Entidade promotora
A MPTOOL – ENGENHARIA E PRODUÇÃO DE MOLDES, LDA, promotora deste projecto, é uma empresa recentemente criada (2008) no seio do Grupo VANGEST, grupo que dispõe de uma oferta integrada de toda a cadeia de valor de um produto, desde o design à engenharia, passando pela prototipagem rápida e “Rapid Manufacturing” até a produção de componentes para sectores específicos, de que as indústrias aeronáutica, “Engineering & Tooling”, automóvel e a embalagem, são exemplos.
Com a criação da MPTOOL, os principais sócios/accionistas do Grupo VANGEST decidiram apostar numa nova fase de aprofundamento da estratégia central do grupo, procurando alargar a sua actuação a novas áreas da cadeia de valor dos moldes como solução para a captação de mais clientes e de projectos de maior dimensão e importância, sempre na perspectiva do fornecimento de soluções integradas ao mercado global.
A MPTOOL tem, como orientação estratégica, as suas actividades centradas na produção de moldes de grande dimensão, até 45 toneladas, uma tipologia de produtos onde o Grupo VANGEST não possuía até ao momento capacidades de produção próprias.
Molde de Grandes dimensões para o sector automóvel
Com um volume de exportações actual superior a 90% do que produz, este Grupo iniciou a sua actividade em Janeiro de 1986 com a constituição da MOLIPOREX, SA, por iniciativa do empresário Eng. Carlos Oliveira.
Cerca de 80% das vendas do grupo VANGEST, onde a MPTOOL está integrada, dirigem-se à fileira automóvel, sendo que a quase totalidade das restantes são registadas nos sectores da electrónica, electrodomésticos, embalagem, aeronáutica, entre outros.
No caso concreto da MPTOOL, LDA, os seus produtos correspondem essencialmente a moldes de grande dimensão enquadrados nas tecnologias de fabrico de moldes para injecção mono e bi-material, com incidência num conjunto de aplicações/componentes automóveis.
Para suportar as suas actividades, o Grupo VANGEST mantém protocolos e participa ou participou em projectos de investigação e desenvolvimento com instituições do SCT.
É neste contexto, que a MPTOOL tem procurado definir e implementar uma estratégia que tenha em conta o reforço dos seus factores competitivos, nomeadamente através da criação de conhecimento. De facto, a MPTOOL, desde a sua criação, optou por se especializar numa “tipologia de moldes” diferenciada e que se caracteriza pela forte integração tecnológica e elevado valor acrescentado.
Descrição do projecto
A fundamentação para a oportunidade da criação deste núcleo de I&DT, identificado pelo acrónimo BIG09 - Ferramentas de Grandes Dimensões - resulta da necessidade de desenvolvimento de modelos indutores de inovação tecnológica e está assente num plano de actividades estruturado em 6 subprojectos. De facto, a nova unidade empresarial posicionar-se-á num nicho de alto valor acrescentado do sector das ferramentas de grandes dimensões para moldação por injecção, assumindo, especificidades de: Desenvolvimento de processos tecnológicos de fabrico a alta velocidade com cinco eixos em máquinas com 8 metros de curso longitudinal; Sistemas de gestão operacional; Mecanismos de controlo de produção, que se assumem, no seu conjunto, como os factores estratégicos/ tecnológico/ operacionais de suporte à corrente proposta de Núcleo.
De salientar que a MPTOOL resulta da participação societária da empresa 3DTECH e MOLIPOREX do Grupo VANGEST (que têm, no panorama de I&DT do sector, demonstrado forte dinâmica e efectivo portefólio), assumindo estas, por um lado, a transição das suas estruturas metodológicas e certificações de I&DT e, por outro, a disponibilidade de um conjunto de quadros, de elevada experiência e competência, para suporte da estratégia de I&D da MPTOOL, onde se insere, obviamente, o corrente Núcleo. Refira-se, também, que o resultado final do projecto será desenvolvido por toda a empresa, e por todo o conjunto de empresas do grupo VANGEST, que participarão com contribuições nas várias actividades de acordo com as necessidades em cada momento, conseguindo-se assim um efeito multiplicador na geração de conhecimento ao mesmo tempo que se contribui para a auto-motivação dos participantes.
Apoio
O projeto, apoiado pelo Compete, no âmbito das Competências internas de I&DT - Núcleos de I&DT, envolveu um investimento Elegível de 412.411,11 euros correspondendo um Incentivo de 164.964,44 euros.
Objectivos do projecto
Os desafios que se colocam actualmente à MPTOOL implicam, como grande objectivo, a aposta em modelos de desenvolvimento inovadores.
O modelo de desenvolvimento baseado em recursos intensivos deu lugar a um modelo de conhecimento intensivo, através duma aposta clara na inovação de processos, produtos e organização, tendo presente que os novos equipamentos são parte integrante da capacidade tecnológica e dão suporte à generalidade dos projectos de I&DT. Um equipamento é um bom indicador de capacidade tecnológica mas está longe de ser o mais relevante.
A extensão da cadeia de valor, a montante e a jusante, implica um enfoque superior no produto final do cliente e nas características do seu sistema produtivo e obriga a uma profunda alteração na organização interna e na carteira de competências da oferta da empresa. Esta estratégia permite um claro progresso para áreas de maior valor acrescentado, de maior complexidade e precisão e mais protegidas de uma competição baseada no preço.
Dum modo resumido e numa perspectiva macro/estratégica, poder-se-ão definir os objectivos específicos do Núcleo em:
I. Desenvolvimento da fresagem a cinco eixos em simultâneo de materiais endurecidos com maior precisão e produtividade;
II. Monitorização de trabalhos de Prototipagem de grandes dimensões;
III. Operacionalidade de um sistema integrado a utilizar por todas as secções da empresa, que permita, em tempo real, o integral conhecimento das cargas/rentabilidade dos equipamentos, custos, perdas, ganhos, índices de subcontratações, padrões de qualidade e indicadores diversos, de todos os Moldes e Obras realizadas;
IV. Um dos mais ambiciosos objectivos e nova funcionalidade desenvolvida, foi permitir o processo colaborativo no projecto de moldes;
V. Aumento do valor acrescentado da actividade da empresa;
VI. Aumento da Competitividade;
VII. Suporte tecnológico para as novas áreas estratégicas que estão previstas implementar;
VIII. Melhoria da Qualidade dos serviços/produtos produzidos;
IX. Incorporação de tecnologias não convencionais de fabrico às ferramentas de produção em série;
X. Vigilância sobre novas oportunidades de incorporação de I&D na estrutura da empresa;
Tarefas desenvolvidas
A MPTOOL apresenta, no corrente quadro, um formato de intervenção estruturado em 6 subProjectos fortemente tecnológicos mas, também, de expressivas características operacionais que, na convicção do promotor, permitiram consubstanciar elevados índices de optimização tecnológica e rentabilidade inerente, de um vasto conjunto de equipamentos e processos implementados na empresa.
Os 6 subProjectos abordados, no âmbito da actividade do Núcleo são:
I. Desenvolvimento de processos tecnológicos de fabrico a alta velocidade com cinco eixos;
II. Gestão cientifica-tecnológica, dos conteúdos e áreas de acção estratégica, do Pós-Projecto BIGProto;
III. Sistema de Planeamento de Trabalho e Monitorização: Este Projecto refere-se ao desenvolvimento e implementação de um sistema integrado de planeamento, controlo de custos e gestão de qualidade;
IV. Engenharia Simultânea: Ao longo dos últimos anos têm surgido diversas plataformas de Engenharia Simultânea que ofereceriam o tão desejado desenvolvimento integrado e paralelo de projectos. No entanto, após um extenso estudo de mercado, percebe-se que as actuais plataformas não são pensadas para pequenas e médias empresas;
V. Algoritmos de Orçamentação de Moldes: O Núcleo desenvolveu algoritmos que, em conjunto, possam ser utilizados para sistematizar o processo de orçamentação de um molde de grandes dimensões;
VI. Vigilância Tecnológica: A Vigilância Tecnológica, refere-se às responsabilidades, que foram afectas à equipa do Núcleo, de pesquisa de oportunidades tecnológicas, promoção de novas parcerias de I&D, participação em feiras e eventos da especialidade e compilação/caracterização de soluções, na perspectiva da identificação das mais valias associadas versus estado da arte dos sistemas a implementar na promotora.
Testemunho
Segundo António Selada, responsável pelo gabinete de IDI do Grupo VANTEST, que integra seis núcleos de IDI certificados pela norma 4457, este projecto só foi possível com o apoio do Compete, constituindo o primeiro passo da nova fase de desenvolvimento do Grupo VANGEST e, em particular, da MPTOOL, afirmando-se como um projecto fundamental neste processo, não apenas pela capacidade intrínseca de produção que traz ao Grupo, mas acima de tudo pela integração que a sua actividade permite com as outras empresas do seu universo.
As competências próprias, o conhecimento que foi gerado e a existência de uma cultura de melhoramento contínuo, permitiram encarar a actividade perfeitamente enquadrada com o grau de exigência dos sectores industriais considerados prioritários.
De facto, a estratégia em termos de inovação da empresa incorpora em si uma resposta às ameaças actuais, nomeadamente, o aumento de competências por parte dos concorrentes (de baixo custo), a deslocalização do mercado cliente para a Ásia e a conjuntura económica internacional desfavorável.
Em termos nacionais, é de referir a participação da MPTOOL no Pólo de Competitividade “Engineering & Tooling” (inserido nas estratégias de Eficiência Colectiva do QREN), como membro da associação Pool-net que gere o Pólo “Engineering & Tooling”.