Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Rede Smart Cities

02.08.2013
  • Compete

Rede inteligente que integra empresas, cidades e conhecimento

No passado mês de julho, várias entidades assinaram um protocolo para a criação da rede Smart Cities Portugal, que apostará na promoção de uma plataforma integrada de empresas de áreas como a energia, construção sustentável, TIC e mobilidade.
 
O objetivo é contribuir para a promoção e competitividade aos territórios, cidade a cidade. De acordo com um comunicado da Inteli, coordenadora do projeto, a constituição desta rede «é um passo valorizador da rede de cidades RENER, coordenada pela Inteli».
 
A organização deverá assumir um papel de entidade gestora, fazendo a ponte com as autarquias que integram a rede RENER e com as que, entretanto, quiserem integrar-se na plataforma. Esta surge, também, num contexto estratégico do próximo quadro de programação financeira da União Europeia. De acordo com a Inteli, prevê a «criação de intervenções integradas, multidisciplinares, geradoras de mais-valias com benefícios nos mercados interno e externo».
 
As várias entidades que já assinaram o protocolo são a Inteli, a associação PCTE (Pólo de competitividade e Tecnologia da Energia), o CEIIA (entidade gestora do Pólo de Competitividade e Tecnologia das Indústrias da Mobilidade), o Tice.pt (Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica) e a associação Plataforma para a Construção Sustentável (Cluster Habitat Sustentável). Indra, IBM, Siemens e Caixa Geral de Depósitos.