Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

QI2LEARN | Nautilus em parceria com a Universidade Católica aposta em tecnologia para a educação na Universidade

09.09.2014
  • Incentivos às Empresas
  • I&DT

Apoiado pelo COMPETE, o projeto teve como objetivo central produzir conteúdos digitais interativos para exploração em quadros interativos e em meios complementares de ensino e aprendizagem, nomeadamente no Ensino Superior.

Projeto QI2Learn
Projeto QI2Learn

1. Síntese


O Projeto QI2Learn teve como objetivo central produzir conteúdos digitais interativos para exploração em quadros interativos e em meios complementares de ensino e aprendizagem, nomeadamente no Ensino Superior.


As superfícies táteis disponíveis nos quadros interativos, smartphones, tablets, nos multi-touch all-in-one PC, estão cada vez mais difundidas e permitem a manipulação de objetos digitais, nomeadamente numa óptica de aprendizagem.


Em contexto académico, os conteúdos e a comunicação são cada vez mais suportados pelo multimédia que estimula a motivação e o envolvimento de uma geração “educada” pela imagem desde a mais tenra idade. Desta forma, torna-se pertinente o desenvolvimento de conteúdos educativos, para utilização em quadros interativos. A utilização de quadros interativos em contexto de aula permite o uso de ferramentas do próprio sistema para a construção de conteúdos durante a aula e a exploração de conteúdos interativos preparados externamente para a aula.


Os conteúdos produzidos no projeto QI2Learn foram desenvolvidos pelo consórcio constituído entre a Nautilus, líder do consórcio, e a Universidade Católica.


2. Enquadramento no COMPETE


2.1 Financiamento


Apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), o projeto “QI2LEARN - Quados Interactivos na Aprendizagem” envolveu um investimento elegível de 281.453,26 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 183.820,26 euros.


2.2 Testemunhos do promotor


> Nautilus

O apoio do COMPETE foi um fator essencial para a constituição de uma equipa multidisciplinar que teve como propósito o desenvolvimento do projeto. Este projeto teve como premissa a produção de conteúdos educativos, para utilização em quadros interativos, dirigidos a uma multiplicidade áreas científicas, pelo que foi necessário um investimento significativo em recursos humanos.

Adicionalmente, o desenvolvimento do projeto implicou a realização de pesquisa e de prospeção de mercado, cujo financiamento do COMPETE permitiu que fosse levada a cabo com rigor superior e de forma mais abrangente.


> Universidade Católica

O apoio Compete e da Nautilus foi uma oportunidade ...

A Carregar...