Um dos projetos é o MIES | Mapa da Inovação e Empreendedorismo Social de Portugal, apoiado no âmbito das Ações Coletivas.
O objetivo deste projeto é muito claro: contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional.
Projeto | Ficha Resumo
Promotores: |
- IES - Centro de Formação e Investigação em Empreendedorismo Social
- IPAV – Instituto Padre António Vieira
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Domínio de intervenção: |
- Inovação
- Empreendedorismo
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Áreas de intervenção: |
- Empreendedorismo e Espírito Empresarial
- Promoção do empreendedorismo em públicos-alvo específicos
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Público-alvo: |
- Iniciativas de inovação e empreendedorismo social
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Objetivo Estratégico: |
- Contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de Inovação e Empreendedorismo Social nacional, promovendo Portugal como país pioneiro na UE no reconhecimento, estudo, divulgação e disseminação de modelos de negócio inovadores, sustentáveis, replicáveis e de forte impacto social, económico e ambiental
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Objetivos Operacionais: |
- Identificar e reconhecer iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal
- Contribuir para o aumento da competitividade de iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal
- Posicionar estrategicamente Portugal como líder da disseminação e divulgação de boas práticas e casos de sucesso nacionais
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Regiões Abrangidas: |
- NUTS II do Norte, Centro e Alentejo
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O projeto | Mapa da Inovação e Empreendedorismo Social de Portugal (MIES)
Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito das Ações Coletivas, este projeto envolveu um investimento elegível de 535 mil euros correspondendo a um incentivo FEDER de 375 mil euros.
O desenvolvimento do projeto não seria possível sem o co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação EDP. Promovido pelo IES e pelo IPAV, o MIES tem como parceiro público o IAPMEI. A nível internacional contou com os parceiros SIX (Social Innovation Exchange) e a EUCLIDE.
O objetivo é muito claro: contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional.
Este projeto visa contribuir para o crescimento e competitividade de um novo mercado de inovação e empreendedorismo social nacional, promovendo Portugal como país pioneiro na União Europeia no reconhecimento, estudo, divulgação e disseminação de modelos de negócio inovadores, sustentáveis, replicáveis e de forte impacto social, económico e ambiental.
Trata-se de um projeto de pesquisa, através do mapeamento de iniciativas inovadoras e de criação de conhecimento, usando uma metodologia de proximidade com as comunidades locais, e focando a análise nos fatores de competitividade dos modelos de negócio inovadores identificados, e de divulgação e disseminação internacional de casos de sucesso e boas práticas nacionais, apostando na comunicação e partilha do conhecimento gerado, através de ferramentas online, produção de vídeos e livro e organização de eventos nacionais e internacionais.
É no cruzamento entre os vários setores da sociedade (público, privado e sociedade civil) que se encontram muitas das soluções inovadoras e sustentáveis que contribuem para o crescimento e desenvolvimento económico e social e, por isto, apostamos na criação de indicadores de competitividade, avaliação e retorno do investimento no setor, para que as principais mais-valias possam ser alavancadas pelas principais competências do setor privado. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de um novo mercado, onde novas oportunidades de investimento e a criação de valor financeiro, económico e social são complementares, promovendo ações e mecanismos de troca de experiências, competências e ferramentas de uma forma pioneira a nível europeu.
Assim o projeto MIES abrange todas as iniciativas que se enquadram na definição de inovação e empreendedorismo social, isto é, iniciativas que resolvem problemas sociais/ambientais negligenciados com elevado potencial de transformação positiva na sociedade, desafiando a visão tradicional e utilizando modelos de negócio inovadores com potencial de crescerem e/ou se replicarem noutro local geográfico.
- Metodologia ES+
O IES identifica Iniciativas de Inovação e Elevado Potencial de Empreendedorismo Social através da metodologia ES+. Esta metodologia foi criada por investigadores do IES em parceria com professores do INSEAD, ISCTE, da Universidade Católica do Porto e de um doutorando da Universidade de Lancaster.
É uma metodologia reconhecida internacionalmente pelos painéis de boas práticas da Rede Académica Europeia de Economia Social (EMES) e da Comissão Europeia, e que pretende identificar de forma participada e com elevado rigor, projetos de Inovação e Empreendedorismo Social de elevado potencial de impacto.
A metodologia foi já implementada em 3 regiões do país: em Cascais, em Vila Real e no Porto; bem como numa rede nacional específica: no Programa Escolhas.
Para o mapeamento de iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social do MIES, será implementada a metodologia de pesquisa de terreno - ES+ - desenvolvida pelo IES em 2008.
O objetivo desta metodologia é identificar e mapear modelos de negócio social e ambientalmente transformadores e com potencial de crescimento, de forma próxima às comunidades locais promovendo a sua participação ao longo de toda a pesquisa, permitindo também levantar as necessidades e potencialidades do setor social em geral e a divulgação e partilha de acesso a boas práticas a nível regional e local.
A linha de orientação base do ES+ é o estímulo ao desenvolvimento do Empreendedorismo Social sendo o primeiro passo para a capacitação e formação de agentes de transformação local.
O Universo de estudo é, por isso, constituído por:
- Iniciativas de Organizações Privadas Lucrativas;
- Iniciativas de Organizações Privadas Não Lucrativas (Fundações; Instituições de desenvolvimento local; Misericórdias; Organizações Não Governamentais para o desenvolvimento e para o ambiente; Associações; IPSS; Cooperativas de Solidariedade Social e de Habitação e Construção);
- Iniciativas informais da sociedade civil, incluindo iniciativas individuais;
- Iniciativas públicas e municipais;
- Outras Iniciativas (Outras cooperativas; Museus).
Serão considerados todos os projetos que estejam em curso (excluindo todos aqueles que estejam em fase de projeto ou não passem de meras intenções) nas regiões de âmbito da pesquisa.
Um dos objetivos do processo de seleção é encontrar e identificar não só as iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social consideradas de topo como também todas aquelas que têm um enorme potencial de o serem. Assim, será possível prestar um futuro apoio ao desenvolvimento das suas valências socialmente empreendedoras.
A metodologia da pesquisa ES+ está estruturada em fases concretas de acordo com determinados objetivos:
- Fase I | Contactos e Entrevistas Presenciais a Observadores Privilegiados: consideram-se Observadores Privilegiados todos aqueles que, pela sua experiência profissional ou pessoal, tenham contacto com iniciativas que promovam transformação social no âmbito geográfico do projeto.
Os objetivos específicos desta fase são a identificação de iniciativas de inovação e empreendedorismo social com potencial de enquadramento nos critérios de pesquisa e a identificação de Observadores Privilegiados pelos próprios participantes da pesquisa.
- Fase II | Telefonemas de Despiste aos Líderes das Iniciativas Identificadas: o objetivo específico é recolher informação detalhada sobre as iniciativas identificadas na Fase I, em relação aos critérios da pesquisa, de forma a ser possível obter mais informação para o processo de pré-seleção para a fase III.
- Fase III | Inquérito Profundo aos Líderes das Iniciativas Selecionadas: é objetivo específico desta fase, conhecer os empreendedores responsáveis pelas iniciativas selecionadas, recolhendo presencialmente informação detalhada sobre os métodos e metodologias de trabalho, recursos disponíveis e principais necessidades sentidas por parte das Iniciativas.
- Atividades do MIES
Assentam em três grandes pilares:
- Identificação e Reconhecimento;
- Análise de Competitividade;
- Disseminação e Divulgação
O trabalho desenvolvido tem de ser potenciado com ações de disseminação e comunicação, fundamentais para a sustentabilidade do projeto e para a própria dinâmica do mercado. Serão desenvolvidas ferramentas tecnológicas inovadoras de suporte a todas as atividades de mapeamento, registo e análise de indicadores e resultados; serão desenvolvidos meios de comunicação e divulgação apelativos e interativos; e serão promovidos eventos nacionais e internacionais que mobilizem os vários intervenientes deste mercado e promovam a criação de redes, parcerias, networking e massa crítica em torno deste projeto e, em especial, dos seus principais agentes económicos e sociais - os líderes/organizações das iniciativas de inovação e empreendedorismo social selecionadas.
Para atingir os objetivos serão desenvolvidas um conjunto de atividades.
- Pré-Execução, onde são identificados os Observadores Privilegiados a contactar, de forma a conseguir representatividade máxima a nível territorial e setorial. Para todas as fases existem técnicas específicas de pesquisa (Guião de Entrevistas e Questionários). Desenvolvimento e aplicação-piloto de ferramenta para "Análise de Competitividade" de I.E.S.
- Mapeamento de iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (I.E.S.) nas regiões NUTS II do Norte, Centro e Alentejo, com a aplicação da metodologia de pesquisa ES+, desenvolvida pelo IES com uma Seleção Final das Iniciativas pelo Conselho Académico Consultivo da Pesquisa (Fase IV).
Permite recolher dados quantitativos e qualitativos no que toca a indicadores de competitividade no mercado.
- Conceção, desenvolvimento e manutenção de Base de dados de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal Continental.
- Desenvolvimento e implementação de um sítio web e Mapa Interativo online.
- Produção de vídeos institucionais das iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal.
- Compilação e produção de livro "Mapa da Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal".
- Tradução para inglês dos principais materiais, nomeadamente os conteúdos do Livro e do Site.
- Organização de Eventos Nacionais e Internacionais e Divulgação Internacional.
- Gestão de Projeto.
Resultados e Impacto
Com o projeto "Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social" pretende-se reconhecer e dinamizar o mercado da inovação e empreendedorismo social em Portugal, desenvolvendo e implementando atividades de forma envolvida e participada a vários níveis (local, nacional e europeu) e entre vários os setores (social, privado, público, civil, universitário).
Num primeiro momento, atua-se a nível local, contactando cerca de 4000 iniciativas que têm potencial de inovação e empreendedorismo social, depois de entrevistar à volta de 800 pessoas, numa base de proximidade com as comunidades locais e os intervenientes dos vários setores. O resultado quantitativo deste processo é o mapeamento, reconhecimento e divulgação de boas práticas de cerca de 160 iniciativas com elevado potencial de transformação social e ambiental em Portugal.
- Análise de Competitividade
Enquadrada neste mapeamento, está a análise e avaliação destas iniciativas, sendo desenvolvida uma ferramenta pioneira e inovadora de "Análise de Competitividade", com padrões internacionais e o cunho académico e de prestígio do INSEAD Business School for the World. Esta ferramenta será, depois de testada e validada no terreno, pública e permitirá às próprias iniciativas avaliarem o seu potencial de mercado, através da criação de métricas e indicadores que facilitarão o seu entendimento com o setor privado e potenciais investidores trazendo uma nova linguagem no posicionamento a nível de mercado e esfera pública.
- Relatório
Toda a informação recolhida no terreno será compilada num relatório final de projeto onde, após uma análise das principais características, pontos fortes, necessidades e competitividade das iniciativas, será dada a conhecer a realidade do mercado da inovação e empreendedorismo social em Portugal. Este relatório tem também como objetivo apontar recomendações estratégicas e operacionais para o desenvolvimento deste setor, tais como oportunidades de investimento; de parcerias intra e inter-setoriais; de investigação e de criação de produtos e serviços, fornecendo dados concretos para os vários atores do cenário social, económico, público e académico em Portugal atuarem de forma concertada e em prol do bem comum.
É fundamental o suporte tecnológico de todo o processo, com a criação de uma base de dados relacional, de acesso a todos os intervenientes e iniciativas selecionadas. Esta ferramenta, também inovadora e pioneira, vai permitir, por um lado, a agregação de conhecimento de forma centralizada e facilmente atualizável e, por outro, a divulgação e disseminação das iniciativas e suas boas práticas. É fulcral que as iniciativas identificadas se apropriem desta ferramenta que será excelente mecanismo de comunicação com todos os stakeholders e também ferramenta que permitirá avaliar a sua evolução ao longo do tempo.
Este projeto tem um enorme impacto junto dos vários agentes públicos, políticos, académicos, privados, sociais, mediáticos, nacionais e internacionais, pois será um exemplo piloto do mapeamento e reconhecimento de iniciativas de inovação e empreendedorismo social (que por si só reforça a motivação e auto-estima dos líderes das iniciativas), da geração de conhecimento alicerçada no terreno e conhecimento académico, da criação de rede e envolvimento de stakeholders num mercado específico em prol do bem comum, da eficaz divulgação e disseminação de boas práticas e partilha de experiências e da contribuição para o reforço e competitividade do mercado da inovação e empreendedorismo social.
Desenvolvendo estas atividades, e envolvendo desde logo todos os stakeholders chave na implementação deste projeto, estaremos a contribuir para o aumento da competitividade e efetividade dos agentes do mercado de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal.
Divulgação
Um fator chave neste projeto é a divulgação de todo o trabalho desenvolvido desde a fase inicial até à fase final de forma a envolver constantemente os principais stakeholders, de forma contínua e participativa.
Com o desenvolvimento destes mecanismos e ferramentas de disseminação e divulgação, conseguiremos promover o projeto e o setor da inovação e empreendedorismo social junto de diversos públicos considerados elementos chave na dinamização deste setor de acordo com as suas competências e valências:
- Atores do setor social em geral: terão acesso a informação e ferramentas de avaliação únicas, boas práticas e casos de sucesso;
- Setor privado e público: terão acesso às melhores práticas, terão conhecimento das verdadeiras necessidades e oportunidades de investimento e de avaliação do retorno desse investimento;
- Academia: terá acesso a conhecimento gerado no terreno, oportunidades de investigação e áreas leccionadas e construção de estudos de caso reais, dados de análise e diagnóstico;
- Setor governamental: terá acesso a metodologias, produtos e serviços inovadores a serem aproveitados enquanto políticas públicas;
- Media: terá acesso a histórias de sucesso e casos inspiradores e ao acompanhamento de um setor que promove a interligação entre os vários setores da sociedade;
- Sociedade civil: terá acesso a oportunidades de emprego, histórias inspiradoras e "role models" que valorizam o seu potencial enquanto cidadãos e agentes que podem ser inovadores e produtivos.
O trabalho a ser desenvolvido pela área de comunicação do projeto e a qualidade das iniciativas selecionadas e conteúdos gerados é fundamental para que este projeto tenha impacto a vários níveis no setor da inovação e empreendedorismo social em Portugal, nomeadamente o aumento:
- do volume de financiamento angariado e respetivas fontes;
- do volume de venda de serviços/produtos;
- do número de beneficiários/clientes;
- de Recursos Humanos/Voluntários;
- de presença mediática;
- de participação em eventos externos
- de contribuições académicas.
Saiba mais sobre o IES
O IES, associação sem fins lucrativos, é um Centro de referência de Investigação e Formação para o Empreendedorismo Social (ES), catalisador de boas práticas, partilhadas em redes locais e globais e alicerçadas na língua e cultura Lusófona.
Tem como missão trabalhar com organizações e indivíduos de forma a identificar, apoiar, formar, promover e ligar iniciativas de alto potencial, inspirando e capacitando para um Mundo melhor.
O IES coordena este projeto sendo responsável pela aplicação da metodologia ES+ com o objetivo principal de identificar e reconhecer iniciativas inovadoras, que resolvem problemas sociais, com elevado potencial de transformação social e crescimento (replicabilidade/escalabilidade), bem como pela implementação de uma ferramenta de análise de competitividade que promova a criação de um Mercado social eficaz e eficiente através da melhoria da competitividade das empresas e organizações sociais.
Ao reconhecer iniciativas com elevado potencial de ES, está-se a identificar um mercado, analisando as suas principais características e necessidades, o que permite conceber e implementar estratégias de desenvolvimento local e nacional, com aposta na transferência de competências e ferramentas de gestão, na partilha de casos, experiências e metodologias de intervenção entre os vários empreendedores sociais com vista a criar réplicas de casos de sucesso e, também, na criação de redes intra e intersetoriais que dinamizam todo o mercado da inovação e empreendedorismo social.
O IES trabalha em mais três frentes para além da identificação e mapeamento de ES+:
-Investigação e Desenvolvimento: investiga as melhores práticas e cria ferramentas de gestão, monitorização e avaliação de resultados e impacto e estudos de caso;
-Educação: forma os atuais e futuros líderes do setor da inovação e empreendedorismo social e faz o acompanhamento personalizado na definição estratégica de planos de conceção, implementação, crescimento e avaliação das iniciativas detetadas;
-Divulgação e Acompanhamento: organiza e promove o Congresso do Empreendedorismo Social e facilita relações entre Empreendedores Sociais e entre estes com Universidades, Investidores, Parceiros Públicos e Media.
De acordo com os Estatutos da Associação, o IES tem como objeto a promoção e desenvolvimento do empreendedorismo social, nomeadamente através da realização das seguintes atividades:
- Ciência e investigação;
- Educação e formação;
- Planeamento estratégico e investimento;
- Marketing e promoção;
- Empreendedorismo;
- Apoio ao desenvolvimento de empresas embrionárias.
Por: Cátia Silva Pinto