1. Síntese
O projeto ASAP (Agile Sales Platform) visa o desenvolvimento de uma plataforma que permita às seguradoras serem mais ágeis, seguindo uma abordagem "Customer Centric" no processo de venda de seguros e proporcionando aos seus departamentos comerciais a autonomia necessárias para irem de encontro às necessidades do mercado.
O projeto ASAP visa dar resposta a dois grandes problemas:
1) Desalinhamento entre produtos técnico-atuariais e necessidades do cliente. Os produtos de seguros definidos pelas seguradoras são neste momento padronizados quando cada vez mais os consumidores exigem produtos desenhados para as suas necessidades específicas.
2) "Time-to-Market" longo no lançamento de ofertas comerciais. O processo de lançamento de ofertas comerciais é bastante moroso, envolvendo normalmente o desenvolvimento de programas de software específicos por cada produto. Esta falta de agilidade tecnológica das Seguradoras acarreta custos significativos, sendo responsável por uma parte da lentidão da indústria, devido à incapacidade para responder em tempo útil às necessidades do negócio.
Neste sentido, o projeto ASAP é uma plataforma direcionada a utilizadores de negócio da área de marketing e vendas das seguradoras para construção rápida e autónoma de ofertas comerciais de seguros tendo em conta diversos canais e dispositivos de distribuição, minimizando a dependência da área de IT e potenciando o alinhamento com as exigências do mercado.
2. Testemunho do Promotor
Segundo Jorge Miranda, Managing Director da msg life iberia “este projeto é uma forte aposta da empresa na criação do conhecimento necessário à criação de um produto diferenciador. O ASAP permitiu também desenvolver a tecnologia indispensável para imediatamente serem construídos novos produtos, com que já nos estamos a posicionar em diversos mercados.
Para competirmos nos mercados mais exigentes a inovação é fundamental, sendo os custos de I&D elevadíssimos. O financiamento do COMPETE foi fundamental para construirmos as bases sólidas em que pretendemos assentar o futuro da empresa.”
3. Enquadramento no COMPETE
> Sistema de Incentivos
Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto ASAP envolve um investimento elegível de cerca de 700 mil euros, correspondendo a um incentivo aproximado de 403 mil euros.
4. Descrição do Projeto
Por forma a dar resposta aos desafios enunciados anteriormente, o projeto ASAP tem os seguintes objetivos que se concretizarão numa plataforma de software para as seguradoras:
- Definir um Modelo de produto independente, por linha de negócio, que permita albergar as diferenças entre múltiplos sistemas de definição de produtos e linhas de negócio.
- Criar uma Ontologia de seguros multilinha de negócio que permita o foco no cliente através da integração de várias linhas de negócio, criando e classificando conceitos comuns às várias linhas de negócio. Será necessário criar mecanismos de partilha de conceitos, bem como a criação do conceito de "proteção" que permita alinhar as necessidades dos clientes com os produtos da seguradora.
- Desenvolver um Construtor de ofertas comerciais integrando várias linhas de negócio com sugestão de proteções. Será necessário definir padrões de usabilidade associados a conceitos de negócio de seguros, para que o sistema possa sugerir quais os componentes e comportamentos apropriados para determinada operação de negócio/dispositivo/canal, maximizando a reutilização e simplificando trabalho do utilizador.
- Desenvolver um Modelador de usabilidade multidispositivo e multicanal (Fluxos de ecrã e customização) num ambiente único para suporte a múltiplas tecnologias, partilhando conceitos de negócio, componentes visuais (modelos e componentes), derivando adaptabilidade necessárias para cada tecnologia, e se necessário gerando código.
- Conceber um Pipeline de Publicação de ofertas comerciais de forma ágil e sem intervenção de IT, implementando um "pipeline" de criação, configuração, teste e distribuição com apenas "um click".
- Implementar um “Deployment Pipeline” por vista a conseguir a industrialização do processo de desenvolvimento e lançamento.
5. Resultados Alcançados
O projeto decorre até junho de 2015 mas de momento foram já alcançados resultados promissores nos vários objetivos.
Um primeiro protótipo da plataforma foi desenvolvido e testado internamente, e um segundo encontra-se em testes no terreno numa seguradora Americana.
Estes protótipos já possuem grande parte das ferramentas da plataforma, nomeadamente:
- Construtor de ofertas comerciais.
- Modelador de usabilidade.
- Publicador de ofertas comerciais.
- Ilustrador de propostas.
- Dashboard de ofertas comerciais.
A utilização destas ferramentas apoiadas na metodologia de trabalho da empresa, permitem que o tempo até ao mercado de uma nova oferta comercial seja drasticamente reduzido quando comparado com a abordagem tradicional que envolve muitas vezes a realização de projetos à medida para essa nova oferta.
Parte nuclear do projeto e da plataforma é o modelo de produto independente que permite de forma dinâmica interoperar com os sistemas de definição externo, potencialmente de ramos de negócio distinto, com vista à construção de ofertas comerciais multi-ramo.
Esta camada de integração e o respetivo modelo de produto irão ser apresentados num artigo científico na conferência IS 2015 Information System 2015, a realizar em março.
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apoiamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
|