribuição com apenas "um click".
  6. Implementar um “Deployment Pipeline” por vista a conseguir a industrialização do processo de desenvolvimento e lançamento.

 

5. Resultados Alcançados

O projeto decorre até junho de 2015 mas de momento foram já alcançados resultados promissores nos vários objetivos.

Um primeiro protótipo da plataforma foi desenvolvido e testado internamente, e um segundo encontra-se em testes no terreno numa seguradora Americana.

Estes protótipos já possuem grande parte das ferramentas da plataforma, nomeadamente:

  • Construtor de ofertas comerciais.
  • Modelador de usabilidade.
  • Publicador de ofertas comerciais.
  • Ilustrador de propostas.
  • Dashboard de ofertas comerciais.

A utilização destas ferramentas apoiadas na metodologia de trabalho da empresa, permitem que o tempo até ao mercado de uma nova oferta comercial seja drasticamente reduzido quando comparado com a abordagem tradicional que envolve muitas vezes a realização de projetos à medida para essa nova oferta.

Parte nuclear do projeto e da plataforma é o modelo de produto independente que permite de forma dinâmica interoperar com os sistemas de definição externo, potencialmente de ramos de negócio distinto, com vista à construção de ofertas comerciais multi-ramo.

Esta camada de integração e o respetivo modelo de produto irão ser apresentados num artigo científico na conferência IS 2015 Information System 2015, a realizar em março.

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem