Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Quer a sua empresa a desenvolver novos produtos com sucesso? Quer promover e estruturar as atividades IDI na sua empresa?

25.11.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

Então conheça o projeto cofinanciado pelo COMPETE: ”IDI&DNP – Disseminação e Sensibilização para a Adoção de Metodologias de Gestão de IDI e de Desenvolvimento de Novos Produtos” que visa a disseminação de novas práticas e metodologias de Gestão de IDI e de DNP nas Regiões Centro e Alentejo. 

Projeto IDI&DNP
Projeto IDI&DNP

1.    Síntese

A competitividade das empresas está cada vez mais ligada à sua capacidade de gerar e transferir o conhecimento, criando valor acrescentado e vantagens concorrenciais sustentáveis.

Este processo de transferência será tanto mais efetivo quanto maior for a sua agilização e eficácia. Num mercado globalizado e competitivo, terá que ser maximizado o sucesso e celeridade destes processos, o que tem vindo a ser conseguido por via da endogeneização por parte das empresas de métodos estruturados e ferramentas que visam criar rotinas internas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP), em ciclos que são continuamente alimentados.

Cientes desta realidade, o CEC - Conselho Empresarial do Centro/CCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), consideram ser premente uma verdadeira disseminação destas metodologias no tecido empresarial nacional, em especial junto dos jovens empreendedores, sendo neste caso particularmente visadas a Região Centro e o Alentejo, como resultado do âmbito territorial de atuação destas entidades e o carácter interventivo que foi considerado prioritário na análise realizada pelas mesmas. Por este motivo estão a apostar conjuntamente no lançamento de um projeto que visa a disseminação de novas práticas e metodologias de Gestão de IDI e de DNP nesta grande área do território nacional.

Logótipo

O projeto “IDI&DNP - Disseminação e Sensibilização para a Adoção de Metodologias de Gestão de IDI e de Desenvolvimento de Novos Produtos” está alinhado com o objetivo estabelecido no Aviso para Apresentação de Candidaturas N.º02/SIAC/2012, uma vez que visa realizar uma campanha de sensibilização para a certificação em IDI e para a Adoção de novas metodologias de DNP, junto das empresas da Região Centro e Alentejo.


O projeto incide no Domínio de Intervenção associado à Inovação, empreendedorismo e espírito empresarial, e encontra-se subdividido em duas áreas principais no âmbito deste domínio: Campanhas de sensibilização para a certificação em IDI e Novas práticas de difusão de inovação tecnológica, organizacional e marketing junto das PME.

 

2.    Descrição do Projeto

2.1 Âmbito

O Conselho Empresarial do Centro-Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC-CCIC) e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) lançaram em conjunto o projeto Disseminação e Sensibilização para a Adoção de Metodologias de Gestão de IDI e de Desenvolvimento de Novos Produtos”.

A Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) é a entidade dinamizadora deste trabalho.

As Regiões Centro e Alentejo possuem experiência e grande potencial nas áreas de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) e de Desenvolvimento de Novos Produtos (DNP). De acordo com os dados do Regional Innovation Scoreboard de 2014 (RIS 2014) estas Regiões estão acima da média europeia no que se refere à percentagem de PME inovadoras, à introdução de inovações de produto ou processo e à introdução de inovação organizacional ou de marketing. De acordo com esta publicação, em termos de inovação, ambas as Regiões são consideradas regiões moderadamente inovadoras. No entanto, há ainda oportunidades de melhoria, pelo que se considera ser pertinente a endogeneização, por parte das empresas destas Regiões, de métodos estruturados e ferramentas que visem criar e generalizar rotinas internas de IDI e de DNP.

2.2 Objetivo principal 

Sensibilização para a certificação da gestão de IDI e para o lançamento de projetos DNP e disseminação de informação sobre estas práticas para o reforço da competitividade empresarial nas Regiões Centro e do Alentejo.

2.3 Atividades

Por forma a atingir os objetivos definidos, foi delineada uma metodologia de trabalho que compreende 7 Fases distintas:

FASE 1 

FASE 12

FASE 3

FASE 4

FASE 5

FASE 6

FASE 7

Planeamento fino dos trabalhos e recolha de informação Identificação, seleção e desenvolvimento de casos de sucesso  Preparação, divulgação e dinamização de materiais de comunicação Dinamização dos workshops Levantamento de necessidades Desenvolvimento de Manual de Gestão de IDI e de Manual de Implementação de projetos DNP Gestão, monitorização e disseminação alargada do projeto

 

O projeto contempla variadas atividades junto das PME, com destaque para:

  1. Desenvolvimento e apresentação de 20 estudos de caso de empresas com boas práticas em matéria de gestão da IDI e de DNP;
  2. Sensibilização e divulgação de boas práticas de gestão da IDI e de DNP nas Regiões Centro e Alentejo;
  3. Levantamento de necessidades das empresas regionais em matéria de gestão da IDI e de DNP;
  4. Desenvolvimento de um Manual de Gestão de IDI e um Manual de Implementação de Projetos de DNP.

O Projeto está alinhado com as prioridades do programa de financiamento Portugal 2020, que tem significativas dotações orçamentais para os objetivos temáticos da Competitividade das PME e da IDI.

 

3. Ponto de situação

Está a ser concretizado um conjunto alargado de eventos públicos de interação com o tecido empresarial que decorrerão entre setembro e dezembro de 2014 em várias cidades das Regiões Centro e Alentejo, nomeadamente:

  • 12 Workshops de sensibilização para a gestão da IDI e DNP - 15 outubro a 30 novembro de 2014;
  • 2 Eventos de apresentação de Manual de Gestão de IDI e de Manual de Implementação de Projetos de DNP – datas a definir;
  • 1 Seminário de encerramento do projeto – data a definir.

Estes eventos são de participação gratuita e destinam-se a Empresários e quadros de empresas, empreendedores, comunidade universitária e recém-licenciados, técnicos de associações empresariais, técnicos de unidades de apoio ao desenvolvimento de negócios e transferência de tecnologia e elementos de outras entidades do sistema científico e tecnológico.

Os workshops já agendados são os seguintes:

28 out | 09h00 | TECBIS – Aceleradora de Empresas, IPN

Workshop Certificação em IDI

30 out | 09h00 | TECBIS – Aceleradora de Empresas, IPN

Workshop Desenvolvimento de Novos Produtos 

04 nov | 09h00 | Assoc. Comercial e Industrial da Bairrada

Workshop Certificação em IDI 

06 nov | 09h00 | Audit. Centro Empresarial, Marinha Grande

Workshop Desenvolvimento de Novos Produtos 
11 nov | 09h00 | Edifício Expobeiras, Viseu

Workshop Desenvolvimento de Novos Produtos

12 nov | 14h30 | Mercado Municipal de Alter do Chão

Workshop Certificação em IDI

12 nov | 16h00 | Mercado Municipal de Alter do Chão

Workshop Desenvolvimento de Novos Produtos

18 nov | 09h00 | Incubadora de Empresas, Figueira da Foz

Workshop Certificação em IDI 

 

A participação é gratuita, sujeita à inscrição prévia através do link:

https://docs.google.com/forms/d/1x26UfsMM4eaYQg0wAsU1ddvQCp2o24bW34rMaJyYFgw/viewform?usp=send_form 

 

4.    Resultados

Um dos resultados já obtidos com o projeto foi a documentação de um conjunto de 20 casos de estudo que refletem exemplos inovadores e inspiradores em matéria de DNP e de certificação em IDI.

A identificação dos exemplos de sucesso foi suportada na recolha de informação relativa a cada uma das regiões, nomeadamente através da realização de diversas entrevistas com agentes/entidades relevantes e conhecedores das realidades regionais. A seleção dos casos a analisar foi realizada de acordo com critérios previamente definidos e por forma a assegurar uma distribuição regional e setorial, abarcando aquelas que são assumidas como fileiras estratégicas.

Enquadrados na Fase 2 do projeto IDI&DNP, os documentos desenvolvidos com os casos de estudo pretendem contribuir para a sensibilização e motivação das empresas destas Regiões para a temática de DNP e certificação em IDI (segundo a NP 4457:2007) e para alertar quanto à importância da utilização de métodos estruturados e ferramentas que visem maximizar o sucesso dos novos produtos e processos de gestão da IDI.

 

5.    Enquadramento no COMPETE

5.1 Sistema de Apoio a Acções Colectivas

Promovido pelo Conselho Empresarial do Centro-Câmara de Comércio e Indústria do Centro (CEC-CCIC) e o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o projeto “IDI&DNP – Disseminação e Sensibilização para a Adoção de Metodologias de Gestão de IDI e de Desenvolvimento de Novos Produtos” foi cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade.

O projeto insere-se no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), e envolve um investimento elegível de cerca de 385 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 318 mil euros.

5.2 Testemunho do Presidente da Direção do CEC – Câmara de Comércio e Indústria do Centro

Esta iniciativa poderá ajudar "a região Centro a encontrar formas de transferência de conhecimento para as empresas. A gestão de inovação não é fácil de se fazer nas empresas, no entanto, para exportar, as empresas têm de ser mais competitivas e os produtos têm de sofrer processos de inovação.

O CEC e o IPP percebendo estas dificuldades nas empresas, lançaram este projeto conjunto direcionado para apoiar as Pequenas e Médias Empresa (PME) no desenvolvimento de metodologias e ferramentas que potenciem as suas atividades de IDI.

Num período em que se exige, cada vez mais, às PME uma constante procura e implementação, de forma sistemática, de práticas inovadoras e diferenciadoras e tendo em conta que o conhecimento se apresenta como a base da geração da riqueza nas sociedades avançadas, sem esquecer que a Investigação e Desenvolvimento (I&D) é um dos pilares da criação desse conhecimento, é na inovação que se encontra o meio de transformar o conhecimento em valor e em desenvolvimento económico.”

 

6.    Links

Site: http://ididnp.netcentro.pt/ 

Facebook: https://www.facebook.com/idi.dnp 

 

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem