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Promoção externa «puxa» pelas exportações do sector do calçado

20.02.2012
  • Acções Colectivas

Não obstante o abrandamento generalizado das principais economias à escala mundial, a indústria portuguesa de calçado resistiu em 2011 e, segundo os dados do INE, as exportações aumentaram 16,2% para 1.507 milhões de euros. A promoção externa está, literalmente, a «puxar» pelas exportações.

Portuguese Shoes
Portuguese Shoes

Trata-se de um dos melhores desempenhos de sempre do sector. De Janeiro a Dezembro, o sector colocou no exterior 95% da sua produção (o equivalente a mais 75 milhões de pares) e chegou mesmo a mais de 130 países nos 5 continentes.

As exportações portuguesas de calçado estão a crescer em praticamente todos os mercados, em especial da União Europeia como Alemanha, França, Espanha e Holanda. Fora do espaço europeu, destaque para os bons desempenhos no Canadá, China, EUA, Japão, Países Árabes e Rússia.

O calçado português reforçou, ainda em 2011, o seu estatuto como produto que mais positivamente contribui para a balança comercial portuguesa, com um saldo positivo superior a mil milhões de euros no final do ano. Com efeito, em 2011, as exportações cresceram o triplo mais do que as importações (mais 5,7% para 541 milhões de euros).


Reforço investimento em 2012

Numa altura em que se antevê um ano de 2012 particularmente exigente para a esmagadora maioria dos agentes económicos à escala internacional, a indústria portuguesa de calçado está a reforçar, com o apoio do Programa Compete, a aposta no processo de internacionalização. O sector está a investir 11 milhões de euros numa mega-ofensiva promocional em mais de 30 países, que se traduzirá em dezenas de acções de imagem e na presença nos principais fóruns comerciais da especialidade.

Em 2012, mais de 100 empresas estão a participar em mais de 60 certames profissionais um pouco por todo o mundo. Em Março próximo, o sector investirá em 11 acções distintas no exterior, com destaque para a fortíssima presença na GDS, de Dusseldorf, e na MICAM, em Milão, ambas com mais de 70 expositores portugueses.

No essencial, são quatro os grandes objectivos para a realização desta ofensiva promocional: consolidar a posição relativa do calçado português nos mercados externos, diversificar o destino das exportações, abordar novos mercados e possibilitar que novas empresas iniciem o processo de internacionalização.

Realce para uma grande aposta nos mercados emergentes e com elevado potencial de crescimento para as empresas portuguesas como Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, Japão e Rússia.


Campanha «sexy» made in Portugal

No âmbito desta grande «operação de charme» à escala mundial, o sector português de calçado reforçou, igualmente, o investimento em acções de comunicação e imagem. Sob o lema “A indústria mais sexy da Europa” a campanha de 2012 revelará a excelência da oferta portuguesa. Tendo como pano de fundo a cidade do Porto, a aposta recaiu numa equipa totalmente portuguesa (fotografo, produtor, stylist, manequins, cabeleireiros e maquilhadores). Destaque para a presença de dois nomes fortes da moda portuguesa: a manequim Sara Sampaio e Kevin. Eles serão, em 2012, o rosto do calçado português nos mercados externos.

A Sara Sampaio, actualmente a residir em Nova Iorque, ganhou em 2011 os Globos de Ouro e os Fashion Awards. Nos últimos anos, para além de marcar presença em editoriais das mais famosas revista de moda do mundo (Vogue de Portugal, Espanha  e Índia,  Elle, Marie Claire, Biba e Wad França) protagonizou várias campanhas internacionais de revelo como Axe, Agatha Ruiz de la Prada, Blumarine, Replay Jens e Armani Exchange. Já Kevin Sampaio é o rosto de várias campanhas internacionais de referência como D´Squared2 e Macy´s e Boglioli. Para além da presença em, editoriais de revista de moda de todo o mundo, é uma presença assídua nos desfiles das grandes marcas intencionais como Armani, Bottega Veneta, Dior, Dolce & Gabana, Fendi, Gautier Versace, Trussardi,  entre outros.