Apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, o projecto envolve um investimento de 1.461.651 mil euros correspondendo a 1.023.156 mil euros de incentivo FEDER.
1. Contexto
Nos últimos anos, a Indústria Portuguesa tem sido protagonista de um processo acelerado de modernização, fruto de investimento em equipamentos tecnologicamente avançados, melhoria da qualidade dos produtos e das empresas, e renovação gradual da qualificação dos recursos humanos, em especial com o aumento do número de quadros médios e superiores.
No entanto, os resultados em termos de produtividade e competitividade da nossa Indústria são travados pela falta de mão-de-obra qualificada para a indústria, factor estruturante que impede a aceleração do processo inovador na indústria nacional.
A RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, considera que este Projecto ajuda, a médio e longo prazo, a colmatar as dificuldades hoje sentidas na mobilização dos jovens para profissões industriais ao mesmo tempo que influencia todo o processo de formação a jusante, cativando jovens para optarem por uma formação superior na área da engenharia.
2. O Projecto
- Descrição
O "Pense Indústria 2020" é uma nova ideia, e uma nova proposta para alicerçar uma Indústria mais competitiva, baseada em pessoas jovens, adequadamente informadas, formadas e motivadas, enfim capazes de empreenderem o desafio do futuro português e europeu, plenamente integrados como cidadãos.
Assim, para além daquilo que já hoje é, o “Pense Indústria 2020” deverá evoluir para uma cadeia de projectos, orientada para a mobilização dos Jovens, dos seus educadores e das organizações empresariais, e apoiada na valorização do conhecimento científico, técnico e tecnológico, fornecendo novas ferramentas - processos e meios formativos - para o desenvolvimento da Formação e Qualificação Tecnológica, imprescindível para a melhoria da qualidade dos activos para a Indústria Portuguesa.
O projecto “Pense Indústria 2020” constitui-se como um projecto de sensibilização, destinado a familiarizar os jovens com materiais, equipamentos, e normas de trabalho relacionadas com um leque de profissões com vista a facilitar a escolha de uma área profissional ou tipo de profissão, ou “modalidade que visa a sensibilização, informação, orientação e a preparação dos formandos para a escolha de uma profissão ou projecto de formação”.
- Objectivos
O CITEVE já tem em marcha o projecto Pense Indústria 2020 e o objectivo, até Dezembro de 2012, é conseguir envolver 8 000 jovens.
O projecto “Pense Indústria 2020” constitui-se como um projecto de sensibilização, destinado a familiarizar os jovens com materiais, equipamentos, e normas de trabalho relacionadas com um leque de profissões com vista a facilitar a escolha de uma área profissional ou tipo de profissão, ou “modalidade que visa a sensibilização, informação, orientação e a preparação dos formandos para a escolha de uma profissão ou projecto de formação”.
- Promotores
Promovido pela RECET – Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal, o Pense Indústria 2020 tem como parceiros, para além do CITEVE, o CENTINFE, CATIM, CTIC, CTVC, CTCP e CEVALOR.
- Acções
A nova fase do projecto, que agora arranca e que se prolonga por dois anos, prevê que as sessões de sensibilização podem ter lugar nas instalações do CITEVE, como acontecia, mas também nas instalações das próprias escolas aderentes.
É por isso que o CITEVE, pretendendo ser um motor difusor de conhecimento, alarga as suas intervenções a escolas dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viana de Castelo, Vila Real e Viseu, para além do de Braga.
O projecto valoriza as componentes de demonstração de processos e tecnologias industriais em laboratório, complementadas com situações de contacto directo com a organização do trabalho e as actividades produtivas em empresas industriais.
- Palestras de Sensibilização
O Pense Indústria 2020 é uma forma de incrementar nos jovens um espírito crítico e criativo através das mais diversas técnicas, nas quais está sempre presente o conceito de “mostrar como se faz” para depois se poder “fazer”.
Esta actividade tem como principal objectivo fomentar nos jovens, do 2º ciclo, 3º ciclo e Secundário o gosto pela Indústria. A interacção com os jovens é feita através de sessões de sensibilização onde eles podem experimentar algumas tecnologias e falar sobre a actividade industrial, as profissões técnicas e as tecnologias inerentes.
A sessão decorre explorando uma variedade de temas sobre a Indústria como: Higiene e Segurança no Trabalho, Robótica, Ambiente e Energia, Modelação 3D, Empreendedorismo, Tecnologias Inovadoras aplicadas em Portugal e algumas mais.
Para algumas destas tecnologias são levados equipamentos para os alunos experimentarem tais como: uma máquina de moldar por pressão ou uma experiência com células de energia ou até um Robô Lego MindStorm programado por alunos.
Para uma equipa do Pense Indústria se deslocar a uma escola é necessário um número mínimo de 20 alunos. A participação no projecto é completamente gratuita.
Mas o enfoque das sessões de sensibilização vai sobretudo para duas actividades que têm tido muito sucesso junto dos jovens: o “Isto é uma Ideia” e o ”F1 in Schools”.
O concurso “Isto é uma Ideia”, desenvolvido em parceria com o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial, dinamiza a descoberta de jovens empreendedores com ideias inovadoras.
Neste concurso, jovens estudantes, com idades até aos 17 anos, foram desafiados a criar produtos inovadores e baseados nas novas tecnologias. O objectivo da iniciativa foi incentivar os jovens a desenvolverem ideias, sensibilizando-os para os direitos de autor, o direito intelectual e o combate à pirataria e à contrafacção.
Promovido pela RECET em parceria com os Centros Tecnológicos, o concurso premeia a criatividade dos jovens lançando-lhes o desafio de criar um produto novo e comercializável, simulando todas as fases do ciclo industrial, utilizando as novas tecnologias e os conhecimentos adquiridos nas sessões.
Este concurso tem também uma componente nacional, já que a equipa vencedora dentro de cada centro irá competir numa grande final em Lisboa com os restantes vencedores dos outros centros.
Em 2011 o projecto "PlaySafe" foi o vencedor da final do concurso "Pense Indústria - Isto é uma ideia", promovido pela Rede de Centros Tecnológicos de Portugal (RECET), com o apoio Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O “PlaySafe” é um sistema que monitoriza a posição de uma criança dentro de um determinado perímetro. Este sistema é composto por uma manta têxtil com um sensor de distância e uma pulseira electrónica, que é colocada na criança, e que emite alertas para um receptor através de comunicações sem fios, que avisa os pais através de vibração ou sistema de cores.
Ao proporcionar um maior controlo da localização das crianças, o “PlaySafe” poderá diminuir a ocorrência de acidentes infantis, permitindo uma maior segurança sem barreiras físicas.
Em 2008 o CITEVE também venceu o concurso nacional com o projecto “CORPOTEC”, uma capa para cadeiras que alerta para a má postura do utilizador.
A actividade “F1 in Schools”, que responde às condições estabelecidas no desafio mundial com o mesmo nome, consiste no desenvolvimento, por parte dos alunos e com recurso a software 3D, de carros de Fórmula 1 em miniatura, levando em conta conceitos como a aerodinâmica e o design. O passo seguinte é a criação da equipa, da estratégia de Marketing e toda a sua identidade visual.
Seguindo as regras de trabalho internacionais, os grupos constituídos por um máximo de 6 alunos necessitam de planificar e desenvolver um carro de formula 1 miniatura em balsa. O trabalho divide-se em várias fases:
- Criação da identidade da equipa
- Design e Aerodinâmica
- Modelação 3D
- Maquinagem
- Pintura
- Construção do portefólio
- Corrida
Cada escola terá direito a uma versão educacional do software de modelação tridimensional (Solidworks) para os alunos modelarem o carro.
O desafio tecnológico F1 nas escolas existe devido à crise vocacional nas áreas de engenharia nas escolas de todo o mundo. O CAD/CAM, CNC e sistemas virtuais são ferramentas comuns nas indústrias de manufactura, sendo por isso importante para os Engenheiros e Designers do futuro começarem a interagir com elas. Os jovens ao usar CAD/CAM, CNC e software de Realidade Virtual são capazes de conceber, testar, analisar e fabricar as suas próprias criações usando a última tecnologia.
O F1 nas Escolas permite aos estudantes experimentar os últimos desenvolvimentos na tecnologia de fabrico, nomeadamente:
- CAD (Computer Aided Design) encoraja os jovens a pensar, explorar e visualizar as suas ideias em três dimensões, usando funcionalidades como modelação complexas de curvas e representação de superficies, assim como representações ortográficas mais tradicionais.
- CAM (Computer Aided Manufacturing), para criar um ambiente onde os modelos CAD podem ser desenvolvidos e direccionados a processos automáticos de fabrico.
- CFD (Computational Fluid Dynamics), permitem que modelos virtuais de carros possam ser analisados, nas questões da eficiência aerodinâmica, e então modificados para melhorar a performance.
- VR (Virtual Reality), permitem processos e maquinações complexas, possam ser praticadas em tempo real e total segurança. Permitem que a maquinação CNC possa ser experimentada, mesmo que não existam máquinas.
- Sistemas de Video Conferência permitem os jovens resolver problemas ao vivo com profissionais, partilhem e desenvolvam trabalho on-line.
- Máquinas de CNC (Computer Numerically Controlled), permitem que processos de desenho CAD, possam ser manufacturados com grande grau de precisão e acabamento.
Através desta experiência directa com a tecnologia e processos necessários para completar este projecto, é esperado que mais estudantes sejam encorajados a explorar e prosseguir uma carreira no Design, Engenharia e Indústrias de fabrico.
- Resultados
A nível nacional, a iniciativa pretende chegar a 40000 alunos e a mais de 300 escolas. Recorde-se que este projecto visa transmitir aos jovens dos ensinos básico e secundário uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atractivo, através duma abordagem criativa que trata os temas relacionados com a indústria e com as profissões a ela ligadas de forma inovadora.