Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

SAFEPINE – Avaliação da contaminação de pinheiros por poluentes emergentes

24.02.2015
  • I&DT

Dado que o tecido florestal português é constituído predominantemente por pinheiros, utilizaram-se as agulhas destas árvores como amostradores biológicos na avaliação da contaminação atmosférica e na compreensão da mobilidade e extensão deste tipo de poluentes.

Introdução
As florestas constituem um património ímpar da vida na Terra e todos conhecemos muitos dos inúmeros benefícios que proporcionam a ecossistemas e à vida humana. Mas o seu valor transcende esses desígnios e tem vindo a incrementar-se à medida que a investigação científica progride. Por exemplo, como testemunhos silenciosos da contaminação ambiental. A capacidade de algumas espécies para atuarem como monitores passivos da presença de poluentes está perfeitamente comprovada e documentada, providenciando uma inestimável base de dados sobretudo em áreas onde as redes comuns de monitorização não chegam.

Foi neste âmbito de valorização da floresta que o projeto SAFEPINE – Avaliação da contaminação de pinheiros por poluentes emergentes foi idealizado e concretizado na linha de investigação “Ciências e Tecnologias do Ambiente” do LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (www.fe.up.pt/lepabe), sediado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (www.fe.up.pt).

O LEPABE é uma unidade de pesquisa da rede nacional de unidades de I & D, acreditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e consecutivamente avaliada como "Excelente" pelos comitês internacionais por ela nomeados. A sua atividade de investigação visa obter avanços na ciência e apoiar o desenvolvimento de processos e produtos inovadores.

Os resultados do projeto podem considerar-se de alto contributo para o estado da arte, traduzindo-se num número considerável de trabalhos científicos (alguns das quais apenas recentemente publicados), e de comunicações em congressos nacionais e internacionais. Uma importante componente formativa foi também alcançada, por meio da elaboração de uma tese de mestrado.

Uma listagem das publicações resultantes deste projeto pode ser consultada na seguinte página: http://tinyurl.com/SafePine. Realçam-se as seguintes publicações:

> José Avelino Silva, Nuno Ratola, Sara Ramos, Vera Homem, Lúcia Santos, Arminda Alves. An analytical multiresidue approach for the determination of PAHs, PCBs, BFRs, HCB and musks in pine needles. Analytica Chimica Acta 851 (2015) 24-31.

> Sara Ramos. Pine needles as biosamplers for emergent pollutants. Master thesis of Integrated Master...

A Carregar...