O objetivo estratégico do Projeto Ilumina é reposicionar o sector de iluminação português.
Através de uma estreita colaboração com os centros de design e de desenvolvimento, dos segmentos de preço para os segmentos de Valor, onde a imagem, a identidade e o sentimento de pertença possuem um papel distintivo.
O “ilumina” é uma iniciativa da AEP com o apoio do COMPETE no âmbito das Acções Colectivas que contou com um investimento de elegível no valor de 527 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 369 mil euros.
Este Projeto aborda a competitividade do sector da Iluminação pela via mais inovadora e atual procurando posicionar o Sector da iluminação português por via do conhecimento do Mercado e pelo desenvolvimento de produtos valorizados pelo cliente.
Neste projeto participam a Lighting Living Lab de Águeda (LLL) e Cluster Habitat Sustentável, que visam promover a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações na área de iluminação e da construção, para melhorar a sua eficiência energética e para criar novas oportunidades de mercado. Estas entidades são parceiros que têm como principal objetivo garantir a inclusão de atores que permitam a realização de iniciativas na área da Inovação que permitam o desenvolvimento de Produtos mais adequados às tendências da procura e com maior valor para o mercado.
Pela natureza coletiva das ações verifica-se que os resultados a atingir vão melhorar a imagem do sector numa vertente global. A promoção e divulgação da imagem das empresas do sector de iluminação portuguesas, que abrange um conjunto alargado de empresas portuguesas com competências complementares neste domínio, terão como estrutura de suporte as seguintes atividade no apoio à sua internacionalização:
- Investigação - através do desenvolvimento de Parcerias Responsáveis, orientadas para a transferência de Conhecimento Estratégico entre as Universidades e as PME´s, do sector da Iluminação;
- Design - apoiando o desenvolvimento de uma oferta global e integrada constituída por pacotes de gama alargada;
- Marketing - com a montagem de uma rede de informação sobre mercados tecnologias e financiamentos que permita identificar apoiar a definição de estratégias sólidas de penetração em novos mercados;
- Internacionalização - Criação de uma estratégia de promoção junto dos mercado alvo que melhore a notoriedade do sector da Iluminação, assim como do reposicionamento do sector em mercados de maior diferenciação.
O projeto está focado na Promoção da competitividade do sector da Iluminação como um todo, procurando elevar o potencial competitivo das PME, pela sua maior fragilidade, mas sem excluir o envolvimento de empresas de maior dimensão, sem qualquer fator discriminatório, nomeadamente o sectorial.
Saiba mais: http://ilumina.aeportugal.pt/