O projecto Q Innovation, concluído em Maio de 2013, teve por missão consolidar a marca Q e deste modo aumentar a competitividade da Novadelta através do incremento da sua capacidade produtiva, da eficiência e eficácia da fábrica, das equipas e dos sistemas de informação, monitorização, controlo e gestão do conhecimento.
Envolvendo um conjunto de investimentos produtivos e imateriais , no montante de 12 milhões de euros, o apoio do COMPETE através do Sistema de Incentivos à Inovação, em cerca de 6 milhões de euros permitiu aumentar a dimensão e rapidez do investimento empresarial.
Alinhado com os princípios orientadores do negócio da Delta e os seus compromissos, este projecto assumiu um papel crucial para o desenvolvimento das áreas de competitividade críticas do negócio, nomeadamente, o aumento da capacidade produtiva para incremento da quota nacional e penetração em novos mercados (Espanha, França, Brasil e Angola), bem como conquista de novos segmentos de mercado (gourmet).
Este projeto atuou ao nível da inovação de processo, produto e controlo de qualidade, permitindo a criação do centro de investigação e controlo da qualidade da Delta, com ligação às entidades do sistema científico e tecnológico (SCT), como o IBET, UNIDEMI, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Évora, entre muitas outras. autonomizar a empresa relativamente ao processo de descafeinização (até à data subcontratado) através da instalação da primeira unidade, em Portugal, de extracção supercrítica de cafeína e aumentar a garantia e o período de Shelf Life permitindo o acesso aos mercados externos.
Este projeto criou fluxos de endogeneização do conhecimento gerado em projectos de I&DT e Inovação, realizados em parcerias com a rede de inovação da Delta, através do aumento da intensidade tecnológica dos quadros na Novadelta e do financiamento de programas de doutoramentos.