Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

"Proteger Inovação": projeto apoia empresas no domínio da propriedade industrial

04.12.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Atividade inserida no programa Inovempreende, apoiado pelo COMPETE, o projeto "PI - Proteger Inovação", promovido pela Associação Industrial Portuguesa, teve como finalidade dinamizar a propriedade industrial nos distritos de Castelo Branco, Portalegre e Évora. 

 

Composto por quatro fases essenciais que envolveram centenas de agentes económicos e entidades do sistema científico e tecnológico, começou por elaborar um diagnóstico relativo ao conhecimento e recurso efetivo ao sistema, como forma de aferir as principais fragilidades no terreno.

Consequentemente e com base nos resultados obtidos foi produzido um conjunto de ferramentas didático promocionais em diversos tipos de suporte, com o objetivo de aproximar os seus destinatários do sistema da propriedade industrial, dando a conhecer as diferentes modalidades que o compõem e inerentes valias.

A fase seguinte foi pautada pela realização de vários eventos temáticos nos mencionados distritos, de acordo com as características evidenciadas pelos mesmos e necessidades mais prementes, detetadas no levanto inicial.

No “Dia da Inovação” organizado pela AIP-CCI e na sessão com o mesmo nome do projeto, foram apresentados os contornos da Rede de PI, aberta a todos os agentes com intervenção nas diferentes etapas do processo de propriedade industrial (entidades oficiais, empresas, criadores de marcas, designers, inventores, investigadores, agentes oficiais, marketeers, gestores de direitos, bolsa de transação de direitos) e debatido o presente e o futuro deste domínio em Portugal.

A área exposicional do evento representou justamente uma mostra desta importante vertente que a AIP-CCI quer ver crescer interagindo, sob o mote “Juntos Faremos Mais e Melhor!”.