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Reforço no Mercado Internacional da beActive II

30.12.2014
  • Qualificação|Internacionalização PME

Promover a competitividade da empresa reforçando a sua capacidade comercial e de marketing para suportar a internacionalização do seu negócio.

Entidade Promotora
A beActive II é uma empresa que produz conteúdos audiovisuais de ficção para plataformas multimédia (séries, novelas, documentários, filmes e jogos), e promove, comercializa e distribui essas produções nos mercados internacionais. Tem no seu curriculum um historial de sucesso neste negócio, com diversos exemplos de produções próprias de entretenimento (exemplo Diário de Sofia), as quais são comercializadas e distribuídas globalmente e em diversos media, como a Internet, o telemóvel, as redes de fibra óptica, etc.



Breve caracterização da Indústria

O aparecimento da Internet, o surgimento de dezenas de canais de televisão via cabo e via satélite e o extraordinário crescimento das comunicações móveis e a multiplicidade de tecnologias ligadas a estes media como IPTV (TV sobre protocolo Internet), TDT (Televisão Digital Terrestre), VOD (Video on Demand), entre outros, são fenómenos que nas últimas duas décadas inovaram e alteraram radicalmente a organização do mercado audiovisual em proveitos, em número de clientes e em impacto social.

A revolução digital deu origem ao desenvolvimento de novos processos geradores de conteúdos, como é o caso dos conteúdos gerados pelos próprios utilizadores (YouTube etc.), que tendem a reduzir os custos marginais de produção e por outro lado, aumentar o volume global de conteúdo produzido e distribuído. Simultaneamente, os desenvolvimentos tecnológicos proporcionaram o aparecimento de novas "janelas" de distribuição de conteúdos audiovisuais (Internet, telemóveis, tablets, TV digital, VOD, entre outros).

Paralelamente a esta multiplicação de suportes media assiste-se à chamada convergência de redes, o que significa que um mesmo conteúdo (filme, animação, spot publicitário, série, jogo, etc.) possa ser visualizado e utilizado pelo utilizador independentemente de o fazer através do aparelho TV que tem em casa, da sua ligação à Internet através do portátil, ou do seu dispositivo de comunicações móvel.



Enquadramento

Este projeto de investimento materializa o plano de ação traçado para a empresa, com vista a reforçar as suas capacidades competitivas nestes mercados em termos dos fatores dinâmicos de competitividade mais importantes que são a comercialização e o marketing, os direitos de propriedade de marcas próprias, e a internacionalização.

O mercado internacional no sector do audiovisual é extremamente competitivo. Por isso é determinante que a empresa alie às suas fortes competências em termos de produção uma forte vocação e competências comerciais e de marketing. Isto porque o cliente, representado pelas cadeias de televisão, sites e comunidades de Internet, operadores de telemóveis, e coprodutores, entre outros, deve interessar-se pela compra dos conteúdos para os exibir aos seus mercados alvo.

Assim fundamenta-se a importância elevada que se dá a ações comerciais e de marketing por forma a tornarem o mais eficaz possível esta abordagem.

Paralelamente a estas ações, a empresa deve proteger a sua marca e a propriedade intelectual relativamente às suas produções, através do registo de marcas ao nível nacional e internacional.
Cumulativamente, e porque apesar de vivermos numa era digital ainda é crucial o contacto físico e a proximidade entre pessoas, principalmente para se fazerem negócios, é fundamental que este esforço comercial e de marketing esteja alinhado com a presença de responsáveis da empresa nos eventos internacionais onde se promove o networking intensivo no sector do cinema e audiovisual, para que a empresa possa promover e comercializar eficazmente os conteúdos que produziu, e para que possa também absorver informação sobre tendências e necessidades do mercado, que poderão influir na eficácia comercial e decisão sobre futuras produções.

Deste modo fundamenta-se a dual importância da internacionalização do seu negócio.



Projeto
Este projeto pretende contribuir para que a beActive Entertainment reforce o seu posicionamento nos mercados internacionais através de um investimento em duas vertentes: a vertente comercial e de marketing, no âmbito da qual se incluí a promoção das suas produções nos mercados internacionais, utilizando recursos próprios para o desenvolvimento de apresentações do seu portfolio, e utilizando material de divulgação.

Por outro lado a empresa marca presença nos principais certames internacionais onde os profissionais e empresas da indústria de media e entretenimento se encontram. O principal interesse desta presença prende-se com a apresentação do portfolio da empresa a potenciais produtores e distribuidores internacionais, que possam estar interessados em adquirir direitos de adaptação e distribuição de conteúdos em diversos tipos de media e para diversos mercados geográficos, para além das oportunidades de parcerias de co-produção.



Apoio
O projeto promovido pela beActive II é apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, envolvendo uma despesa elegível de €398.270,00 o que corresponde a um incentivo FEDER de €174.024,00.



Cadeia de valor da indústria de media
A cadeia de valor desta indústria inclui três grandes processos:
1.    Produção
2.    Distribuição
3.    Exibição.


Produção
O processo de Produção prende-se com a concretização de uma história numa série, num filme ou outro tipo de conteúdo audiovisual. A Produção tem por base uma ideia sobre um conteúdo (série, filme, jogo, etc.) multimédia, e pode incluir a sua transposição para um guião.

Na fase de produção (mais especificamente pré-produção), planeia-se, organiza-se, orçamenta-se, calendariza-se e gere-se a afetação de todos os recursos necessários a que o conceito desenvolvido seja materializado num conteúdo multimédia.

Após a produção dos conteúdos, que implica todo um processo de filmagem onde intervêm uma multiplicidade de profissionais, desde eletricistas, cenógrafos, figurantes, atores, aderecistas, modistas, arquitetos, entre outros, entra-se na fase de pós-produção.

Na pós-produção os conteúdos recolhidos (imagem e som) são editados digitalmente para garantir a sua qualidade e integridade conforme as especificações do guião e do realizador. É nesta fase que normalmente são integrados os efeitos especiais nas filmagens. Nesta fase garante-se também a adaptação dos conteúdos produzidos às especificações de cada tipo de media em que os mesmos se destinam a serem exibidos ao pelo consumidor final.


Distribuição
Após ser produzido um conteúdo cinematográfico (por ex. filme) ou outro (série, telenovela, telefilme, etc.), é cedido ao distribuidor, que como já referido é quem tem os direitos de o comercializar junto dos media que o levarão ao utilizador final ou espectador.

Os distribuidores podem ser também responsáveis pela promoção dos conteúdos junto dos consumidores finais. No caso do sector do cinema são normalmente eles que assumem o custo das campanhas internacionais de marketing para lançamento dos grandes blockbusters do cinema.


Exibição
O processo de exibição trata da transmissão do conteúdo propriamente dito ao público alvo, e é executado pelo detentor ou operador por exemplo de um canal de TV, de um site na Internet ou de um operador móvel, de uma venda em suporte CD, DVD ou Blue-Ray, etc. Este, adquiriu esses direitos ao distribuidor e os mesmos podem estar limitados a um tipo de suporte, a um mercado geográfico, por um período limitado de tempo.


Atividade da beActive
Perante a apresentação da cadeia de valor da indústria de media e entretenimento, a beActive II Entertainment, promotora do projeto, posiciona-se como uma empresa de produção de conteúdos de ficção destinados essencialmente aos novos media (IPTV, VOD, TDT e comunicações móveis), intervindo nas seguintes fases do processo:


- Pré-produção - planeamento, organização, orçamentação, calendarização e gestão de todos os recursos necessários a que o conceito desenvolvido seja materializado num conteúdo multimédia.
- Procura e negociação de acordos com coprodutores ou outros parceiros para apoio no financiamento do projeto, incluindo patrocinadores.
- Procura e negociação de acordos com distribuidores.
- Produção de conteúdos.


A estratégia da empresa e cujo know how foi bastante apurado com o sucesso internacional de "Diário de Sofia", produzido pela beActive Produções Interativas, baseia-se na utilização da Internet para transmissão dos conteúdos/episódios da série, e pela criação de uma comunidade de espectadores em torno do site em que a mesma é transmitida.

Desta forma a empresa recebe um precioso feedback, sugestões e informação sobre as preferências dos espectadores. Por outro lado e porque as suas produções incorporam as tendências da juventude e dos públicos-alvos que utilizam e visitam com regularidade estes media, a empresa incorpora também na série, nos seus personagens e atividades essas mesmas tendências.

Esta abordagem permite à empresa tomar decisões sobre a adaptação de conteúdos a outros media, uma vez que conhece a apetência do mercado pelo seu produto, e minimiza assim o risco associado a esses investimentos.


Testemunho
Segundo Nuno Bernardo, um dos responsáveis da beActive II, “com o apoio do COMPETE foi possível assegurar a presença da empresa nos mais importantes certames internacionais da indústria e posicionar os seus produtos como referências inovadoras no mercado audiovisual, viabilizando a concretização de parcerias de co-produção, acordos de distribuição e de adaptação dos seus formatos a nível internacional.“