O projeto inTRAIN - Investigação e Desenvolvimento de Componentes para Interiores Ferroviários, que se encontra em fase de conclusão, desenvolveu e integrou todo o interior de um comboio suburbano numa mockup à escala real, para validação das soluções desenvolvidas, demonstrador do know-how e das capacidades tecnológicas dos consorciados, no sector ferroviário. A criação de sinergias de trabalho entre as empresas participantes – collaborative work – permite um enorme potencial de spin-offs para projectos decorrentes do conceito desenvolvido.
O principal objetivo do inTRAIN é a concepção de um interior ferroviário para um comboio suburbano, focada na integração de materiais e tecnologias eco eficientes, user-friendly e com Design inovador.
Formalmente o interior da carruagem caracteriza-se por uma linguagem emotiva e fluida, inspirada nas formas orgânicas da natureza. O tecto apresenta uma artéria central integradora dos sistemas de iluminação baseado num conceito LED RGB que permite alterar a intensidade e cor da luz proporcionando diversos ambientes em função de variáveis como a luz natural, as condições climatéricas e a estação do ano, integra também o sistema de som e de distribuição de ar que se ramifica para os pilares das portas constituindo assim um pórtico de entrada.
O projeto aposta na utilização de materiais compósitos certificados para o fogo M2/F2 e em estruturas modulares com vista à fácil acessibilidade à estrutura primária da carruagem e consequentemente à sua fácil manutenção e substituição, tendo também como objectivo a leveza da solução final.
A principal inovação respeitante ao desenvolvimento dos bancos refere-se ao projeto/implementação de uma estrutura cantilever em compósito. No âmbito de sistemas de infotainment e som, foi desenvolvido um esboço inicial da interface visual, que transmite informações com várias características. Esta inferface será feita por painéis com ecrãs TFT e irá integrar o sistema de som, de forma a permitir transmitir diversos conteúdos audiovisuais.
O inTRAIN é um projeto integrador de custo e risco controlados com a possibilidade de retorno para alavancar outros projectos e investimentos. O projecto tem também como objectivo introduzir melhorias ao nível do I&D, organização, cooperação e gestão das empresas bem como estimular a sua presença no mercado internacional.
De referir que o projeto inTRAIN esteve presente na InnoTrans, em Berlim de 23 a 26 de Setembro de 2014, no stand ‘Portugal Railways’ que reuniu 16 empresas nacionais e duas internacionais do sector, representado com imagens do projeto e uma maquete à escala 1/10. O stand contou com a visita do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade e do Embaixador de Portugal em Berlim, Luís Almeida Sampaio.
|