O projeto «Stone Edge» assume que a arte, a arquitetura, o urbanismo, a gestão, o marketing, a engenharia e o empreendedorismo responsável, podem mudar Portugal, transformando mentalidades, empresas, espaços, relações e conquistando novos mercados globais. Assume também que as ideias fechadas em caixotes ganham bolor! Não acrescentam valor! É Preciso mostrá-las, partilhá-las. Trazê-las para fora da caixa, transformando-as em soluções.
O «Stone Edge» é um projeto desenhado para abrir horizontes para as empresas e estudantes. Desenvolve atividades para ajudar a aumentar a competitividade das PME e do setor das Pedras Naturais através da promoção do empreendedorismo e da criatividade, da partilha e disseminação de competências chave de gestão, do desenvolvimento organizacional e da identificação e fomento de Boas Práticas de Gestão da Inovação.
A inovação (particularmente nas Pequenas e Médias Empresas que caraterizam o tecido empresarial do setor das Pedras Naturais) constitui, hoje em dia, um fator chave de competitividade, capaz de incrementar o crescimento sustentado necessário à superação da crise económica, sendo, por isso, uma das preocupações centrais deste projeto.
«Stone Edge – Na crista da Pedra», no fundo, também procura aproximar escolas, (estudantes e professores) e empresas, com o apoio do tecido associativo e autárquico, tendo, até ao momento, ajudado a criar novas ideias e soluções específicas para as empresas e territórios, quer promovendo encontros de reflexão e partilha de ideias, quer desenvolvendo o concurso “Ideias de Pedra”.
No âmbito deste projeto foram promovidas mais de vinte reuniões de trabalho com empresas e entidades do ensino superior, 4 oficinas de competitividade, 4 tertúlias de inovação (em Borba, no Porto, em Alcobaça e Porto de Mós). Na aproximação entre empresas do setor com outras empresas, foram realizadas duas sessões de benchmarking e partilha de experiência – no âmbito do recém criado cluster «Portugal - Recursos Minerais».
Todos estes momentos foram essenciais para partilhar práticas de gestão e, acima de tudo, para perceber as novas condições de competitividade e inovação que existem no setor.
No âmbito do concurso “Ideias de Pedra” (uma das principais atividades deste projeto), foram realizadas 7 sessões de sensibilização de jovens estudantes universitários para a criação de ideias e de projectos inovadores neste sector (envolvendo cerca de 260 estudantes). Algumas destas sessões tiveram lugar em ambiente fabril (fábricas e pedreiras) com diferentes processos tecnológicos de extração e transformação da pedra natural, aproveitando estes momentos para dinamizar encontros informais e momentos de reflexão que confrontam pontos de vista distintos. Este esforço resultou na apresentação de 38 ideias inovadoras, que resultam do trabalho de cerca de 120 jovens estudantes com elevado potencial empreendedor, apoiados por 10 professores do ensino superior, oriundos de escolas de Évora, Lisboa, Leiria, Portalegre e Porto.
Neste concurso, pretendeu-se juntar jovens e seniores, especialistas e generalistas, empresários e estudantes de todos os ramos do conhecimento, facilitando o contacto entre empresas, universidades e autarquias, valorizando um dos melhores e mais sustentáveis recursos naturais que existe em Portugal: a pedra natural.
Através da realização de entrevistas e o preenchimento e análise de resultados de questionários, foram realizados dois estudos específicos sobre as condições de inovação e o potencial de empreendedorismo jovem e inovador neste setor. Estes trabalhos já estão em fase de finalização, podendo, no que se refere à inovação, referir que o padrão é muito coincidente com a realidade nacional, sendo as áreas mais debilitadas as do design, da cooperação para desenvolvimento e a ligação com o sistema universitário e de investigação científica.
No fundo, este projeto tem concretizado a oportunidade de desenvolver ideias de negócio e de percursos de vida, abrindo portas para futuras intervenções sobre os espaços públicos, utilizando a pedra natural, criando novos processos e produtos, bem como dinamizando a criação de carreiras profissionais mais criativas no sector dos Recursos Minerais.
|