O projeto “Internacionalização da Organização StonePT – Marca da Pedra Portuguesa”, promovido pela VALORPEDRA, associação Cluster das Pedras Naturais, insere-se na Estratégia de Eficiência Coletiva preconizada por este Setor de atividade.
O projeto visa promover a Marca StonePT – que consiste numa assinatura que distingue a Pedra Portuguesa de todos os produtos da concorrência, recorrendo à utilização de selos e certificados independentes e credíveis - a nível internacional para o reconhecimento da Pedra Portuguesa como um produto contemporâneo de qualidade.
Enquadramento
Atualmente, porque a oferta é muita e está muito disponível, os produtos em Pedra Portuguesa terão de ser capazes de se afirmarem e captarem a atenção dos clientes, terão de fazer parte do grupo de influenciadores, serem confiáveis e facilmente identificados através de uma MARCA, a sua identidade - a STONEPT. A afirmação da marca StonePt só é possível se alicerçada em ações de comunicação que lhe confiram visibilidade, notoriedade e relevância.
Foi nesta base que se desenhou o projeto em perfeita articulação com os investimentos já realizados anteriormente no setor das Rochas Ornamentais em matéria de internacionalização, bem como com o Projeto Ancora n.º1 do Plano de Ação da EEC do Cluster da Pedra Natural.
Marca StonePT
Para além do reconhecimento internacional da Pedra Portuguesa, o projeto pretende ajudar a alcançar o reconhecimento internacional de todas as empresas associadas à Marca StonePT, funcionando como uma plataforma impulsionadora de uma estratégia de marketing comum em que, mais do que competirem entre si, as empresas terão uma base forte de imagem e de credibilidade para competirem com as outras empresas estrangeiras.
Com efeito, a credibilidade que se pretende que a StonePT venha a ter, como marca de qualidade de referência em Portugal e no Mundo e como garantia de confiança das empresas portuguesas, só será conseguida se for divulgada junto dos players de mercado que fazem realmente a diferença. Por isso, foi necessário que a Organização StonePT (uma estrutura organizativa de elevada flexibilidade e capaz de transmitir credibilidade técnica, científica e com aplicabilidade no mercado moderno), alicerçada a este projeto, estivesse presente e se mostrasse com uma imagem atrativa e moderna nos locais onde são tomadas as grandes decisões estratégicas do mercado da pedra, nomeadamente toda a Europa, China, Estremo Oriente, Estados Unidos da América e Brasil.
Iniciativas do Projeto
O projeto envolveu um conjunto de iniciativas que tornaram a Marca StonePT visível nos mercados da procura, que valorizaram a Pedra Portuguesa e potenciaram novas relações com os clientes da Pedra Portuguesa. Destacam-se as participações nas maiores feiras internacionais do setor; a presença nas redes sociais e outros meios digitais de comunicação com informação regular e atualizada de acordo com a imagem e a identidade da Marca; a criação de vários suportes de comunicação alicerçados em mensagens de produto e de marca; a presença em congressos internacionais de maior relevância nas áreas da arquitetura ou do setor, a organização de workshops dirigidos à sociedade de prescritores e grupos influenciadores de utilização de Pedra Natural, abrangendo também a componente académica nacional, que permitiram comunicar tecnicamente com os prescritores e outros grupos influenciadores da utilização de Pedra Natural e promover o reconhecimento da marca StonePt ao nível académico; e a divulgação internacional das empresas do setor com uma imagem associada à qualidade da Pedra Natural Portuguesa.
Certificação StonePT
|
Com base em critérios exigentes e bem definidos, a StonePT certifica as características físico-mecânicas, vitais para os correctos tipo de aplicação e dimensionamento de cada tipo de pedra. Esta certificação não incide sobre um tipo de pedra em geral, mas sim sobre as pedras (em qualquer forma que sejam vendidas) transformadas pela empresa.
A certificação de produtos é um instrumento que permite aos fabricantes demonstrarem de uma forma imparcial e credível a qualidade, a fiabilidade e as performances dos seus produtos na medida em que:
• reforça a confiança dos clientes; • faz a diferença face aos concorrentes; • aumenta a competitividade através da redução dos custos da não qualidade; • reforça a imagem da empresa; • facilita o acesso a novos mercados; • permite evidenciar o cumprimento de requisitos regulamentares.
O uso da marca de certificação de produto StonePT possibilitará às empresas o uso de uma nova linguagem para comunicarem tecnicamente com os seus clientes, dando-lhes a confiança necessária e mostrando-lhes um sistema de controlo funcional e próximo da realidade do sector que necessariamente os fidelizará, mostrando que a pedra natural portuguesa é sinal de liderança. Tudo isto contribuirá inevitavelmente para o crescimento económico do país em geral e do sector da pedra em particular.
|
Apoio COMPETE
O projeto Internacionalização da Organização StonePT – Marca da Pedra Portuguesa, promovido pela Valor pedra mereceu o apoio do COMPETE, no âmbito das Acções Colectivas, envolvendo um investimento elegível no valor de 521.312,50€ e um incentivo FEDER de 364.918,75€.
Entidades envolvidas no projeto
Em sede de candidatura, foi previsto o envolvimento de PME’s, tendo-se verificado que, globalmente, o projeto envolveu a participação de cerca de 500 empresas (associadas da VALORPEDRA, ASSIMAGRA, ANIET e CEVALOR), em ações de divulgação das atividades do projeto, de difusão de “outputs”, entre outras.
Testemunho
Segundo Miguel Goulão, um dos coordenadores responsáveis e Presidente da Valorpedra, "este projeto só foi possível com o apoio do COMPETE, possibilitando a geração de um setor altamente sustentável e cujo trabalho tem vindo a ser continuamente reconhecido".