A Quinzena Empresarial em Moçambique Portugal, organizada pela AIP, irá englobar a realização da 1ª edição da Intercasa Concept Moçambique, a 2ª edição da Tektónica Moçambique e o Fórum Agro Alimentar Moçambique.
A iniciativa insere-se na missão de apoio à internacionalização da economia portuguesa da AIP – Feiras Congressos e Eventos apoiada pelo COMPETE no âmbito dos Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME na tipologia de Projetos Conjuntos.
Mais de 100 empresas lusas confirmaram já a sua presença na Quinzena Empresarial em Moçambique Portugal, que vai decorrer naquele país africano, entre os dias 25 de Fevereiro e 7 de Março, sob a organização da AIP – Feiras, Congressos e Eventos.
Num formato inédito, a Quinzena Empresarial Moçambique Portugal, decorrerá no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo e conta com a realização de 3 Feiras:
|
De 25 de Fevereiro a 4 de Março |
Evento profissional para os sectores da construção, imobiliário, segurança e higiene.
No âmbito deste evento e com o objeticvo de promover novos negócios e parcerias entre empresas portuguesas e empresas moçambicanas para o desenvolvimento destes mercados vão realizar-se uma série de encontros e visitas a empresas em Nampula/Nacala, Beira, Maputo/Matola. |
|
De 28 de Fevereiro a 3 de Março |
Salão de Mobiliário, iluminação e decoração de interiores e exteriores.
Abraçar os desafios da internacionalização e apoiar a integração das empresas nacionais e internacionais no mercado Moçambicano e da SADC - Southern African Development Community, numa proposta identificada por valores como ética, qualidade, garantia e confiança.
O evento apresenta no mercado moçambicano e SADC o Premium da indústria portuguesa do sector fileira casa através de uma área de exposição e em encontros e visitas de negócios com as empresas nacionais moçambicanas.
|
|
Dia 5 e 6 de Março |
Investimento e Oportunidades de Negócio/Mostra de Produtos e Tecnologias são os temas abordados neste Forum organizado pela AIP e seus parceiros: FIPA, PortugalFoods, Portugalfresh, Viniportugal, Inovcluster, Agrocluster, Inovisa e a AICEP.
Integrada na 1ª Quinzena empresarial Moçambique Portugal, esta iniciativa conta ainda com o apoio da Câmara de Comércio Moçambique Portugal e da Confederação Empresarial de Moçambique.
O programa desta acção engloba, ainda, 2 dias de visitas e encontros de negócios entre as empresas nacionais e moçambicanas da Beira e Maputo nos dias 6 e 7 de Março.
|
Moçambique
Moçambique é hoje apontado como um país com uma das economias mais interessantes a nível mundial para investir. Prevê-se que até 2015 seja uma das economias mais dinâmicas do mundo.
A produção global do país deverá registar um crescimento em 8,6 por cento em 2013, segundo projecções do Governo baseadas no desempenho positivo previsto nos sectores de Construção, Transportes e Comunicações, Indústria, Comércio, Agricultura, Pesca e Financeiro. De acordo com as previsões, o sector de construção terá um crescimento de 5,6 por cento, influenciado pelos investimentos em curso, com destaque para a recuperação e construção de infraestruturas. De entre os sectores com maiores oportunidades para as empresas portuguesas destacam-se a agricultura, energia, obras públicas e construção civil, metalomecânica, logística, formação profissional e educação, consultoria e as novas tecnologias de informação e comunicação.