Desde Janeiro de 2009, que a APICCAPS tem vindo a promover uma campanha de divulgação do calçado português nos mercados externos, para onde se destina mais de 95% da produção.
Enquadrado no âmbito do Plano Estratégico para a Indústria do Calçado 2007/2013, este projecto de promoção da imagem do calçado está articulado com outros projectos promovidos pela APICCAPS, e por outras infra-estruturas de apoio ao sector (designadamente Centro Tecnológico o Calçado de Portugal e Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado) e que incluem as áreas de inovação, numa abordagem sinérgica às ameaças e oportunidades.
Alicerçada no logótipo «Portuguese Shoes: Design by the Future», esta campanha assenta na nova imagem do calçado português, que é inspirada na iconografia típica portuguesa e tem por objectivos:
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Assegurar um novo reposicionamento estratégico de Portugal;
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Melhorar a imagem de marca da indústria portuguesa em geral e do calçado em particular;
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Alavancar o crescimento e desenvolvimento das empresas do sector;
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Colocar o calçado português na agenda mediática internacional.
Em termos comunicacionais, destacam-se os principais traços caracterizadores da indústria portuguesa do calçado, nomeadamente:
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É um sector que exporta mais de 90% da produção, tornando-se o mais internacionalizado da economia portuguesa e o que mais positivamente contribui para a balança comercial nacional;
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Portugal é um dos principais exportadores de calçado a nível mundial;
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É um sector que possui algumas das empresas tecnologicamente mais avançadas do mundo.
Envolvendo um investimento total de cerca de um milhão de euros com um financiamento de 70% do FEDER (através do COMPETE) esta campanha de comunicação, integra as seguintes acções:
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Feiras internacionais – merchandising (produção e a distribuição anual de suportes de comunicação diversos a sensivelmente 12.000 potenciais clientes do sector nos principais fóruns internacionais da especialidade)
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Reforço da presença na comunicação social da especialidade (produção, impressão e envio de informação devidamente actualizada (essencialmente estatísticas sobre a actividade do sector a um conjunto de revistas internacionais da especialidade; publireportagens; editoriais de moda)
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Marketing directo (Publicação de revista Portuguese Shoes; Produção e publicação de brochura/editorial de moda - Jovens Estilistas)
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Relações públicas (Kits de imprensa a líderes de opinião; Produção, publicação e envio de livro prestígio Portuguese shoes);
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Reforço da presença no ciberespaço (reformulação integral do site
www.portugueseshoes.pt ; produção de filme institucional, para visionamento no website da APICCAPS e no website portugueseshoes, no facebook e no youtube).