Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

RemotWatch – Alert and Monitoring System for Physical Structures

18.03.2014
  • I&DT

Uma tecnologia que permite monitorizar estruturas à distância, tornando possível observar e detetar atempadamente, deformações milimétricas em estruturas como barragens, estradas ou pontes, a milhares de quilómetros de distância.

Com este projeto, pretende-se introduzir as novas tecnologias de deteção remota na monitorização de estruturas críticas (e.g., pontes e barragens), levando à deteção precoce de riscos potenciais e possibilitando, assim, melhorar a segurança e reduzir, de forma significativa, os custos de manutenção, através da otimização de estratégias de intervenção.


Apoio

Chama-se RemotWatch – Alert and Monitoring System for Physical Structures e é um projeto desenvolvido em consórcio entre a NORVIA e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) na vertente de Co-promoção.

O RemotWatch conta com o apoio do COMPETE envolvendo um investimento elegível de cerca de 250 mil euros o que corresponde a um incentivo FEDER de 162 mil euros.

O apoio, segundo o responsável do projeto, "promove a inovação e o desenvolvimento tecnológico facilitando o aprofundamento das relações entre o mundo da investigação e o tecido empresarial português".


RemotWatch

Aproveitando o rápido desenvolvimento das tecnologias espaciais, desenvolvidas nas últimas duas décadas, as ferramentas que estão a ser desenvolvidas, com a coordenação de João Sousa, docente e Investigador da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT) da UTAD, permitirão uma abordagem inovadora em Portugal, no domínio da monitorização de estruturas críticas, levando à deteção precoce de riscos potenciais, possibilitando melhorar a segurança e reduzir, de forma significativa, os custos de manutenção, através da otimização de estratégias de intervenção.

Assim, através da utilização de imagens de satélite, poderão ser detetados deslocamentos milimétricos em barragens, estradas, pontes, ou outras estruturas, em qualquer ponto do globo. As vantagens são muitas, já que a localização das deficiências estruturais permitirá uma atuação localizada, levando à poupança potencial de muitos milhares de euros em tarefas de monitorização.
O produto final, que consiste num “conjunto de ferramentas informáticas de monitorização e de apoio à decisão, funcionará como meio de monitorização e alerta, permitindo, em simultâneo, um acompanhamento pormenorizado e frequente, aumentando as condições de segurança”.

A ferramenta a desenvolver permitirá a monitorização de estruturas a nível global.

Com este projeto, a empresa NORVIA – Consultores de Engenharia, SA, no âmbito da sua atividade, ficará dotada da capacidade de realizar o acompanhamento e a gestão da manutenção de estruturas à escala mundial e sem aumento de custos significativos, já que todo o processo de monitorização e alerta será realizado de forma centralizada, independentemente da sua localização. Eventuais necessidades de dados in loco, será, desta forma, mais objetiva, tendo por base essas informações.