Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Quão avançado é o seu país no domínio digital? Novos dados revelam os avanços necessários para uma Europa digital

26.02.2015
  • Europa

Existem muitas oportunidades no mundo digital à espera de serem exploradas em benefício dos cidadãos e das empresas europeus. Desde fazer compras ou estudar em linha, a pagar contas ou utilizar serviços públicos através da Internet, a Web é a resposta se estiverem reunidas as condições adequadas.

É esta a conclusão do novo Índice de digitalidade da economia e da sociedade elaborado pela Comissão Europeia e apresentado a 24 de fevereiro de 2015. Os dados mostram que a relação dos países com o mundo digital varia em toda a UE e que as fronteiras continuam a ser um obstáculo à criação de um verdadeiro mercado único digital — uma das principais prioridades da Comissão Juncker.

O novo instrumento apresentado hoje oferece uma visão, por país, da conectividade (quão abrangente, rápida e acessível nos preços é a banda larga), das competências digitais, da participação em atividades em linha – desde ler notícias a fazer compras – e de como as tecnologias digitais fundamentais (como as faturas eletrónicas, os serviços em nuvem, o comércio eletrónico, etc.) e os serviços públicos digitais, tais como a administração pública e a saúde em linha, estão a ser implementados. Os dados remontam, na sua maioria, a 2013 e de 2014 e proporcionam uma panorâmica do nível de digitalidade da Europa, incluindo as classificações dos países mais avançados em matéria digital.

São estas as principais conclusões do índice de digitalidade da economia e da sociedade:

A experiência digital depende do país onde se vive — o desempenho varia entre os países do topo da classificação em matéria digital, como a Dinamarca (com uma pontuação de desempenho digital de 0,68 em 1), e os países com um menor desempenho em matéria digital, como a Roménia (com uma pontuação de desempenho digital de 0,31). Para informações mais pormenorizadas, consultar as fichas de cada país.

A maior parte dos europeus utiliza a Internet regularmente: 75 % em 2014 (72 % em 2013), variando entre 93 % no Luxemburgo e 48 % na Roménia.

Os europeus são entusiastas do acesso a conteúdos audiovisuais em linha: 49 % dos europeus que navegam na Internet jogaram ou descarregaram jogos, imagens, filmes ou música. 39 % dos agregados familiares que têm televisor dispõem de serviços de vídeo a pedido.

As pequenas e médias empresas (PME) enfrentam dificuldades no que respeita ao comércio eletrónico: apenas 15 % das PME vendem em linha — e apenas menos de metade destas efetua vendas em linha transfronteiras.

Os serviços públicos digitais fazem parte do quotidiano de...

A Carregar...